O método tradicional de avaliação de desempenho que elimina a superficialidade, a generalização e a subjetividade e que consiste em avaliar o desempenho dos servidores por meio de um bloco de frases descritivas que focalizam determinado aspecto do comportamento, em que o avaliador escolherá as frases em cada bloco que mais representa o desempenho do servidor avaliado, é o denominado:
O método tradicional de avaliação de desempenho que se baseia nas características externas que representam desempenhos altamente positivos ou altamente negativos é o método denominado:
O ___________ detém elevado valor dentro do sistema jurídico na medida em que se mostra como ramo do direito responsável em estudar a aplicação de normas jurídicas na atividade de arrecadação dos tributos, principal fonte das receitas públicas.
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
Sobre gerenciamento de projetos, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Projeto é um esforço temporário empreendido para criar um resultado, produto ou serviço exclusivo.
II. Projeto por definição pode ser uma atividade contínua e repetitiva, portanto uma rotina.
Embora se associe normalmente a avaliação de desempenho à mensuração de eficiência na gestão de programas públicos, este não é, evidentemente, o único e, eventualmente, nem o mais importante critério a ser utilizado na avaliação. A lista dos critérios que podem ser utilizados é longa e a escolha de um, ou vários deles, depende dos aspectos que se deseja privilegiar na avaliação. Nesse sentido, assinale a alternativa a seguir que corresponde ao conceito de efetividade.
No que se refere à gestão de pessoas, julgue o item.
Durante o processo de avaliação de desempenho, é fundamental que se tenha uma reflexão dos pontos a desenvolver do colaborador, a fim de se preparar um plano de desenvolvimento individual para ele.
No tocante às políticas e práticas de gestão de pessoas, julgue o item que se segue.
Ao avaliar o desempenho de seu subordinado baseando-se nos comportamentos mais recentes dele em vez de observar seu comportamento ao longo do tempo, o gestor comete o erro de tendência central.
No que se refere à gestão de pessoas, julgue o item.
Em uma avaliação de desempenho, no nível do indivíduo, é possível a obtenção de subsídios para uma possível progressão de carreira.
Assinale a opção que indica a etapa de gestão de processos que consiste no acompanhamento contínuo da sua execução, de forma a permitir a identificação e a correção de desvios verificados, e na qual são conhecidos os primeiros feedbacks dos resultados dos processos, de seus pontos fortes, de seus pontos fracos e das necessidades de melhoria.
Quanto a desempenho profissional, julgue:
A gestão de desempenho faz parte de um processo maior de gestão organizacional, à medida que, por intermédio de técnicas de planejamento, acompanhamento e avaliação sistemáticos aplicados nos diversos níveis de organização, permite rever estratégias, objetivos, processos de trabalho e políticas de recursos humanos, entre outros, não cabendo a ela nenhum tipo de correção de desvios organizacionais.
Quanto a desempenho profissional, julgue:
Independentemente de uma empresa ter um programa de avaliação de desempenho sistematizado e regulamentado, este processo constitui uma atividade natural exercida por cada chefia e amplamente utilizada para justificar as decisões sobre os empregados.
A fim de corrigir distorções nas respostas aos formulários de avaliação de desempenho e, com isso, reverter a incapacidade de a ferramenta subsidiar o processo decisório da organização, o setor de gestão de pessoas de determinado órgão público decidiu estruturar uma política de gestão do desempenho.
A partir dessa situação, assinale a opção correta.
A respeito da administração financeira e da administração de pessoas e de materiais, julgue o item.
Cabe à administração de recursos humanos determinar as práticas e as políticas necessárias para se conduzir os aspectos relacionados com as pessoas que trabalham em uma determinada organização, como, por exemplo, atividades de recrutamento, colocação, treinamento, desenvolvimento, avaliação e remuneração de funcionários.
A gestão de desempenho é o processo de criar um ambiente de trabalho no qual as pessoas possam realizar o melhor de suas habilidades, a fim de alcançar as metas da empresa. No que se refere a esse tema, julgue o item.
O feedback, que deve ser realizado semestralmente ou anualmente, durante a avaliação de desempenho, é uma orma de mostrar como está o desempenho de um colaborador em relação aos objetivos e às metas da organização.
Na comunicação interpessoal, o círculo de feedback representa