Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 9442 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • Certo
    • Errado

No processo de tratamento de água para consumo humano, várias etapas são empregadas para garantir que a água atenda aos padrões de qualidade e seja segura para consumo. Cada etapa desempenha um papel específico na remoção de impurezas e na melhoria da qualidade da água. No entanto, uma das etapas listadas não faz parte desse processo, assinale-a.

Considere as afirmativas relacionadas às fundações rasas e profundas apresentadas a seguir. Registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:

(__) O bloco de coroamento é uma fundação direta frequentemente utilizada em obras de pequeno a médio porte, em que se requer alta resistência nas primeiras camadas do solo.

(__) Estacas mega são utilizadas frequentemente em estruturas debilitadas que requerem reforços estruturais.

(__) De acordo com as normas, a estaca Franki deve ser armada com, pelo menos, 4 metros.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

Uma viga de concreto armado de 12 cm x 40 cm (base x altura) está sujeita a um esforço de flexão simples. O dimensionamento será feito no estado limite último (ELU). Considerando as combinações normais das ações e o diagrama parábola-retângulo, sabendo que a linha neutra é de 14 cm e que a resistência à compressão característica do concreto é 25 MPa, a resultante de compressão de cálculo será de:

As reformas educacionais são um dos principais objetos de estudo da Epistemologia Social de Th. Popkewitz (1997), que foca suas lentes sobre a escola para perceber os elementos que constituem a prática institucional, os padrões das relações de poder historicamente formados no dia a dia escolar. Nesse contexto, para a Epistemologia Social, as reformas:

I.Possuem estabilidade, harmonia e continuação dos acordos institucionais existentes.

II.As estruturas são um pré-requisito para as reformas, pois são o princípio de ordem universal no mundo. Exemplo: palavras como classe, raça e gênero denotam princípios de estrutura que possuem backgrounds que impulsionam ações, experiências e pensamentos.

III.A função da pesquisa nas reformas é tornar menos visíveis as formas de regulação social.

IV.Os agentes da reforma são diretores, consultores, comunidade e governo, porém não exercem influência na aceitação das reformas pelos professores.

É correto o que se afirma em:

 A Conferência Nacional de Educação (CONAE) é um evento democrático que reúne diversos setores da sociedade para discutir e contribuir com políticas educacionais no Brasil, podendo ser considerada um exemplo da participação da sociedade na efetivação das
políticas públicas. Isso posto, considere as afirmativas relacionadas ao CONAE apresentadas a seguir. Registre V, para verdadeiras e F, para as falsas:

(__)A Conferência tem como tema o Plano Nacional de Educação 2024-2034: Política de Estado para garantia da educação como direito humano com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável.

(__)A Lei n.º 13.005, de 25 de junho de 2014, que aprova o PNE, destaca a importância da CONAE como instrumento de avaliação e monitoramento das metas estabelecidas e o Impacto nas Políticas Públicas.

(__)A conferência compactou as demandas em apenas 3 grandes eixos: Eixo I - O PNE como articulador do Sistema Nacional de Educação (SNE), sua vinculação aos planos decenais estaduais, distrital e municipais de educação, em prol das ações integradas e intersetoriais, em regime de colaboração interfederativa; Eixo II - Educação, Direitos Humanos, Inclusão e Diversidade: equidade e justiça social na garantia do Direito à Educação para todos e combate às diferentes e novasformas de desigualdade, discriminação e violência; Eixo III - Gestão Democrática e educação de qualidade: regulamentação, monitoramento, avaliação, órgãos e mecanismos de controle e participação social nos processos e espaços de decisão.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

O Censo da Educação Superior, realizado pelo Inep, é o instrumento de pesquisa mais completo do Brasil sobre as instituições de educação superior, que ofertam cursos de graduação e sequenciais de formação específica, bem como sobre seus alunos e docentes. O Censo da Educação Superior utiliza as informações do cadastro do Sistema e-MEC, em que são mantidos os registros de todas as instituições, seus cursos e locais de oferta. O Censo da Educação Superior é realizado a cada:

 A lesão por pressão (LPP) é um dano na pele e/ou tecidos subjacentes, geralmente sobre uma proeminência óssea ou relacionada ao uso de dispositivo médico ou a outro artefato, em resultado da pressão intensa e/ou prolongada em combinação com o
cisalhamento (SOBEST, 2017). Ocorrem quando uma pressão aplicada à pele é superior à pressão capilar normal, levando à oclusão do vaso com redução da irrigação sanguínea, anóxia, formação do processo inflamatório e morte celular (Borges EL, Fernandes FP.
2014). As LPP são um indicador da qualidade dos cuidados e também um problema de saúde pública que acarreta sofrimento e diminuição da qualidade de vida das pessoas e seus cuidadores. Há estudos que relatam que as LPP são evitáveis, no entanto, as elevadas taxas de incidência e prevalência, mesmo em países desenvolvidos, mantem-se, sugerindo uma lacuna entre o conhecimento científico e a aplicação clínica do conhecimento. São principalmente causadas pela carga mecânica prolongada nos tecidos moles do corpo, os efeitos na microcirculação, a sua relação entre as forças externas aplicadas à pele e a resistência desta. A fisiopatologia descreve quatro mecanismos sobre os tecidos moles em resposta à carga mecânica: isquemia localizada, fluxo prejudicado do fluido intersticial e drenagem linfática, lesão de reperfusão e deformação celular persistente (Afonso C.; Azevedo GAM., Alves P, 2014). Isso posto, quanto à classificação da lesão por pressão, associe a segunda coluna de acordo com a primeira, que relaciona o estágio com sua ocorrência:

Primeira coluna: estágio

(1) Estágio 1 - Pele íntegra.

(2) Estágio 2 - Perda da pele em sua espessura parcial.

(3) Estágio 3 - Perda da pele em sua espessura total.

(4) Estágio 4 - Perda da pele em sua espessura total e perda tissular.

(5) Não classificável ou não estadiável.

(6) Lesão por Pressão Tissular Profunda.

Segunda coluna: ocorrência

(__)Dano não pode ser confirmado porque está encoberto por tecido desvitalizado (amarelo, acastanhado, cinzento, verde ou castanho) ou necrótico (amarelo escuro, castanho ou preto) no leito da ferida. Escara estável (isto é, seca, aderente, sem eritema ou flutuação) em membro isquêmico ou no calcâneo não deve ser removida.

(__)Leito com exposição ou palpação direta da fáscia, músculo, tendão, ligamento, cartilagem ou osso, tornando possível a osteomielite. Tecido desvitalizado (úmido) ou necrose (seco), epíbole, deslocamentos e túneis podem estar presentes.

(__)Leito de coloração rosa ou vermelha, sem tecido desvitalizado. Úmido. Pode apresentar-se em bolha intacta (preenchida com exsudato seroso) ou rompida. A equimose é um indicador de suspeita de lesão nos tecidos profundos.

(__)Eritema não branqueável ao toque digital. Em pele de pigmentação escura, a sua cor pode ser diferente à área circundante. Pode ser mais dolorido, intumescimento/amolecimento, quente/frio que o tecido adjacente.

(__)Pele íntegra ou não, com área de descoloração vermelha escura, marrom ou púrpura que não embranquece ou separação epidérmica de leito escurecido ou bolha com exsudato sanguinolento. A descoloração pode apresentar-se diferente em pessoas com pele de tonalidade mais escura.

(__)Tecido adiposo visível, granulação, epíbole (lesão com bordas enroladas). Pode haver tecido desvitalizado, descolamento, túneis.

Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), "Cuidados Paliativos consistem na assistência promovida por uma equipe multidisciplinar, que objetiva a melhoria da qualidade de vida do paciente e seus familiares, diante de uma doença que ameace a vida, por meio da prevenção e alívio do sofrimento, por meio de identificação precoce, avaliação impecável e tratamento de dor e demais sintomas físicos, sociais, psicológicos e espirituais". Dessa forma, os cuidados paliativos devem incluir as investigações necessárias para o melhor
entendimento e manejo de complicações e sintomas estressantes tanto relacionados ao tratamento quanto à evolução da doença. Apesar da conotação negativa ou passiva do termo, a abordagem e o tratamento paliativo devem ser eminentemente ativos, principalmente em
pacientes portadores de câncer em fase avançada, onde algumas modalidades de tratamento cirúrgico e radioterápico são essenciais para alcance do controle de sintomas. Considerando a carga devastadora de sintomas físicos, emocionais e psicológicos que se avolumam no paciente com doença terminal, faz-se necessária a adoção precoce de condutas terapêuticas dinâmicas e ativas, respeitando-se os limites do próprio paciente frente à sua situação de incurabilidade. Dado o exposto, considere as afirmativas a seguir sobre os princípios gerais dos Cuidados Paliativos:

l.Fornecer alívio para dor e outros sintomas estressantes, como astenia, anorexia, dispneia e outras emergências oncológicas.

ll.Reafirmar vida e a morte como processos naturais.

lll.Integrar os aspectos psicológicos, sociais e espirituais ao aspecto clínico de cuidado do paciente.

lV.Não apressar ou adiar a morte.

V.Oferecer um sistema de apoio para ajudar a família a lidar com a doença do paciente em seu próprio ambiente.

Vl.Oferecer um sistema de suporte para ajudar os pacientes a viverem o mais ativamente possível até sua morte.

Vll.Usar uma abordagem interdisciplinar para acessar necessidades clínicas e psicossociais dos pacientes e suas famílias, incluindo aconselhamento e suporte ao luto.

É correto o que se afirma em:

Na Lei n.º 9.503, o Sistema Nacional de Trânsito é constituído por órgãos e entidades da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, incluindo o CONTRAN, DENATRAN, DETRANs, CETRANs, JARI, entre outros.

A Resolução CONTRAN nº 920/2022 permite que os órgãos de trânsito podem implantar sinalização experimental sem autorização prévia do órgão máximo executivo de trânsito da União, desde que apresentem um relatório detalhado sobre a segurança e eficácia da sinalização após a implementação.

A Constituição brasileira estabelece a soberania como um dos fundamentos da República Federativa do Brasil, significando que o Brasil possui completa autonomia para tomar decisões internas e externas sem a interferência de outros Estados.

De acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), controladores e operadores têm a permissão irrestrita de compartilhar dados pessoais de indivíduos sem a necessidade de obtenção de consentimento prévio dos titulares, sempre que o compartilhamento for justificado pelo interesse público, dispensando a necessidade de observância das demais
disposições legais sobre proteção e segurança de dados, incluindo aquelas relativas a finalidades específicas, transparência e minimização do tratamento de dados.

A manutenção focada exclusivamente no sistema de combustível é amplamente considerada suficiente para prevenir incêndios em veículos, eliminando a necessidade de inspeções regulares de outros componentes críticos, como o sistema elétrico, mangueiras e conexões, que poderiam ser negligenciados sem comprometer a segurança veicular.

Conforme a Resolução nº 940/2022 do CONTRAN, ao conduzir motocicletas, é imperativo o uso de viseira no capacete ou óculos de proteção específicos, sendo expressamente vedado o uso exclusivo de óculos de sol como equipamento de segurança, uma vez que tais óculos não oferecem a proteção integral requerida contra impactos, partículas e outros riscos inerentes à condução em vias públicas.

Quando um incêndio no motor é detectado, abrir completamente o capô do veículo é considerado uma prática segura e eficaz, pois isso proporciona um acesso mais direto ao foco das chamas e facilita a extinção rápida do fogo utilizando um extintor, garantindo assim a segurança e minimizando danos ao veículo.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282