De acordo com a Lei 3023/2001-Plano de Cargos, carreiras e vencimentos art 10. Assinale a alternativa CORRETA:
De acordo com a Constituição Estadual de Minas Gerais , Art. 52 – O Poder Legislativo é exercido pela Assembleia Legislativa, que se compõe de representantes do povo mineiro, eleitos na forma da lei: Assinale a alternativa INCORRETA sobre o artigo citado acima:
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta três cidades consideradas principais de Minas Gerais com mais de quinhentos mil habitantes:
Segundo a Lei Orgânica do Município de Cataguases – MG, art. 1Imediatamente após a posse, os Vereadores reunir-se-ão sob a presidência do Vereador que mais recentemente tenha exercido cargo na Mesa, ou, na hipótese de inexistir tal situação, do mais idoso entre os presentes e, havendo maioria absoluta dos membros da Câmara, elegerão os componentes da Mesa, que ficarão automaticamente empossados. Analise as afirmativas abaixo:
I- O mandato da Mesa será de 04 (quatro) anos, vedada a reeleição para o mesmo cargo na mesma legislatura.
II- Na hipótese de não haver número suficiente para a eleição da Mesa, o Vereador que mais recentemente tenha exercido cargo na Mesa ou na hipótese de inexistir tal situação, o mais idoso entre os presentes permanecerá na Presidência e convocará Sessões diárias, até que seja eleita a Mesa.
III- A eleição para a renovação da Mesa realizar-se-á obrigatoriamente na última Sessão Ordinária da Sessão Legislativa, empossando-se automaticamente os eleitos, em 1º de janeiro.
IV- Caberá ao Regimento Interno da Câmara Municipal dispor sobre a composição da Mesa Diretora e, subsidiariamente, sobre a sua eleição.
Assinale a alternativa CORRETA:
Trata-se de jogos que favorecem o aumento da cooperação do grupo, e oferece as mesmas oportunidades de jogar para todas as pessoas do time, mesmo um com menor habilidade, pois existem regras para facilitar a participação desses. Os times continuam jogando um contra o outro, mas a importância do resultado é diminuída, pois a ênfase passa ser o envolvimento ativo no jogo e a diversão. Estamos falando de:
Segundo o disposto pela Lei Nº 9.394/96, ao aluno que cumpra jornada de trabalho igual ou superior a seis horas, a prática da Educação Física, será:
Dentre outras, são características dos jogos competitivos:
(__)- Desconfiança,suspeita.
(__)- Pressa para acabar o jogo.
(__)- Inexistência de objetivos.
Assinale V para as afirmações verdadeiras e F para as falsas e em seguida marque a alternativa que apresenta a ordem CORRETA de cima para baixo:
Assinale a alternativa que apresenta o máximo divisor comum (MDC) dos números 24 (vinte e quatro), 84 (oitenta e quatro) e 90 (noventa):
O artigo 214 da Constituição Federal dispõe sobre o Plano Nacional de Educação, de duração decenal, com o objetivo de articular o sistema nacional de educação em regime de colaboração e definir diretrizes, metas e estratégias de implementação para assegurar a manutenção e o desenvolvimento do ensino em seus diversos níveis, etapas e modalidades por meio de ações integradas dos poderes públicos das diferentes esferas federativas que conduzam, entre outros, à:
Após a libertação dos escravos, além de outros eventos, uma considerável quantidade de imigrantes chegou na região. Foram eles:
No que tange aos processos de desenvolvimento e de aprendizagem, assinale a alternativa correta:
Os brinquedos confeccionados a partir da sucata, além de incentivar a criatividade das crianças e combater o consumismo, desperta na criança a consciência:
No que se refere à questão do uso de brinquedos no processo educacional, pode-se afirmar o seguinte:
Tendo em vista que, através da brincadeira e do jogo, a criança aprende sobre si mesma, sobre o outro e sobre o mundo ao seu redor, pode-se afirmar o seguinte:
Resolva a equação a seguir e, ao final, assinale a alternativa que apresenta o resultado correto: 10y – 5(1+y) = 3(2y – 2) – 20
Com a velocidade de 75km/h, um ônibus escolar faz um trajeto em 40 minutos. Devido a um congestionamento, esse mesmo ônibus fez o trajeto em 50 minutos. Diante dessas informações, qual foi a velocidade média desse ônibus?
O artigo 2° da Lei n. 13.005/2014, que instituiu o Plano Nacional de Educação (PNE), aponta as diretrizes a serem seguidas para a consolidação de um modelo adequado de educação. Assinale a alternativa que NÃO corresponde a uma dessas diretrizes:
Ao se ensinar aos alunos o uso das diferentes formas de linguagem (oral e escrita), busca-se o desenvolvimento da capacidade de atuação:
Constitui finalidade do planejamento de ensino:
Desenvolver um projeto de trabalho com um grupo de crianças de 4 (quatro) anos tem como principal finalidade possibilitar à criança:
O artigo 58 do estatuto da Criança e do Adolescente reza que, no processo educacional, deverão ser respeitados os valores culturais, artísticos e históricos próprios do contexto social da criança e do adolescente, garantindo-se a estes:
Quando se está ao nível do mar, pode-se observar que a água ferve a uma temperatura de 100°C. Subindo uma montanha de 1.000 metros de altitude, é possível observar o seguinte:
Em razão de sua imensa espessura e tendo em vista as variadas composições e características do ar em diferentes alturas, costuma-se dividir a atmosfera em camadas superpostas. Uma das divisões mais aceitas é, EXCETO:
No que se refere à deficiência auditiva, assinale a alternativa correta:
No que se refere à língua brasileira de sinais (LIBRAS), assinale a alternativa correta:
As crianças com deficiência visual geralmente adquirem seu conhecimento por meio de experiências que não incluem o uso da visão. Dessa forma, é preciso que lhes sejam oferecidas oportunidades para desenvolver os sentidos remanescentes como, por exemplo:
Assinale a alternativa que apresenta um direito assegurado por lei ao público-alvo da educação especial:
Assinale a alternativa cuja regência verbal está empregada de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa.