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A respeito do trabalho em equipe, julgue o item subsequente.

Em uma equipe, o alcance de resultados é medido pela soma do alcance das metas individuais de seus membros.

Em uma rede de lojas de varejo o gerente de uma loja e seu superior imediato discutem uma solução para um determinado problema. Entretanto ambos têm visões distintas sobre o que fazer. Segundo a teoria do Conflito Construtivo de Mary Parker Follet, a solução ideal seria:

Segundo Edgar Schein, cultura organizacional pode ser vista como um 'conjunto de premissas que um grupo aprendeu a aceitar, como resultado da solução de problemas de adaptação ao ambiente e de integração interna. Essas premissas funcionam suficientemente bem para serem consideradas válidas e podem ser ensinadas a novos integrantes como a forma correta de perceber, pensar e sentir-se em relação a esses problemas de adaptação externa e integração interna' (apud, ROBINS. S. P. Comportamento Organizacional. Tradução técnica: Reynaldo Marcondes. São Paulo: Prentice Hall, 2005). Nesse diapasão, entre os níveis fundamentais da cultura organizacional, os denominados pressupostos básicos correspondem

A respeito do trabalho em equipe, julgue o item subsequente.

Em equipes, o papel de liderança é, em geral, compartilhado entre os seus membros.

O diretor administrativo de uma empresa criou um grupo de trabalho para propor alternativas para melhoria na qualidade dos serviços ao cliente. Os principais problemas haviam sido detectados a partir das reclamações dos clientes e diziam respeito aos prazos de entrega dos produtos. O diretor selecionou cinco funcionários com alto desempenho e grande conhecimento da empresa e do mercado e estipulou o prazo de três meses para a apresentação de propostas. O grupo se reuniu por diversas vezes. Em todas as reuniões apenas os funcionários A e B analisavam as informações, propunham soluções e discutiam alternativas viáveis. Os demais limitavam-se a esperar as análises elaboradas por A e B e dar algumas sugestões pontuais, alegando que “A e B são muito experientes, podemos confiar neles para apresentar um bom trabalho pelo grupo".

A situação retrata um fenômeno comum nos grupos de trabalho, conhecido como:

Se o líder de uma organização fixar as técnicas para a execução das tarefas na medida em que se tornarem necessárias, estará exercendo a liderança do tipo

Para que a adoção da gestão por resultados seja exitosa, é preciso saber como o processo realmente funciona e se ele é de fato adequado para atingir os objetivos propostos.

Sobre as características da gestão por resultados, analise as afirmativas a seguir.

I. A chave para todo o processo é o foco nos procedimentos, porque os resultados dependem da eficiência das etapas realizadas.

II. A liderança sendo mais participativa faz com que a responsabilidade por atingir ou não os resultados propostos seja de todos.

III. Na gestão por resultados, os diferentes setores trabalham com autonomia e devem definir os procedimentos adequados para chegar ao resultado desejado.

Está correto o que se afirma em

Um engenheiro que ocupa um cargo de gerente de projetos ambientais em uma empresa de grande porte completou seu tempo para aposentadoria. Quando indagado pelos membros da equipe se iria se aposentar, o gerente respondeu: “Gostaria de me aposentar, mas não penso nisso agora, porque não poderia deixar a empresa em um momento em que tenho projetos complexos e fundamentais para o sucesso do negócio sob minha responsabilidade".

O comprometimento do gerente com a organização é do tipo:

A respeito do trabalho em equipe, julgue o item subsequente.

Em grupos de trabalho, delegam-se as tarefas entre os colaboradores, ao passo que, em equipes de trabalho, compartilham-se as atividades entre seus membros.

Ainda que existam várias metodologias para a aplicação da gestão orientada para resultados, há entre elas alguns passos em comum para que sua implementação tenha êxito.

As opções a seguir apresentam alguns desses passos, à exceção de uma. Assinale-a.

Ao decidir mudar um modelo de gestão de uma organização, o gestor precisar estar ciente de que a adaptação simultânea da cultura organizacional será um fator fundamental para o sucesso dessa empreitada.

Com base nisso, caso um gestor decida implementar um modelo de gestão por processos em organização, espera-se que determinadas características da cultura organizacional sejam visadas, como

Os processos de avaliação de desempenho humano são sujeitos a distorções que podem impedir que eles atinjam a eficácia pretendida. Um dos problemas mais comuns ocorre quando a avaliação do funcionário em determinado item influencia sua avaliação nos demais – ou seja, se o avaliado recebe do avaliador “bom" em determinado item da avaliação, recebe “bom" nos demais itens.

Essa distorção é conhecida como:

A gerente de recursos humanos de uma fábrica de médio porte quer implantar um método de avaliação de desempenho para o pessoal da área operacional (“chão de fábrica"). A gerente quer um método que seja de fácil utilização, permita comparar os resultados dos funcionários e possibilite fácil retroação de dados aos avaliados.

Tendo isso em vista, um método adequado seria:

Cultura e clima organizacional são identificados sob diferentes aspectos pelos doutrinadores, sempre com ênfase na importância de ambos nas organizações. Um desses aspectos são os denominados “artefatos observáveis”, que dizem respeito

Uma característica das equipes de trabalho:

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