O desempenho da administração reflete diretamente
sobre o desempenho da empresa. Existem alguns
sistemas que avaliam o desempenho das organizações.
Sobre o tema e alguns conceitos pertinentes, leia as
sentenças abaixo e assinale a alternativa correta:
I.A eficiência de uma organização depende de como seus
recursos são utilizados.
II.Existem alguns critérios importantes para a avaliação
do desempenho de uma organização. A exemplo da
eficiência no uso dos recursos, qualidade dos produtos
e serviços, satisfação dos clientes.
III.O desperdício é uma atividade que consome recursos
mas não agrega valor ao produto ou serviço.
Estão corretas as afirmativas:
Acerca da evolução da administração, julgue os itens seguintes
Uma das principais diferenças entre a abordagem clássica da administração e a contingencial diz respeito às hipóteses de racionalidade do ser humano, de forma que, na primeira, prevalece o Homo economicus, e, na segunda, predomina o que pode ser chamado de homem complexo.
A Abordagem Comportamental da Administração
busca explicar o comportamento individual das
pessoas dentro das organizações.
Sobre as origens da Abordagem Comportamental,
assinale a alternativa CORRETA:
Tanto em instituições privadas quanto nas públicas, é essencial a
liderança, consistente no poder de influenciar as pessoas para a
consecução dos objetivos institucionais. A partir dessa afirmação,
assinale a opção correta.
Uma empresa, com o objetivo de atrair mais clientes, está-se organizando para melhorar a qualidade de seus serviços.
Constitui condição necessária para que o cliente possa perceber a qualidade na prestação de um serviço a
Atualmente, a maior parte dos empregos concentra-se no setor de serviços. Torna-se fundamental que a prestação de serviços receba atenção das empresas, já que, se bem executada, pode significar um diferencial competitivo.
No atendimento ao público é fundamental que o atendente
As relações interpessoais no ambiente organizacional ocorrem de forma intragrupal, intergrupal, entre chefes e subordinados, dentre outros, podendo gerar harmonia ou conflitos grupais ou individuais. Esta questão aborda relacionamentos interpessoais nas organizações. Com base na bibliografia sugerida no concurso, analise as assertivas numeradas de I a IV. I - O Efeito Pigmalião é a transformação que se opera numa pessoa, porque uma outra pessoa tem a expectativa de que essa transformação ocorra. II - Nas organizações o Efeito Pigmalião significa que o desenvolvimento, a motivação e o desempenho de uma pessoa depende da forma como ela é tratada por outros, em particular por aqueles outros que têm sobre ela alguma espécie de ascendência. III - O nível de desempenho de alguém que trabalha em grupo é determinado por sua competência ou motivação, independentemente do nível de desempenho que o grupo define como apropriado. IV - A expectativa dos liderados pode fazer do líder uma ferramenta social. O líder torna-se muito mais um instrumento do grupo do que o contrário. São CORRETAS as assertivas
Em uma equipe de trabalho de cinco pessoas, um dos membros se destaca pela preocupação com o estabelecimento de regras e por ser detalhista sobre quase todos os aspectos do trabalho realizado – chegando, às vezes, a passar longo tempo verificando relatórios produzidos por outros membros da equipe. Ele afirma que sua intenção é que “os erros e imprecisões sejam evitados, para que a própria equipe não se prejudique”. O papel que esse membro da equipe desempenha é o de:
No que diz respeito ao estudo do comportamento organizacional,
apontam-se variáveis dependentes e independentes.
As variáveis dependentes são os fatores-chave
que se pretende explicar ou prever e que são afetadas por
outros fatores. Os estudiosos do assunto, tradicionalmente,
enfatizam como variáveis dependentes
Dentre as principais funções do processo de gestão
estão o planejamento, a organização, a direção, a
comunicação, o controle e avaliação. Leia as sentenças
abaixo que relatam algumas considerações sobre o
tema e assinale a alternativa incorreta:
A liderança não é apenas um atributo de uma pessoa, é
também um processo social complexo. Analise abaixo
algumas considerações sobre o tema, atribua valores
verdadeiro (V ) ou falso (F ) e assinale a alternativa que
representa a seqüência correta de cima para baixo:
( ) A liderança envolve pessoas. Ela tem uma função dentro
da administração, onde a pessoa que a desempenha, é
responsável por um grupo.
( ) Um bom líder não deve conduzir as ações ou influenciar
o comportamento de seus liderados.
( ) Os líderes precisam dirigir esforços do seu grupo para a
realização dos objetivos.
Uma equipe é um conjunto de participantes que deve ser
capaz de contribuir com capacidades e competências
diferentes, e que levem ao alcance dos objetivos. Sobre
o tema, analise as sentenças abaixo, atribua valores
verdadeiro (V ) ou falso (F ), e assinale a alternativa que
representa a seqüência correta:
( ) Equipes bem sucedidas devem, entre outros pontos,
apresentar algumas características, como: compromisso
com os objetivos, consenso na tomada de decisões,
comunicação eficaz.
( ) Equipes eficazes requerem uma definição clara da
filosofia e da missão da empresa, uma estrutura
organizacional flexível e participativa, sistemas
organizacionais adequados e políticas organizacionais
que permitam o comprometimento das pessoas, e o
treinamento das habilidades técnicas e interpessoais.
( )Cada membro da equipe é responsável somente pelo
seu trabalho. A responsabilidade do bom trabalho
da equipe, nunca inclui a co-responsabilidade sobre
o trabalho do colega, mesmo que isso interfira nos
resultados como um todo.
Julgue os próximos itens, acerca das teorias de motivação
e liderança.
O significado do trabalho é um importante mediador na relação
entre motivação e desempenho. Para isso, o indivíduo deve
entender que seu trabalho é importante e significativo
e perceber–se como responsável pelo resultado do esforço
despendido.
Existe um tipo específico de equipe denominada força-tarefa.
Com relação a essa equipe, assinale a alternativa correta.
Funções organizacionais são as tarefas especializadas que as pessoas e os grupos executam para que a organização consiga realizar seus objetivos.