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Acerca de rotatividade, desligamento e retenção de profissionais em organizações, julgue o item a seguir

Rotatividade é um fenômeno organizacional comparativo que envolve a avaliação de taxas e índices de desligamento de profissionais por um período de tempo

Acerca de rotatividade, desligamento e retenção de profissionais em organizações, julgue o item a seguir

O absenteísmo causa o aumento das taxas de rotatividade.

Acerca de rotatividade, desligamento e retenção de profissionais em organizações, julgue o item a seguir

A retenção de pessoas se refere à capacidade organizacional para manter os profissionais que a organização deseja por mais tempo do que os seus competidores

Acerca de rotatividade, desligamento e retenção de profissionais em organizações, julgue o item a seguir

A liderança autocrática impede que os níveis de absenteísmo sejam elevados

A valorização dos trabalhadores nas organizações assume relevância especial na atual era do conhecimento e em tempos de competitividade recrudescente. Nesse sentido, a gestão de pessoas (GP) nas organizações assume papel especialmente estratégico. Acerca das políticas e práticas de GP, julgue o item a seguir.  

A rotatividade de pessoal é definida pelo número de pessoas que saem de seus departamentos de origem na empresa e ingressam em outros departamentos da mesma empresa

Acerca de rotatividade, desligamento e retenção de profissionais em organizações, julgue o item a seguir

A rotatividade está relacionada a custos de desligamento, custos de substituição e custos de treinamento

Acerca de rotatividade, desligamento e retenção de profissionais em organizações, julgue o item a seguir

Os programas de demissão voluntária podem ocasionar diminuição da criatividade e da inovação organizacional.

O papel profissional de gestão de pessoas no processo de recrutamento e seleção é de suma importância para a empresa a fim de que os mecanismos adequados sejam utilizados e provejam os melhores resultados com impacto positivo na organização. Acerca dos processos de recrutamento, seleção e movimentação de pessoal, julgue o próximo item

Políticas de cargos, salários e benefícios contribuem para a redução do absenteísmo

Assinale a opção que apresenta três tipos de custos que compõem o custo final da rotatividade de pessoal.

Quanto à rotatividade de pessoal e ao absenteísmo nas organizações, julgue o item  

A liderança é vista nas funções de planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar. A figura de um intermediador entre as entidades que estabelecem relações com a organização é dispensável, pois todos da organização têm o papel de perpetuador da cultura e dos valores da organização.

Quanto à rotatividade de pessoal e ao absenteísmo nas organizações, julgue o item

As organizações passaram a observar competências específicas, concentrando‐se em executar as que consideram como excelentes e em delegar a terceiros outras atividades.

É necessário medir com precisão o desempenho dos funcionários. Dessa forma, é possível apontar ao funcionário os quesitos em que ele pode melhorar. Em uma empresa, ao final do ano, o gerente apresentou à direção a avaliação do desempenho dos seus subordinados. Esses funcionários foram avaliados com base na taxa de abstenção, no número de reclamações de clientes e na quantidade de vendas.

Nesse caso, foram utilizadas medidas de desempenho

Um gerente avaliou os resultados do último treinamento comportamental de sua Universidade em três níveis distintos: (i) da organização, (ii) dos recursos humanos e, (iii) das tarefas e operações.

Para tanto, ele teve de considerar, respectivamente, os seguintes resultados:

A rotatividade de pessoal afeta quase todos os processos da área de recursos humanos. A rotatividade também implica diversos custos de reposição de mão de obra, que devem ser levados em conta no processo de planejamento de recursos humanos.
Representam custos de reposição de mão de obra, em função da rotatividade:

Quanto à rotatividade de pessoal e ao absenteísmo nas organizações, julgue o item  

A inovação é o tema central nas organizações, tanto interna como externamente, devido às constantes mudanças. Assim, a educação e o aprendizado foram inseridos nas organizações, passando a ser um processo temporário no qual as organizações aprendem e ocasionalmente ensinam.

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