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Atualmente, a maior parte dos empregos concentra-se no setor de serviços. Torna-se fundamental que a prestação de serviços receba atenção das empresas, já que, se bem executada, pode significar um diferencial competitivo.

No atendimento ao público é fundamental que o atendente

As relações interpessoais no ambiente organizacional ocorrem de forma intragrupal, intergrupal, entre chefes e subordinados, dentre outros, podendo gerar harmonia ou conflitos grupais ou individuais. Esta questão aborda relacionamentos interpessoais nas organizações. Com base na bibliografia sugerida no concurso, analise as assertivas numeradas de I a IV. I - O Efeito Pigmalião é a transformação que se opera numa pessoa, porque uma outra pessoa tem a expectativa de que essa transformação ocorra. II - Nas organizações o Efeito Pigmalião significa que o desenvolvimento, a motivação e o desempenho de uma pessoa depende da forma como ela é tratada por outros, em particular por aqueles outros que têm sobre ela alguma espécie de ascendência. III - O nível de desempenho de alguém que trabalha em grupo é determinado por sua competência ou motivação, independentemente do nível de desempenho que o grupo define como apropriado. IV - A expectativa dos liderados pode fazer do líder uma ferramenta social. O líder torna-se muito mais um instrumento do grupo do que o contrário. São CORRETAS as assertivas

Em uma equipe de trabalho de cinco pessoas, um dos membros se destaca pela preocupação com o estabelecimento de regras e por ser detalhista sobre quase todos os aspectos do trabalho realizado – chegando, às vezes, a passar longo tempo verificando relatórios produzidos por outros membros da equipe. Ele afirma que sua intenção é que “os erros e imprecisões sejam evitados, para que a própria equipe não se prejudique”. O papel que esse membro da equipe desempenha é o de:

No que diz respeito ao estudo do comportamento organizacional,

apontam-se variáveis dependentes e independentes.

As variáveis dependentes são os fatores-chave

que se pretende explicar ou prever e que são afetadas por

outros fatores. Os estudiosos do assunto, tradicionalmente,

enfatizam como variáveis dependentes

Dentre as principais funções do processo de gestão

estão o planejamento, a organização, a direção, a

comunicação, o controle e avaliação. Leia as sentenças

abaixo que relatam algumas considerações sobre o

tema e assinale a alternativa incorreta:

A liderança não é apenas um atributo de uma pessoa, é

também um processo social complexo. Analise abaixo

algumas considerações sobre o tema, atribua valores

verdadeiro (V ) ou falso (F ) e assinale a alternativa que

representa a seqüência correta de cima para baixo:

( ) A liderança envolve pessoas. Ela tem uma função dentro

da administração, onde a pessoa que a desempenha, é

responsável por um grupo.

( ) Um bom líder não deve conduzir as ações ou influenciar

o comportamento de seus liderados.

( ) Os líderes precisam dirigir esforços do seu grupo para a

realização dos objetivos.

Uma equipe é um conjunto de participantes que deve ser

capaz de contribuir com capacidades e competências

diferentes, e que levem ao alcance dos objetivos. Sobre

o tema, analise as sentenças abaixo, atribua valores

verdadeiro (V ) ou falso (F ), e assinale a alternativa que

representa a seqüência correta:

( ) Equipes bem sucedidas devem, entre outros pontos,

apresentar algumas características, como: compromisso

com os objetivos, consenso na tomada de decisões,

comunicação eficaz.

( ) Equipes eficazes requerem uma definição clara da

filosofia e da missão da empresa, uma estrutura

organizacional flexível e participativa, sistemas

organizacionais adequados e políticas organizacionais

que permitam o comprometimento das pessoas, e o

treinamento das habilidades técnicas e interpessoais.

( )Cada membro da equipe é responsável somente pelo

seu trabalho. A responsabilidade do bom trabalho

da equipe, nunca inclui a co-responsabilidade sobre

o trabalho do colega, mesmo que isso interfira nos

resultados como um todo.

Julgue os próximos itens, acerca das teorias de motivação

e liderança.

O significado do trabalho é um importante mediador na relação

entre motivação e desempenho. Para isso, o indivíduo deve

entender que seu trabalho é importante e significativo

e perceber–se como responsável pelo resultado do esforço

despendido.

Existe um tipo específico de equipe denominada força-tarefa.

Com relação a essa equipe, assinale a alternativa correta.

Funções organizacionais são as tarefas especializadas que as pessoas e os grupos executam para que a organização consiga realizar seus objetivos.

*De acordo com os fundamentos da organização segundo Chiavenato, responda à questão.

É correto afirmar que

O trabalho coletivo ou em equipe nem sempre é visualizado de forma sistêmica por seus integrantes. Assinale a alternativa que apresenta somente algumas das condições essenciais para a obtenção do status de equipe, ou seja, que exista um trabalho em equipe.

Acerca da gestão de pessoas nas organizações, julgue os itens a seguir

Os bons desempenhos individuais estão diretamente relacionados às habilidades desenvolvidas na realização das tarefas, e não à motivação para o trabalho.

Nenhum modelo de comportamento organizacional é suficiente para descrever tudo o que acontece em uma organização, mas a identificação de um modelo ajudará a distinguir um tipo de vida organizacional de outro. A seguir são apresentados alguns modelos de comportamento organizacional, numerados de 1 a 5 e as características de cada um destes modelos. Relacione as colunas e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. 1- Modelo autocrático.
2- Modelo protecionista.
3- Modelo apoiador.
4- Modelo colegiado.
5- Modelo sistêmico.
( ) A base do modelo são os recursos econômicos; a orientação gerencial é o dinheiro; a orientação para os funcionários é a segurança e os benefícios; os resultados psicológicos para os funcionários é a dependência da organização; as necessidades dos funcionários que são satisfeitas são as de segurança; e o resultado do desempenho é cooperação passiva.
( ) A base do modelo é a parceria; a orientação gerencial é o trabalho em equipe; a orientação para os funcionários é o comportamento responsável; os resultados psicológicos para os funcionários é a autodisciplina; as necessidades dos funcionários que são satisfeitas são as auto-atualizações; e o resultado do desempenho é entusiasmo moderado.
( ) A base do modelo são a confiança, comunidade e sentido; a orientação gerencial é cuidado e compaixão; a orientação para os funcionários são a independência psicológica; os resultados psicológicos para os funcionários é a auto-motivação; as necessidades dos funcionários que são satisfeitas são de ampla variedade; e os resultados do desempenho são paixão e compromisso com as metas organizacionais.
( ) A base do modelo é o poder; a orientação gerencial é a autoridade; a orientação para os funcionários é a obediência; os resultados psicológicos para os funcionários é a dependência do chefe; as necessidades dos funcionários que são satisfeitas são as de subsistência; e o resultado do desempenho é mínimo.
( ) A base do modelo é a liderança; a orientação gerencial é o apoio; a orientação para os funcionários é o desempenho no cargo; os resultados psicológicos para os funcionários é a participação; as necessidades dos funcionários que são satisfeitas são as de status e reconhecimento; e o resultado do desempenho são desejos despertados.

Considerando aspectos do comportamento organizacional e da gestão de pessoas, julgue os próximos itens.

Em casos de tomada de decisão de baixo poder de conflito com os subordinados, o líder, embora consulte seus liderados, poderá tomar a decisão sozinho.

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