Uma organização constatou elevado índice de insatisfação de seus clientes, o que começava a provocar perdas de negócios e diminuição dos resultados. Para atuar no problema, a diretoria determinou que fossem realizados estudos com vistas a identificar: (I) os fatores organizacionais que provocavam tamanha insatisfação; e (II) os fatores para os quais se destinavam as maiores quantidades de reclamações, para que fosse possível estabelecer
prioridades na implementação de ações corretivas.
Nessa situação, a equipe responsável deve utilizar como ferramentas prioritárias da qualidade para atender às demandas (I) e (II), respectivamente,
O índice de desempenho financeiro EBITDA, utilizado na análise financeira de empresas, representa
Uma das principais preocupações do gestor de um órgão público era promover a melhoria contínua nos processos de atendimento ao cidadão-usuário: sendo assim, o ciclo PDCA foi implementado. Refere-se à última fase desse ciclo:
O Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ), baseado em seus critérios de excelência, classifica os processos em
Dos “10 papéis administrativos” desempenhados pelos gestores, “organizar estratégias e rever as sessões para desenvolver novos programas” refere-se às atividades identificáveis da função de
Para atender às funções de planejar, organizar, dirigir e controlar, o administrador desempenha alguns papéis categorizados em interpessoais, informacionais e decisórios. Refere-se a uma atividade do papel decisório:
Acerca das funções administrativas, assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
"_____ é a fase do processo administrativo que define a divisão do trabalho organizacional a ser feito por meio de tarefas de órgãos ou cargos e cuida da coordenação dos esforços para garantir o alcance do propósito desejado. _____ é a fase do processo administrativo que coordena e converge esforços de todas as pessoas para garantir que elas desempenhem
suas tarefas de modo a alcançar os objetivos organizacionais com sucesso. _____ é a fase do processo administrativo que estabelece os objetivos a serem alcançados e identifica as ações necessárias para atingir tais objetivos. _____ é a fase do processo administrativo que monitora o desempenho." (Chiavenato, 2005)
O capital intelectual é produzido por meio dascompetências dos profissionais, as quaispodem estar desenvolvidas ou não no seuingresso e/ou permanência na organização.Em relação ao capital intelectual, assinale aalternativa incorreta.
As competências são definidas como o conjunto de habilidades necessárias para que a pessoa desenvolva suas atribuições e responsabilidades.
Geralmente, em uma organização, é exigido que os profissionais tenham competências técnicas, gerenciais e comportamentais. Sobre as
características das competências, analise as afirmativas abaixo.
Assinale a alternativa correta.
Na área corporativa, espera-se que osconhecimentos sejam aplicados em conjuntocom as habilidades dos profissionais, e asatitudes empregadas sejam as mais adequadaspara atingir as metas propostas. Leme (2010),diz que a avaliação de conhecimentos,habilidades e atitudes podem ocorrer de quatroformas: autoavaliação, avaliação superior,avaliação conjunta e avaliação de múltiplasfontes. Em relação às formas empregadas paraa avaliação dos elementos no conceito decompetências, assinale a alternativa correta.
O desenvolvimento de competências profissionaistem sido enfatizado pelas organizações como umaforma de obter e assegurar sucesso em mercadoscompetitivos (ROBBINS, 2011). Em relação aodesenvolvimento de novas competências para oséculo XXI, assinale a alternativa incorreta.
Quando o indivíduo comporta-se em um papel dentro das organizações, inter-relacionando-se com os demais indivíduos como um sistema aberto, ele representa o conceito de
O(s) teórico(s) da administração de qualidade que tinha(m) por principal ideia a trilogia da qualidade formadapor planejamento, controle e aprimoramento:
A respeito da gestão organizacional, julgue o item a seguir
Pela metodologia BSC (balanced scorecard), um objetivo estratégico que vise à expansão de receitas e ao aumento de valor para os clientes deve ser devidamente classificado na perspectiva interna do mapa estratégico.
"O comportamento organizacional refere-se ao estudo de indivíduos e grupos atuando em
organizações. Preocupa-se com a influência das pessoas e grupos sobre as organizações e
vice-versa. (Chiavenato, 2005). Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V)
ou Falso (F).
( ) As organizações esperam que seus colaboradores reconheçam o papel da empresa
na sociedade, contribuindo para a realização da missão organizacional. Assim como esperam que eles tenham conhecimento dos objetivos e visão organizacional contribuindo para o futuro da organização.
( ) As organizações buscam pessoas que estejam comprometidas, que apresentem um
desempenho além das expectativas, e que coloquem os interesses da organização acima
de padrões éticos e responsáveis.
( ) O equilíbrio organizacional depende da compatibilidade entre as contribuições dadas
pelos colaboradores e as recompensas ofertadas pela organização.
( ) A empregabilidade está relacionada à capacidade de manter um emprego em uma organização. A ocupabilidade está relacionada à capacidade de manter atualização profissional constante que assegure flexibilidade, oportunidades de carreira, projetos etc. dentro e fora da organização.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.