Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 311927 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • Certo
    • Errado
  • 16
    • Certo
    • Errado
  • 17
    • Certo
    • Errado
  • 18
    • Certo
    • Errado
  • 19
    • Certo
    • Errado
  • 20
    • Certo
    • Errado
  • 21
    • Certo
    • Errado
  • 22
    • Certo
    • Errado
  • 23
    • Certo
    • Errado
  • 24
    • Certo
    • Errado
  • 25
    • Certo
    • Errado
  • 26
    • Certo
    • Errado
  • 27
    • Certo
    • Errado
  • 28
    • Certo
    • Errado
  • 29
    • Certo
    • Errado
  • 30
    • Certo
    • Errado

A teoria das novas abordagens na Administração traz como um dos principais enfoques o capital intelectual. A sua principal ênfase está:

Decisão é uma escolha entre alternativas ou possibilidades. As decisões são tomadas para resolver problemas ou aproveitar oportunidades. O processo de tomar decisão, ou processo decisório, é a sequência de etapas que vai de uma situação até a escolha e colocação em prática de uma ação ou solução. O processo decisório compreende a aplicação de diferentes modelos de tomada de decisão. Em relação a esses modelos, analise as proposições abaixo.

 

1) O modelo racional é o mais sistematizado e estruturado entre todos, pois pressupõe regras e procedimentos pré-definidos, que devem ser seguidos para que se possa atingir um bom resultado.

2) O modelo processual elucida as fases e os ciclos que subsidiam as atividades decisórias, aparentemente complexas e dinâmicas.

3) No modelo anárquico, tanto os objetivos quanto os procedimentos são ambíguos. Não há clareza em relação aos problemas e às decisões.

4) O modelo político foi inicialmente desenvolvido por Allison (1971), que afirma que a decisão está intimamente relacionada ao poder que cada indivíduo possui e como essa rede de relacionamento se desenha no âmbito organizacional.

 

Estão corretas:

“Analisando as organizações como organismos, consideramos as empresas como ambientes abertos, ou seja, que sofrem e influenciam o meio onde estão inseridas. Ver organizações pela metáfora do organismo é aceitar como verdade o ciclo de vida de todo ser vivo, que nasce, desenvolve-se, cresce e morre. Sendo assim, acredita-se que toda empresa deverá ter um fim.” Acerca desse ponto de vista, analise as proposições abaixo.

 

1) Fazer a pessoa acreditar que o que ela produz é realmente necessário. Ela tem que estar engajada.

2) Devem-se criar premissas para as pessoas quererem trabalhar, mexendo nas crenças de valores delas.

3) O ser humano é limitado e precisa de grupos sociais para interagir. Deve-se fazer a cooperação dos grupos através de incentivos (status).

4) A autoridade não vem de cima, mas de baixo, da aceitação do subordinado.

 

Estão corretas:

“As organizações são vistas como fenômenos culturais. O desenvolvimento das sociedades organizacionais é acompanhado por uma desintegração dos padrões tradicionais de ordem social, em termos de ideais comuns, crenças e valores, dando lugar a padrões mais fragmentados e diferenciados de crença e prática baseada na estrutura ocupacional da nova sociedade. Importantes dimensões da cultura moderna estão enraizadas na sociedade industrial, cuja organização é em si mesma um fenômeno cultural.” Os indivíduos numa cultura têm diferentes personalidades enquanto compartilham de muitas coisas comuns. Isso também acontece com grupos e organizações. Diz-se que esse fenômeno é de:

Estrutura organizacional é um conceito da área de Administração e Gestão de Empresas. Trata da forma como a empresa é organizada em torno da divisão de atividades e recursos, com fins de cumprir os objetivos da companhia. A estrutura organizacional formal é representada pelo organograma e segue estritamente as relações hierárquicas e por departamentos, como previstas. No que diz respeito aos tipos de estruturas organizacionais formais, assinale “V” para as afirmações verdadeiras, ou “F” para as falsas.

 

( ) Funcional é a estrutura montada pela função de cada departamento.

( ) Territorial é a estrutura por regiões, no caso de empresas geograficamente espalhadas.

( ) Clientes é a estrutura voltada por colaboradores.

( ) Processos é a estrutura em que algumas indústrias são divididas entre: montagem, pintura, acabamento.

( ) Projetos é a estrutura utilizada por construtoras que possuem projetos temporários e profissionais que atuam por projeto, e não continuamente na mesma função.

( ) Matriarcal é a estrutura em que existem, hierarquicamente, três departamentos a coordenar o trabalho de um.

( ) Mista é a estrutura em que se misturam dois ou mais tipos de estruturas para se adequar à realidade da empresa e/ou do mercado.

 

A sequência correta, de cima para baixo, é:

“A Avaliação de Desempenho é uma das ferramentas mais importantes em gestão de pessoas, já que objetiva analisar o desempenho individual ou de um grupo de funcionários. Por meio desse processo, o empreendedor pode diagnosticar e analisar o comportamento de um colaborador durante um período de tempo determinado.” Dentre os oito (8) tipos de avaliação conhecidos no ambiente profissional, o da Avaliação por Competência apresenta três fatores básicos: o CHA. Nesse tipo de avaliação, o questionário deve levar em conta:

O Departamento Financeiro é aquele que administra os recursos de uma empresa. Ele faz o controle da tesouraria, dos investimentos e dos riscos, além do planejamento financeiro da companhia e da divulgação de seus resultados. A principal função do Departamento Financeiro de uma empresa é:

Marketing é um conjunto de atividades desenvolvidas para compreender as necessidades dos clientes e do mercado e atendê-las da melhor forma. Administração de marketing é o conceito que resume a função do marketing, e é entendida como o processo de planejamento, execução e controle das estratégias e táticas de marketing, visando otimizar os resultados para os clientes e os stakeholders da empresa. Na implantação do planejamento de marketing, é fundamental a análise ambiental. Esse processo tem como objetivo conhecer o ambiente onde se encontra a organização, mapeando as ameaças e oportunidades que podem ser vislumbradas no mercado e os pontos fortes e fracos da empresa diante das realidades detectadas. As principais variáveis para análise desse ambiente a serem consideradas são: variáveis econômicas, demográficas, culturais, tecnológicas e político-legais. Em relação à variável cultural, é correto afirmar que:

Admita que um galão de mel fornece energia suficiente para uma abelha voar seis milhões de quilômetros. Quantas abelhas da mesma espécie conseguiriam voar dez mil quilômetros se houvesse cinquenta galões de mel para serem compartilhados entre elas?

Quanto ao texto e a seus aspectos linguísticos, julgue o item.

Em “melhorando‐os ou piorando‐os” (linha 5), o pronome “os”, nas duas ocorrências, retoma, por coesão, “Prognósticos e previsões” (linha 4).

Com relação à correção gramatical e à coerência das substituições propostas para vocábulos e trechos destacados do texto, julgue o item.  

“a despeito de serem” (linha 20) por embora sejam

Considerando a correção gramatical dos trechos apresentados e a adequação da linguagem à correspondência oficial, Julgue o item.

Solicito que seja encaminhado a esta Comissão de Fiscalização e Controle, com a máxima urgência, o documento original de denúncia que deu origem à abertura do Processo n.º XXXX/2019, relativo ao registro irregular da Empresa ZXY, para que se proceda ao devido apensamento conforme os procedimentos legais previstos.

Acerca do Microsoft Excel 2013, do sistema operacional Windows 8 e do programa de correio eletrônico Microsoft Outlook 2016, julgue o item.

Pelo fato de o Outlook 2016 pertencer à empresa Microsoft, ele permite apenas que contas de e‐mail dob hotmail sejam adicionadas.

Para fazer 30 m² de asfalto, 2 máquinas, que têm o mesmo rendimento, levam 5 dias, trabalhando 6 h por dia. Com base nesse caso hipotético, julgue o item.

30 m² equivalem a 3.000 cm².

A: Gilberto namora Ana ou Daniel não compra um celular.

B: Se Gilberto não namora Ana, então Cássio está feliz.

C: Se Daniel não compra um celular, então Cássio não está feliz.

Sabendo que as sentenças acima são verdadeiras, julgue o item

Daniel compra um celular se, e somente se, Cássio está
feliz.

Tendo o texto acima apenas como referência inicial e refletindo sobre temas correlacionados, julgue o item

País amazônico, já que tem soberania sobre a Guiana Francesa, a França tem apoiado as políticas ambientais brasileiras para a Amazônia.

A partir das ideias do texto acima e refletindo sobre temas correlatos, julgue o item

Funcionários de empresas estatais chinesas têm trabalhado na produção de petróleo da Venezuela, o que tem colaborado para a sustentação do governo de Maduro.

Com relação à ética na função pública, julgue o item.  

A moral sofre a influência de fatores sociais e históricos, oscilando, portanto, no tempo e no espaço.

Conforme a Lei n.º 8.429/1992, julgue o item  

A declaração de bens e de valores que compõem o patrimônio do agente público é condição para sua nomeação no cargo público.

Com base na regência da comunicação dos atos praticados em processo administrativo federal, na forma da Lei n.º 9.784/1999, julgue o item.  

O não atendimento à intimação não enseja a admissão, por parte do interessado, dos fatos contrários a ele.

Acerca do direito administrativo, julgue o item  

Segundo a corrente dos serviços públicos, a definição do objeto do direito administrativo diz respeito às atividades que permitem ao Estado atingir seus fins.

No que concerne aos conceitos de Estado, governo e Administração Pública, julgue o item

O surgimento do direito administrativo conta com pressupostos fundamentais, como a submissão do Estado à ordem jurídica e a divisão de tarefas entre os órgãos do Estado.

A respeito da perspectiva atual acerca do direito administrativo, julgue o item

Os debates acerca do direito administrativo têm frequentemente repercutido sobre o direito constitucional (e vice‐versa), haja vista um fenômeno, não propriamente recente, de “constitucionalização” de vários de seus temas

Com relação à reforma do Estado, julgue o item  

A proposta neoliberal‐conservadora mostrou‐se a mais eficaz no sentido econômico e político, evidenciando que a solução estaria no desmantelamento do aparelho estatal.

Quanto ao empreendedorismo governamental, julgue o item

O governo empreendedor caracteriza‐se como um governo que pertence à comunidade. Aproximando‐se do modelo tradicional burocrático, o governo empreendedor pretende controlar a economia, possuir empresas ou concentrar‐se no “fazer” em ampla escala, estimulando a ação e a parceria da sociedade.

A respeito da gestão de pessoas no Setor Público, julgue o item  

O Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP) foi criado com a intenção de organizar as atividades de pessoal. O Decreto‐Lei n.º 200/1967 revitalizou o DASP, sob a influência dos princípios norte‐americanos de administração pública.

Tendo como base o texto, quanto à educação coorporativa. julgue o item

A educação corporativa trata de incentivar a aprendizagem contínua para desenvolver atitudes, formas de pensamento, hábitos, competências e uma visão do negócio que possa dotar as pessoas de ferramentas mentais que aperfeiçoem seu trabalho.

Tendo como base o texto, quanto à educação coorporativa. julgue o item

Essas empresas lucram com “escola em casa”. Em vez de contar somente com cursos oferecidos pelo mercado, as empresas partiram para suas próprias “universidades” para incrementar o aperfeiçoamento constante dos funcionários. A educação corporativa representa algo muito além do treinamento.

Acerca do desenvolvimento no Setor Público, julgue o item

A noção de desenvolvimento está associada à questão da formação e do treinamento do servidor. A formação refere‐se ao desenvolvimento de aptidões múltiplas, incluindo as competências técnicas e administrativas.

Quanto à rotatividade de pessoal e ao absenteísmo nas organizações, julgue o item  

A liderança é vista nas funções de planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar. A figura de um intermediador entre as entidades que estabelecem relações com a organização é dispensável, pois todos da organização têm o papel de perpetuador da cultura e dos valores da organização.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282