Considerando a gestão de pessoas e suas contribuições para as organizações, julgue o item a seguir.
A relação entre gestão de pessoas e tecnologia da informação é evidenciada, sobretudo, pelo uso de softwares que contribuem para o processamento das demandas administrativas de recursos humanos.
Considerando a gestão de pessoas e suas contribuições para as organizações, julgue o item a seguir.
O alinhamento estratégico da gestão de pessoas se dá especificamente quando o órgão de recursos humanos procede à integração vertical, apoiando metas e estratégias da organização.
Desenvolvimento de equipes é o processo de aprimorar as competências dos integrantes de um grupo, com a finalidade de torná-los um grupo de alto desempenho. O desenvolvimento de equipes é um processo contínuo, que pode ser necessário enfatizar em determinados momentos. Assinale a alternativa que apresenta o nome da técnica de desenvolvimento de equipes em que o espírito crítico deve ser estimulado.
Considerando a gestão de pessoas e suas contribuições para as organizações, julgue o item a seguir.
A gestão de pessoas busca compreender o talento humano para que isso impulsione o desempenho organizacional.
O comportamento das pessoas nas organizações é condicionado pelo estilo adotado por seus gestores. Um administrador, que tem a convicção de que seus colaboradores se comportem de acordo com a “Teoria Y” de McGregor, nutrirá a seguinte expectativa com relação aos seus subordinados:
Considere que, a fim de reunir os insumos necessários para a composição do plano anual de educação corporativa, a unidade de gestão de pessoas de determinado órgão público cogite fazer o levantamento das necessidades de aprendizagem ou o diagnóstico de competências individuais. A esse respeito, assinale a opção correta.
O desenvolvimento organizacional é sistêmico e abrangente, enquanto o desenvolvimento de pessoal é orientado para o indivíduo e de sua carreira; já O treinamento parte de uma visão microscópica de curto prazo favorecendo a aprendizagem. Nesse sentido, o tipo de mudança comportamental que busca elevar o nível de abstração e conceptualização de ideias e de filosofias é o desenvolvimento de:
Acerca do desenvolvimento no Setor Público, julgue o item
A noção de desenvolvimento está associada à questão da formação e do treinamento do servidor. A formação refere‐se ao desenvolvimento de aptidões múltiplas, incluindo as competências técnicas e administrativas.
Um funcionário foi promovido e assumiu a gerência de uma equipe de seis pessoas. O novo gerente tem um estilo de liderança democrático e tomou a iniciativa de delegar aos membros da equipe a responsabilidade por definir suas metas de desempenho.
Para ser bem sucedida, essa iniciativa depende diretamente:
Acerca dos fatores que influenciaram as mudanças na gestão organizacional, julgue o item
A inovação é o tema central nas organizações, tanto interna como externamente, devido às constantes mudanças. Assim, a educação e o aprendizado foram inseridos nas organizações, passando a ser um processo temporário no qual as organizações aprendem e ocasionalmente ensinam.
Uma vez que a empresa busca novos empregados no mercado de trabalho e já realizou tarefas de recrutamento, torna-se necessário selecionar os candidatos adequados. Testes psicométricos são utilizados em atividades de seleção para cargos mais complexos, como o de gerente ou de diretor, e uma das formas de se medirem aptidões é usar a teoria multifatorial de Thurstone. Segundo essa abordagem, a estrutura mental das pessoas é constituída por fatores que são responsáveis, cada qual, por uma determinada aptidão.
A capacidade de concentrar a atenção e ter facilidade em tratar de detalhes está associada à aptidão
O desenvolvimento organizacional é um conjunto de intervenções planejadas de mudança construído sobre valores humanísticos e democráticos que procuram incrementar a eficácia organizacional e o bem-estar dos funcionários. Assinale a alternativa que é uma característica do desenvolvimento organizacional.
Julgue o item que se segue, no que tange aos modelos contemporâneos de gestão de pessoas.
Cabe às escolas de governo a identificação das necessidades de capacitação dos órgãos e das entidades, carências essas que deverão ser consideradas na programação das atividades dessas escolas.
Um funcionário da área de RH de uma organização pública disse: “Não sei para que fazemos avaliação de desempenho do nosso quadro administrativo. Não podemos despedir ninguém porque todos têm estabilidade de emprego”.
Outro funcionário contestou-o e observou que a avaliação de desempenho é um elemento integrador das práticas de RH porque complementa o trabalho dos processos de