De acordo com Edna de Oliveira Verussa, o software Junctus foi desenvolvido com o objetivo de:
Analise o texto abaixo:
Segundo a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (MEC/2008) os sistemas de ensino devem organizar as condições de acesso aos espaços, aos..................................................... e à comunicação que favoreçam a promoção da aprendizagem e a valorização das ......................................................... , de forma a atender às
necessidades educacionais de todos os estudantes.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
Formas de educação inclusiva e que promovam a diversidade afirmam processos intelectuais e visões fundamentalmente baseadas em:
De acordo com a Declaração de Salamanca (1994), a educação de crianças com necessidades educativas especiais é uma tarefa compartilhada por pais e profissionais. Uma atitude positiva dos pais ajuda a integração escolar e social. O documento aponta que os pais são os principais associados no tocante às necessidades educativas especiais de seus filho e a eles deveria competir, na medida do possível:
Referendando a importância do Planejamento Escolar dentro do processo de ensino e aprendizagem no âmbito da educação especial inclusiva, pesquisadores e especialistas da área concluíram que todos os entraves que levam a uma educação especial não produtiva, desacreditada, desmotivada, existentes nas escolas públicas, giram em torno da ausência de um planejamento escolar compartilhado. Pois somente com a aplicação de um planejamento escolar que venha atender as reais necessidades de todos que estão envolvidos, poderão essas escolas públicas alcançar êxito em seus objetivos que giram em torno do aluno desenvolvendo suas potencialidades, contribuindo assim para a verdadeira _____________________.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais, em sua série de Adaptações Curriculares, Saberes e Práticas da Inclusão (Brasil, 2004), publicada pela Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação, atribui traços como comuns aos:
Assinale a alternativa CORRETA:
No Brasil, a partir dos anos 1950 e por um longo período, o
princípio da normalização orientou o atendimento
educacional ofertado aos estudantes com deficiência, entre
eles os surdos. A respeito desse princípio, julgue os itens a
seguir.
A deficiência é analisada sob o enfoque socioantropológico e considerada como uma característica da diversidade social e humana.
Acerca da filosofia bilíngue da educação de surdos e da
prática pedagógica do professor, julgue os itens seguintes.
A língua de sinais deverá ser ensinada após a aquisição do português escrito pelo aluno surdo, em processo análogo ao da alfabetização da criança ouvinte.
Acerca do processo de ensino-aprendizagem da lingua á
portuguesa como segunda lingua para surdos, julgue os itens á
que se seguem.
A proposta didático-pedagoágica para se ensinar português escrito para os alunos com surdez orienta-se pela concepcão educacional bilingue Libras á -português escrito.
Com relação à estrutura gramatical da Libras, julgue os
próximos itens.
Na Libras, os classificadores (CL) podem se referir ao todo ou a uma parte do todo.
A respeito da metodologia de ensino da Libras, julgue os itens
subsequentes.
A pedagogia surda enfatiza a educação na diferença, que ocorre na mediação intercultural e no respeito à identidade surda.
Em 2008 a Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência foi incorporada à legislação brasileira. Os princípios presentes na Convenção são: Analise as afirmativas e assinale a alternativa CORRETA.
I) A plena e efetiva participação e inclusão na sociedade.
II) A acessibilidade e a discriminação; A igualdade entre o homem e mulher.
III) O respeito pela dignidade inerente, a autonomia individual.
O sistema Braile é o meio de leitura e escrita mais eficiente e útil para o uso das pessoas cegas. O criador desse sistema foi: Assinale a alternativa CORRETA.
No início do século XX, segundo os Marcos Legais da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, foi fundado no Brasil o Instituto Pestalozzi (1926), instituição especializada no atendimento às:
A qualidade da educação e a inclusão universal são entendidas como qualidade socialmente referenciada. Ela é socialmente referenciada quando: