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Atitudes são afirmações avaliadoras (favoráveis ou desfavoráveis) em relação a objetos, pessoas ou eventos. Refletem como um indivíduo se sente em relação a alguma coisa. As atitudes não são o mesmo que os valores, mas ambos estão interrelacionados. Muitas pesquisas na área de comportamento organizacional (neste caso, a escola também se enquadra) têm focalizado três tipos de atitudes. Uma pessoa pode ter milhares de atitudes, mas o estudo do comportamento organizacional concentra-se em um número limitado delas, relacionadas ao trabalho. Analise as afirmativas abaixo: I- Satisfação com o trabalho refere-se à atitude geral de uma pessoa em relação ao trabalho que ela realiza. Tem atitudes positivas quando tem um alto nível de satisfação e apresenta o inverso nas atitudes quando há insatisfação. II- Envolvimento com o trabalho é um acréscimo mais recente à literatura sobre o comportamento organizacional. É o grau em que uma pessoa se identifica psicologicamente com seu trabalho e considera seu desempenho nele como um fator de valorização pessoal. III- Comprometimento organizacional significa uma identifica- ção com as tarefas realizadas, o comprometimento organizacional diz respeito à identificação com a organização na qual se trabalha. IV- Envolvimento no trabalho é a situação em que o trabalhador se identifica com uma empresa e seus objetivos, desejando manter-se parte desta organização. As afirmativas que apresentam os três tipos de atitudes relacionadas como adequadas no comportamento organizacional são

O Modelo de Tuckman, para o desenvolvimento de grupos de trabalho para atuar em Sistemas Colaborativos, tem os seguintes estágios sucessivos:

Stephen P. Robbins, no capítulo 8 de seu livro, "Fundamentos do comportamento Organizacional", apresenta o seguinte caso: “Todd Donnelly trabalhava há um ano na contabilidade quando seu chefe comunicou-lhe que havia sido designado para participar de uma equipe multifuncional com objetivo de cortar custos. Devendo tornar-se corpo permanente, Todd ficou muito apreensivo. Definitivamente, não sou um sujeito de equipe, disse ele. Nunca fiz parte de qualquer time, nem no colégio. Competi em provas de corrida, mas esse é um esforço individual. Sempre evitei grupos. Muitos me consideram solitário. Não concordo. Posso trabalhar bem com as outras pessoas, mas detesto reuniões e comitês. Para mim, são perda de tempo. Quando se trabalha em grupo é preciso aprender a conviver com diferentes personalidades. Sou um operador independente. Passe-me uma tarefa e eu a realizo. Sou mais trabalhador do que qualquer pessoa que conheço. E não quero que meu desempenho dependa de outras pessoas. Apenas não quero ser membro de nenhuma equipe.” O autor defende a ideia de que atualmente tem-se optado por equipes no ambiente de trabalho por serem capazes de superar o desempenho individual quando a tarefa requer habilidades, julgamentos e experiências múltiplas. É uma forma de potencializar talentos. As equipes são mais flexíveis e reagem melhor às mudanças. Geram sinergia positiva por meio de esforços coordenados, visto que os esforços individuais resultam em um nível de desempenho maior do que a soma de entradas individuais. Considere as pontuações abaixo: I- Diversidade como causa de conflitos. II- Compartilhamento de informações. III-Habilidades aleatórias. IV-Responsabilidade individual e mútua. V- Interação e Interdependência. As pontuações que sintetizam o trabalho em equipe, apresentado por Robbins e visto no relato de Todd, são

O comportamento humano está sempre associado a algum tipo de necessidade, como a de aflição, a de realização ou a de poder. Rensis Likert (1964) se refere a dois tipos de supervisão diretamente relacionados ao comportamento humano na organização, quais sejam: os supervisores orientados para o trabalho, que tendem a controlar os subordinados, e os supervisores orientados para o empregado, que tendem a se preocupar com os aspectos humanos dos seus subordinados.

Em função disso, esse autor faz uma abordagem sobre os sistemas administrativos, estabelecendo suas correlações no comportamento organizacional.

A alternativa cuja a descrição está corretamente correlacionada com o comportamento organizacional se encontra no Sistema

Acerca de comportamento organizacional, julgue os itens que se seguem.

Atualmente, a liderança que contribui para o desempenho

eficaz da equipe ampara-se em características ou qualidades

pessoais como carisma, propósito e realização, o que leva as

pessoas a perceberem a influência do líder em situações de

maior ou menor estabilidade.

A empresa Lambda atua há muito tempo na indústria de embalagens. A empresa alcançou uma posição sólida no mercado, apoiada em uma bem sucedida estratégia de liderança em custos. Recentemente, o ambiente em que a empresa atua tornou–se mais dinâmico e complexo, com a entrada de concorrentes estrangeiros com produtos diversificados, surgimento de inovações na tecnologia de produção e maior pressão dos stakeholders por uma atuação ambientalmente responsável por parte da Lambda. A liderança decidiu reformular a estratégia da empresa, privilegiando a inovação em produtos e processos e a flexibilidade, ao mesmo tempo em que busca estimular a tomada de decisão compartilhada. Para dar sustentação à nova estratégia, a empresa pretende alterar a estrutura atual de funcional para matricial, criando grupos de projetos compostos por funcionários das várias áreas da empresa. Entre as possíveis desvantagens da nova estrutura em relação à anterior estão:

A respeito do comportamento humano nas organizações, julgue os itens que se seguem

A eficácia da liderança estratégica ocorre como resultado da capacidade de o líder absorver a turbulência ambiental, mudar comportamentos e decidir com agilidade para que o desempenho organizacional seja alcançado adequadamente.

As afirmativas a seguir abordam valores e atitudes no ambiente organizacional. Julgue-as, colocando V para as que forem VERDADEIRAS e F para as FALSAS. ( ) Os valores contêm um elemento de julgamento, baseado naquilo que o indivíduo acredita ser correto, bom ou desejável.
( ) As pessoas, ao serem contratadas, entram para as organizações com seus valores pessoais, ou seja, com suas interpretações do que é certo e errado, com noções preconcebidas das coisas que devem ou que não devem ser feitas. No entanto, os valores pessoais não encobrem a objetividade e a racionalidade no trabalho.
( ) Segundo a tipologia de Milton Rokeach, os valores instrumentais são aqueles que contêm os modos preferenciais de comportamento ou os meios para se chegar às metas dos valores terminais. Esses, por sua vez, constituem-se nas situações de vida que as pessoas desejam alcançar quando estão próximos à morte.
( ) Segurança familiar (cuidado com os entes queridos), harmonia interior (liberação de conflitos interiores) e salvação (salvaguarda, vida eterna) são exemplos de valores terminais.
( ) Visão ampla (mente aberta), capacidade (competência, eficácia), animação (alegria, contentamento), limpeza (asseio, arrumação) e honestidade (sinceridade, ser verdadeiro) são exemplos de valores instrumentais.
A sequência CORRETA de respostas, de cima para baixo, é:

Em um departamento, os membros trabalham juntos, são

flexíveis, adaptam-se bem e fazem autocríticas e correções

necessárias. Essa descrição refere-se ao estágio

de desenvolvimento do grupo denominado:

A diretora de recursos humanos de uma empresa fabricante de móveis quer adotar indicadores para avaliar o desempenho operacional dos processos sob responsabilidade da sua área. Seriam indicadores adequados, entre outros:

Um jovem acaba de ser contratado para o cargo de analista de

marketing em um banco. Para facilitar sua integração e

aprendizado, o jovem gostaria de conhecer melhor a cultura do

banco. Para isso, ele poderia observar:

A respeito do comportamento humano nas organizações, julgue os itens que se seguem

Os rituais culturais são importantes para a história da trajetória organizacional, por meio de ritos de renovação (melhoria da estrutura) ou de ritos de integração (boas relações e emoções) no trabalho.

Um gerente tem como hábito debater os problemas e tomar decisões em conjunto com sua equipe. O gerente considera que tomar decisões em grupo traz, como vantagens, maior aceitação e legitimidade das decisões. No entanto, o gerente reconhece que as decisões em grupo também apresentam desvantagens, tais como:

Acerca de organização e motivação, julgue os itens a seguir.

Caso se busque motivar um colaborador que tenha alta necessidade de realização nos termos propostos pela teoria das necessidades adquiridas, deve-se considerar que pessoas com essa característica preferem trabalhar sozinhas.

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