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Folha de respostas:

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Dadas as afirmativas a respeito da evolução dos modelos de administração pública, 

I. O modelo patrimonialista de administração pública põe o patrimônio público do estado à frente do serviço público, diferentemente do modelo burocrático, que confere especial relevância ao serviço público prestado pelo estado.

II. O modelo burocrático de administração pública tem por traço característico, dentre outros, o profissionalismo, a hierarquia funcional e a impessoalidade, todos com a finalidade, por um lado, de se atingir a efetividade no controle dos abusos estatais, mas, por outro lado, apresenta desvantagens que o torna ineficiente, dada a sua rigidez e ao excesso de formalização, por exemplo.

III. De uma forma geral, o modelo gerencial de administração pública baseia-se nos seguintes fatores: interesse público, responsabilidade, descentralização, participação social, transparência, honestidade, liderança e eficiência.

IV. Sendo o modelo patrimonialista de administração pública derivado dos estados absolutistas, inexiste correlação entre ele e a prática de nepotismo, próprio do modelo burocrático e proveniente do estado liberal.

verifica-se que está/ão correta/s

Em relação às normas que regem o sistema orçamentário brasileiro, julgue os itens subsequentes. 

As atribuições constitucionais conferidas à lei de diretrizes orçamentárias incluem dispor sobre as alterações na legislação tributária. 

A cultura organizacional remete a um conjunto complexo de valores, crenças e ações que definem a forma como uma organização conduz seu negócio, caracterizando a identidade da organização.
Pesquisando o tema, especialistas observaram que a cultura organizacional se manifestava em distintos níveis, objeto de uma tipologia, sendo que manifestações como o vestuário, os rituais praticados pelos membros e o próprio mobiliário utilizado foram classificadas segundo o nível definido como

Leia com atenção as afirmações abaixo:

  1. O controle eficaz emite informações claras sobre o desempenho do sistema e indica qual o desvio em relação ao objetivo;
  2. Todo sistema de controle eficaz deve ter um custo maior que os seus benefícios;
  3. Como é impossível controlar todas as fases do sistema, a ênfase do controle deve ser direcionada para as exceções;
  4. As informações geradas por um sistema de controle devem ser enviadas rapidamente para o tomador de decisões de modo que a ação corretiva possa ser aplicada a tempo de corrigir as falhas, antes que seja tarde.

Marque a opção CORRETA.

Analise as afirmações que tratam sobre o controle interno na Administração Pública brasileira e marque a afirmação INCORRETA.

O fenômeno do clima organizacional tem sido bastante estudado em face do seu impacto no âmbito das organizações públicas e privadas e, nesse contexto, tem-se que o mesmo

No que se refere à Administração Pública, julgue o item. Nas organizações formais modernas, deve haver divisão do trabalho, embora a especialização seja uma característica indesejável.

No que se refere à Administração Pública, julgue o item. As organizações formais devem ter um conjunto de normas lógicas comportamentais e organizacionais que visam a orientar a ação dos ocupantes da estrutura organizacional na melhor relação custo‐benefício possível.

O clientelismo caracteriza-se por ser, fundamentalmente, um sistema

O processo de mudança nas organizações corresponde à transição de uma situação para outra, envolvendo, a depender da intensidade, transformação, ruptura e perturbação. Segundo o estudioso Kurt Lewin, o processo de mudança envolve o denominado “recongelamento”, que consiste

A cultura organizacional é um conceito bastante amplo e permeia diferentes camadas de uma organização, incluindo

Quanto à evolução da Administração Pública e à gestão de pessoas, julgue o item a seguir.

Os valores definidos por uma organização podem diferir daquilo em que seus dirigentes acreditam ou que valorizam em seu cotidiano.

No que concerne aos atributos e elementos da cultura e do clima organizacional, tem-se que

Leia o trecho a seguir.

“A Central Nacional Unimed, cooperativa de serviços de saúde com sede em São Paulo, orientou os líderes a dedicar atenção especial ao novato e a falar sobre a área e sua relação com os demais departamentos. Ficou também acordado que os gestores devem convidar o novo funcionário para almoçar no primeiro dia."

Conforme a matéria divulgada, assinale a opção que indica o conceito estratégico adotado pela empresa.

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