A Resolução CONTRAN nº 973/2022 permite que a sinalização de trânsito experimental seja utilizada por tempo indeterminado, sem a necessidade de um período prefixado definido pelo órgão máximo executivo de trânsito da União.
Capacetes com numeração superior a 64 estão dispensados da certificação compulsória quando adquiridos no exterior, segundo a Resolução nº 940/2022.
Empregar água para extinguir incêndios em veículos, particularmente os que se originam no compartimento do motor ou que envolvem líquidos inflamáveis, é amplamente considerado seguro e eficaz devido à sua capacidade de resfriamento e de rápida contenção das chamas, tornando-a uma prática recomendada em tais emergências.
O armazenamento de isqueiros e cigarros no interior do veículo, desde que feitos de maneira adequada e afastados de fontes de calor direto como a luz solar ou componentes elétricos, é considerado seguro e não contribui de forma significativa para o risco de incêndios veiculares, minimizando assim as preocupações relacionadas a esses itens inflamáveis.
A manutenção focada exclusivamente no sistema de combustível é amplamente considerada suficiente para prevenir incêndios em veículos, eliminando a necessidade de inspeções regulares de outros componentes críticos, como o sistema elétrico, mangueiras e conexões, que poderiam ser negligenciados sem comprometer a segurança veicular.
Ao detectar um incêndio em seu veículo, é crucial desligar imediatamente o carro e utilizar um extintor de incêndio, após abrir uma pequena fresta no capô, para combater as chamas antes de se tornarem incontroláveis e causarem danos maiores ou mesmo uma explosão.
O armazenamento de líquidos inflamáveis no compartimento do motor ou em proximidade de sistemas elétricos, embora algumas vezes considerado prático para certos usuários, é uma prática altamente desaconselhável e extremamente perigosa, pois eleva consideravelmente o risco de incêndios veiculares devido à combinação de altas temperaturas e possíveis faíscas.
A Resolução CONTRAN nº 920/2022 revogou as Resoluções nº 165 de 2004, nº 174 de 2005 e nº 458 de 2013, atualizando o marco regulatório dos sistemas de fiscalização.
De acordo com as Normas de Segurança Contra Incêndio, previstas expressamente na parte II da Instrução Normativa 1, de
2019, são considerados sistemas e medidas de segurança contra incêndio e pânico para as edificações e áreas de risco, dentre outros:
O Circuito Fechado de Televisão (CFTV) é uma forma eficiente de produção de imagens em tempo real para sistemas de segurança. É constituído por câmera(s), meio de transmissão e monitor, podendo ser utilizado em inúmeras aplicações. Assinale a alternativa CORRETA a respeito do CFTV:
Em um princípio de incêndio em um quadro de energia elétrica energizado, qual o extintor de incêndio mais indicado?
Em relação às medidas de prevenção e combate a incêndios que devem ser
observadas pelos profissionais que atuam na segurança física e patrimonial de
uma organização, julgue os itens subsequentes.
I. Para que haja o fogo são necessários alguns elementos que o iniciam e o mantêm.
Portanto, para a extinção do fogo basta que um desses elementos seja retirado do
processo de queima, ou que o processo de reação em cadeia seja interrompido.
II. O tipo “água pressurizada" deve ser usado apenas em fogos Classe A; o tipo
“dióxido de carbono" também combate os fogos dessa classe (dentre outras), porém,
menos eficiente.
III. Os extintores portáteis devem conter em todos os estabelecimentos ou locais de
trabalho, exceto aqueles dotados de chuveiros automáticos.
IV. Ponto de ignição é aquela em que os gases desprendidos dos combustíveis entram
em combustão apenas pelo contato com o oxigênio do ar, independente de qualquer
fonte de calor.
V. Ponto de combustão é a temperatura mínima necessária para que um combustível
desprenda vapores ou gases inflamáveis que, combinados com o oxigênio do ar e ao
entrar em contato com uma chama, se inflamam, e, mesmo que se retire a chama, o
fogo não se apaga, pois essa temperatura faz gerar, do combustível, vapores ou gases
suficientes para manter o fogo ou a transformação em cadeia.
Assinale a alternativa correta:
A respeito de segurança física e patrimonial, prevenção e combate
de incêndio e segurança de dignitários, julgue os itens subsequentes.
Em caso de incêndio nas instalações de determinada
instituição, o setor de segurança deve acionar o alarme para
evacuação do local, acionar seus brigadistas especializados e
utilizar, nos casos de incêndios que envolvam equipamentos
elétricos, o extintor de espuma química.
Acerca da prevenção e do combate a incêndio em instalações, julgue os itens que se seguem.
Na ocorrência de incêndio em ambiente fechado, a utilização de água em excesso poderá dificultar a ação dos bombeiros devido ao acúmulo excessivo de vapor formado no ambiente, o que diminui a visibilidade e provoca o aumento da temperatura próximo ao piso.
De acordo com a Instrução Técnica do Corpo de Bombeiros que institui o sistema de proteção por extintores de incêndio para o setor de fabricação de isopor, os extintores de incêndio devem ser adequados para extinção dos tipos de incêndio possíveis de ocorrer dentro de sua área de proteção, com proteção a cada pavimento da edificação, devendo ser intercalados na proporção de