Um aluno da rede pública, matriculado no 5.º ano do
Ensino Fundamental, apresenta surdez profunda bilateral. No
dominio social, o desenvolvimento desse aluno á émuito bom;
ébem-humorado, educado e gosta de estar sempre com os
colegas. No dominio da linguagem e comunicação, ébastante
comunicativo; expressa-se por meio da Libras e possui um
pouco de oralidade. Domina Libras devido ao contato com o
professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE)
de sua escola, que também oferece curso de Libras para
todos os demais alunos. Ainda apresenta dificuldades na
linguagem escrita e na leitura, por nao compreender bem a
estrutura da lingua portuguesa.
Carla B. Alves e Maria Isabel Araújo. Estudo de caso: atendimento
educacional especializado para aluno com surdez na escola
comum. V Seminário Nacional de Educação Especial;
IV Encontro de Pesquisadores em Educação
Especial e Inclusão Escolar. Universidade
Federal de Uberlândia, s/d(com adaptações).
Considerando essa situação hipotética, julgue os itens
subsecutivos acerca do AEE para alunos com surdez.
O professor do AEE em Libras deverá estabelecer parceria com os professores das salas de aula comuns para a discussão dos conteúdos curriculares.
Apesar da diferencã existente entre linguas de sinais e á
linguas orais no que concerne á modalidade de percepcão e
producão, o termo "fonologia" refere-se também ao estudo
dos elementos básicos das linguas de sinais.
Lodenir Karnopp. Fonética e Fonologia. Universidade
Federal de Santa Catarina, s/d (com adaptações).
Considerando o texto acima e a fonologia da língua de sinais,
julgue os itens a seguir.
Na Libras, existem 46 configuracões de maos, das quais o alfabeto datilológico utiliza apenas 26.
Apesar da diferencã existente entre linguas de sinais e á
linguas orais no que concerne á modalidade de percepcão e
producão, o termo "fonologia" refere-se também ao estudo
dos elementos básicos das linguas de sinais.
Lodenir Karnopp. Fonética e Fonologia. Universidade
Federal de Santa Catarina, s/d (com adaptações).
Considerando o texto acima e a fonologia da língua de sinais,
julgue os itens a seguir.
A expressao facial e o movimento corporal podem determinar ou diferenciar os significados dos sinais.
A respeito da metodologia de ensino da Libras, julgue os itens
subsequentes.
Um dos pressupostos da pedagogia surda é a presença do professor surdo nas salas de aula regulares, com suporte do professor ouvinte nas salas de recursos multifuncionais.
Em relação à educação inclusiva, marque as assertivas como VERDADEIRAS V ou FALSAS F:
( ) A educação especial pode ser interpretada como o conjunto de conhecimentos, tecnologias, recursos humanos e materiais didáticos que devem atuar na relação pedagógica para assegurar resposta educativa de qualidade aos estudantes com deficiência.
( ) Escolas abertas às diferenças demandam uma ressignificação e uma reorganização completa dos processos de ensino e de aprendizagem.
( ) A escola inclusiva não prevê flexibilizações e adaptações curriculares, que considerem o significado prático e instrumental dos conteúdos básicos, metodologias de ensino, recursos didáticos diferenciados e processos de avaliação adequados ao desenvolvimento do estudante com deficiência.
( ) A educação inclusiva não está limitada à inserção de estudantes com deficiência nas redes regulares de ensino, pois beneficia todos os alunos, com e sem deficiência.
( ) A educação profissional não se caracteriza direito do estudante com deficiência.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
No documento: Atendimento Educacional Especializado – Deficiência Visual, publicado pelo MEC é conceituado os recursos em: óptico e não óptico. Assinale a alternativa que contenha um recurso óptico.
Considerando as diferenças terminológicas da área de TILS, dadas as citações, Citação 1 Para o __________, a primeira tentativa de __________ já é definitiva, e o ___________ tem mais tempo de revisar o que ele está produzindo. E isto cria algumas limitações, sendo a maior delas a constituição de texto. Não é nem uma questão do nível sintático, morfológico. Mas o problema é a garantia da textualidade do texto de chegada. Citação 2 “[...] cabe ao _________ papel ainda mais difícil do que ao próprio __________. [...] Este pode dizer o que sente, o __________ tem de dizer o que outro sentiu, eis a diferença fundamental [...]” (THEODOR, 1926). assinale a alternativa que apresenta as palavras que preenchem correta e respectivamente as lacunas das citações.
O Brasil entendeu que era importante a construção de um sistema educacional inclusivo, quando concordou com a Declaração Mundial de Educação para Todos, em Jontien, e com os postulados da Conferência Mundial sobre Necessidades Educacionais Especiais, na Espanha. Este último documento é conhecido como:
A educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurados sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida, de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas características, interesses e necessidades de aprendizagem. Este artigo pertence à:
O eixo fundamental que norteia a concepção e a ação pedagógica da Educação Física Escolar, considerando todos os aspectos ou elementos, seja na sistematização de conteúdos e objetivos, seja no processo de ensino e aprendizagem, para evitar a exclusão ou alienação na relação com a cultura corporal de movimento apoia-se no princípio da:
Assinale a alternativa INCORRETA em relação a educação inclusiva.
A promoção da acessibilidade nos espaços escolares, seja publico ou privado, ainda é considerada um desafio constante no processo de inclusão da pessoa com deficiência. A esse respeito, o Decreto n° 5.296/2004, que regulamenta as leis n° 10.048/2000, e n° 10.098/2000 estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção de acessibilidade às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, define em seu Art. 2°:
A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas produziu vários documentos norteadores para o desenvolvimento de políticas públicas de seus países membros. O Brasil, enquanto país membro da ONU e signatário desses documentos, reconhece seus conteúdos e os tem respeitado, na elaboração das políticas públicas internas. Na Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada em 1948 é reconhecido que:
O comprometimento da função física poderá acontecer quando existe a falta de um membro (amputação), sua má-formação ou deformação (alterações que acometem o sistema muscular e esquelético). O documento “Salas de Recursos Multifuncionais. Espaço do Atendimento Educacional Especializado”, publicado pelo Ministério da Educação (BRASIL, 2006) define a deficiência física como:
Estudos estatísticos indicam que aproximadamente 03 a 05% da população apresentam potencial acima da média estimada, em diversos contextos sociais. A respeito desse grupo em particular, devemos focalizar, especialmente, estratégias de interações positivas que favoreçam o seu desenvolvimento. A Política Nacional de Educação Especial (1994) define como portadores de Altas Habilidades/Superdotados os educandos que apresentarem notável desempenho e elevada potencialidade em qualquer dos seguintes aspectos, isolados ou combinados: