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Um Manual de Redação exemplifica, com um texto, um dos problemas mais recorrentes na hora de escrever:

“Alexandre, que é o novo coordenador do grupo, que vem a ser sobrinho da diretora, está desenvolvendo um novo projeto, que é o de diminuir o intervalo do lanche, para sairmos mais cedo.”

Esse problema de escrita é:

Texto para o item. 
 
 
Internet: <https://invexo.com.br> (com adaptações).

Considerando a correção gramatical dos trechos apresentados e a adequação da linguagem à correspondência oficial, julgue o item.

Solicitamos a divulgação das novas regras de negociação de imóveis junto aos corretores para bem utilização da ferramenta implementada, visto a facilidade e agilidade decorrentes. 

O Texto a seguir refere-se aos itens 16 a 25.

OFÍCIO Nº 155/2017/CMNS
                                                                              Nova Serrana-MG, 03 de maio de 2017.

A Sua Excelência o Senhor
José de Souza
Prefeito
Prefeitura de Nova Serrana-MG


Assunto: Solicitação


                         Senhor Prefeito,
1                       Com cordiais cumprimentos deste gabinete, venho solicitar a Vossa Excelência maior detalhamento e justificativa sobre os processos licitatórios 56/2017, pregão presencial 27/2017 (empresa, planejamento e organização de práticas esportivas para a festa do trabalhador) e 28/2017, PL 57/2017, RP 19/2017 (aquisição de picolés).
2                       Tendo em vista a necessidade de transparência e de otimização dos recursos públicos sob nossa responsabilidade, e ante as demandas tão complexas e urgentes em nosso município, solicito mais informações sobre as questões supracitadas.
3                       Diante do exposto, deixo meus votos de estima e consideração.

                          Respeitosamente,

                                             João da Silva
                                                Vereador


Adaptado de: https://www.novaserrana.mg.gov.br/portal/noticias/0/3/1559/comunicado--respostas-de-oficios. Acesso em: 16 mar. 2022.

Considerando as orientações referentes à Redação Oficial, julgue o seguinte item.

Uma vez que “Vossa Excelência” é uma locução composta por um substantivo feminino, caso houvesse um adjetivo no Ofício relacionado ao Prefeito, tal adjetivo deveria concordar com esse substantivo; por exemplo: “Vossa Excelência está atarefada”.

O Texto a seguir refere-se aos itens 16 a 25.

OFÍCIO Nº 155/2017/CMNS
                                                                              Nova Serrana-MG, 03 de maio de 2017.

A Sua Excelência o Senhor
José de Souza
Prefeito
Prefeitura de Nova Serrana-MG


Assunto: Solicitação


                         Senhor Prefeito,
1                       Com cordiais cumprimentos deste gabinete, venho solicitar a Vossa Excelência maior detalhamento e justificativa sobre os processos licitatórios 56/2017, pregão presencial 27/2017 (empresa, planejamento e organização de práticas esportivas para a festa do trabalhador) e 28/2017, PL 57/2017, RP 19/2017 (aquisição de picolés).
2                       Tendo em vista a necessidade de transparência e de otimização dos recursos públicos sob nossa responsabilidade, e ante as demandas tão complexas e urgentes em nosso município, solicito mais informações sobre as questões supracitadas.
3                       Diante do exposto, deixo meus votos de estima e consideração.

                          Respeitosamente,

                                             João da Silva
                                                Vereador


Adaptado de: https://www.novaserrana.mg.gov.br/portal/noticias/0/3/1559/comunicado--respostas-de-oficios. Acesso em: 16 mar. 2022.

Considerando os aspectos linguísticos e semânticos do texto, julgue o seguinte item.

Em “[...] ante as demandas tão complexas e urgentes [...]”, o termo destacado é um advérbio de intensidade, sendo possível a
seguinte reescrita do excerto: “ante as demandas bastante complexas e urgentes”.

Os manuais de redação asseveram que a ordem direta dos termos nas orações é necessária e imprescindível à compreensão das comunicações oficiais, tal como se apresenta em:

O Texto a seguir refere-se aos itens 16 a 25.

OFÍCIO Nº 155/2017/CMNS
                                                                              Nova Serrana-MG, 03 de maio de 2017.

A Sua Excelência o Senhor
José de Souza
Prefeito
Prefeitura de Nova Serrana-MG


Assunto: Solicitação


                         Senhor Prefeito,
1                       Com cordiais cumprimentos deste gabinete, venho solicitar a Vossa Excelência maior detalhamento e justificativa sobre os processos licitatórios 56/2017, pregão presencial 27/2017 (empresa, planejamento e organização de práticas esportivas para a festa do trabalhador) e 28/2017, PL 57/2017, RP 19/2017 (aquisição de picolés).
2                       Tendo em vista a necessidade de transparência e de otimização dos recursos públicos sob nossa responsabilidade, e ante as demandas tão complexas e urgentes em nosso município, solicito mais informações sobre as questões supracitadas.
3                       Diante do exposto, deixo meus votos de estima e consideração.

                          Respeitosamente,

                                             João da Silva
                                                Vereador


Adaptado de: https://www.novaserrana.mg.gov.br/portal/noticias/0/3/1559/comunicado--respostas-de-oficios. Acesso em: 16 mar. 2022.

Considerando os aspectos linguísticos e semânticos do texto, julgue o seguinte item.

Os termos “transparência” e “otimização” são adjuntos adnominais do substantivo “necessidade”, sendo empregados para especificar os elementos necessários aos recursos públicos.

Considerando a importância da manutenção do paralelismo sintático na redação de documentos oficiais, assinale a alternativa em que o 
paralelismo é mantido.

Texto para o item. 
 
 
Internet: <https://invexo.com.br> (com adaptações).

Considerando a correção gramatical dos trechos apresentados e a adequação da linguagem à correspondência oficial, julgue o item.

Pelo ocorrido, apresentamos a Vossa Excelentíssima nossas escusas, deixando consignados que estamos trabalhando com afinco para o melhor cumprimento da solicitação que nos foi encaminhada. 

Considerando a correção gramatical dos trechos apresentados e a adequação da linguagem à correspondência oficial, Julgue o item.  

Esclarecemos que deverão ser descritas detalhadamente, a maneira como cada uma das atividades do projeto será realizada, informando como será organizada e o número de participantes de cada uma delas, valendo lembrar de que este detalhamento é muito importante para o entendimento da realização das atividades, portanto deve ser escrito de maneira coerente e precisa.

Acerca da correção gramatical dos trechos apresentados e da adequação da linguagem à correspondência oficial, julgue o item  

Em comprimento à determinação da Presidência deste Conselho Regional de Odontologia, encaminhamos anexo, a documentação e as informações referente ao processo de registro da Clínica Odontológica DS.

Acerca da correção gramatical dos trechos apresentados e da adequação da linguagem à correspondência oficial, julgue o item

Solicito o encaminhamento à esta Comissão de Fiscalização e Controle com a máxima urgência, o documento original de denúncia do registro irregular da Clínica de Odontologia DTL, para o devido apensamento ao Processo que deu origem, conforme os procedimentos legais previstos.

Conforme o Manual de Redação da Presidência da República, a clareza deve ser a qualidade básica de todo texto oficial, não sendo nele admitidas ambiguidades.

Tal característica, necessária ao texto oficial, é encontrada na seguinte frase:

Considerando a correção gramatical dos trechos apresentados e a adequação da linguagem à correspondência oficial, Julgue o item.  

Informamos que a sua denúncia de desvio de cliente foi encaminhada a Comissão de Ética deste Conselho Regional para conhecimento e providências, tendo a mesma o prazo de dez dias para se pronunciar à respeito.

Considerando a correção gramatical dos trechos apresentados e a adequação da linguagem à correspondência oficial, Julgue o item.

Vimos por meio desta informá-lo que o prazo para impugnação, suspensão ou cancelamento do registro no CRECI finda em 31/03/2021, podendo o valor da anuidade 2021 ser parcelado em até quatro vezes sem juros.

Julgue o item no que se refere à correção gramatical dos trechos apresentados e à adequação da linguagem à correspondência oficial. 

Em atenção à sua solicitação, encaminhamos, em anexo, a programação do ciclo de palestras Desafios do Desenvolvimento Urbano Sustentável, ao mesmo tempo em que reiteramos a importância do tema para os trabalhos desenvolvidos neste Instituto.

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