Tenho três sarrafos de madeira que medem 12 m, 18 m e 30 m. Quero dividi-los em tamanhos iguais e do maior tamanho possível. Não posso perder nenhum pedaço de madeira. Em quantos pedaços devo dividi-los?
A cidade turística de Gramado, está localizada no Estado de(o):
A Lei nº 11.910, de 18 de Março de 2009. Institui a obrigatoriedade, em veículos automotores de passeio, do dispositivo:
Qual a principal função dos freios ABS?
Atenção: Para responder à questão, baseie-se no texto abaixo.
No contexto do 3º parágrafo, a frase A Natureza não se presta a jogar nossos tolos jogos de poder leva em conta o fato de que
Considere a seguinte situação hipotética: Adônis é Desembargador do Trabalho e exerce o cargo de Corregedor Regional do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região. Compete a Adônis, dentre outras atribuições,
Considere a seguinte situação hipotética: Jenifer é Desembargadora do Trabalho do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região e pretende eleger-se Presidente de uma das Seções de Dissídios Individuais do Tribunal. A eleição a que se refere o presente enunciado realizar-se-á
Com relação à Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, considere:
I. adotar estratégias de articulação com órgãos e entidades públicos e privados, bem assim com organismos internacionais e estrangeiros para a implantação desta Política.
II. viabilizar a participação da pessoa portadora de deficiência em todas as fases de implementação dessa Política, por intermédio de suas entidades representativas.
III. incluir a pessoa portadora de deficiência, respeitadas as suas peculiaridades, em todas as iniciativas governamentais relacionadas à educação, à saúde, ao trabalho, à edificação pública, à previdência social, à assistência social, ao transporte, à habitação, à cultura, ao esporte e ao lazer.
IV. garantir o efetivo atendimento das necessidades da pessoa portadora de deficiência, com o cunho assistencialista.
De acordo com o Decreto nº 3.298/1999, são diretrizes da Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, entre outras, as indicadas em
Sinal de mau funcionamento do motor, devido a problemas de combustível, que deve ser corrigido por assistência especializada:
De acordo com a Teoria Bifatorial, desenvolvida por Herzberg para buscar explicar os elementos que envolvem a satisfação no trabalho, os denominados fatores higiênicos
No que concerne aos atributos e elementos da cultura e do clima organizacional, tem-se que
Um servidor investido em cargo da área de orçamento deverá observar os vários princípios norteadores do orçamento público, pelos quais fica estabelecido que
Os Direitos Sociais, tais como tratados na Constituição Federal e na doutrina constitucional,
Os princípios da legalidade, moralidade, eficiência, dentre outros, informam a atuação da Administração pública, servindo também de parâmetro para o controle de seus atos. O Tribunal de Contas, no exercício desse controle, fiscaliza os atos da Administração pública sob o prisma da
Sandra Feitosa, nascida em 01/03/1959, foi contratada, juntamente com seu marido, João Feitosa, nascido em 07/01/1958, para trabalhar na empresa Zigma. Sandra ocupava o cargo de Gerente Comercial e João, o cargo de Vendedor, estando subordinado à sua esposa. Sandra e João programaram uma viagem de férias de 30 dias, prevista para dezembro, e solicitaram ao departamento de recursos humanos a concessão das férias nesse período. O departamento de recursos humanos da empresa negou o pedido de férias, sob o fundamento de que as férias conjuntas prejudicariam a área comercial, em razão da ausência de dois empregados e do aumento das vendas no mês de dezembro. Em função disso, a empresa Zigma determinou que Sandra e João usufruíssem as férias em três períodos, sendo o primeiro de 15 dias, o segundo de 10 dias e o último de 5 dias.
Diante do exposto,
Na extinção do contrato de trabalho,
Quanto aos recursos admitidos no TST, considere:
I. Recurso cabível contra decisão denegatória de recurso de competência do Tribunal Superior do Trabalho.
II. Recurso cabível das decisões das Turmas do Tribunal Superior do Trabalho que divergirem entre si ou das decisões proferidas pela Subseção I da Seção Especializada em Dissídios Individuais, ou contrárias à súmula, à orientação jurisprudencial ou a precedente normativo do Tribunal Superior do Trabalho ou súmula vinculante do Supremo Tribunal Federal.
III. Recurso cabível das decisões não unânimes proferidas pela Seção Especializada em Dissídios Coletivos, nos processos de Dissídios Coletivos de competência originária do Tribunal.
IV. Recurso cabível das decisões das Turmas do Tribunal Superior do Trabalho proferidas em agravos internos e agravos de instrumento que contrariarem precedentes obrigatórios firmados em julgamento de incidentes de assunção de competência ou de incidentes de recursos repetitivos.
V. Recurso cabível contra decisão dos Presidentes do Tribunal e das Turmas, do Vice-Presidente, do Corregedor-Geral da Justiça do Trabalho ou de Relator, ressalvados os casos em que haja recurso próprio ou decisão de caráter irrecorrível.
Os recursos mencionados nos itens I a V são, respectivamente:
Segundo a jurisprudência sumulada do TST,
Assinale a alternativa que apresente um pronome pessoal exercendo a função sintática de sujeito da oração:
Uma professora estava preocupada com a quantidade de faltas que os alunos tem ao longo do ano escolar e resolveu fazer a contagem de faltantes durante uma semana e obteve os seguintes resultados:
Com base nas medidas de tendência central (média, moda e mediana) é correto afirmar que:
Um aluno ganha 5 pontos por exercício que acerta e perde 3 por exercício que erra. Ao fim de 50 exercícios tinha 130 pontos. Sabendo que o aluno respondeu todos os exercícios, quantos exercícios ele acertou?
Em 19 de julho de 2018, a Nicarágua comemorou 39 anos desde que uma Revolução pôs fim a décadas de ditadura. Mas as celebrações foram ofuscadas pela sangrenta repressão ordenada pelo presidente - antes um herói reverenciado e agora acusado de se tornar um déspota autocrata. Este presidente da Nicarágua é:
Desenvolveu o conceito de Controle da Qualidade Total, publicando livro com mesmo nome.
No organograma funcional das organizações pode aparecer funções que não recebem ordens e não dão ordens, como denominamos essa função:
Sistema de Logística integrada, pontos principais:
De acordo com o artigo 156 do Capítulo V da Consolidação das Leis Trabalhistas – CLT, “Compete especialmente às Delegacias Regionais do Trabalho, nos limites de sua jurisdição” é correto afirmar que apenas uma das alternativas é informação pertencente à este artigo, assinale a alternativa que corresponde como correta:
Qual é a definição de “disponibilidade” em relação ao programa árvore de falhas?
Todos os trabalhadores são submetidos a exames médicos pela obrigatoriedade da Norma Regulamentadora 7 – Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional – PCMSO. Quais são esses exames?
Para atividades e operações insalubres, existem parâmetros e definições que explicam quais atividades são insalubres e os seus respectivos graus de insalubridade, para tanto, trabalho com exposições à agentes biológicos é uma atividade insalubre. Em qual anexo da NR 15 podemos consultar as definições para riscos biológicos?
Conforme a NBR 13133/1994, o erro de grafismo compreende: