Conforme a Constituição do Estado do Rio Grande do Sul, o governador e o vice-governador prestarão, no ato de posse, o seguinte compromisso:
Com base na imagem abaixo e considerando a estrutura do balanço patrimonial, os grupos contábeis identificados pelas letras X, Y e Z são, respectivamente:

Assinale a alternativa INCORRETA sobre a dengue, doença viral que tem causado dezenas de mortes no Estado do Rio Grande do Sul, deixando a população em alerta para cuidados preventivos, sintomas e tratamento.
Em 2023, o projeto de um novo porto litorâneo foi habilitado por uma agência do Governo Federal. O investimento será de R$ 6 bilhões e promete melhorar a logística do RS, garantindo um novo ponto de escoamento de produção e o impulso da economia do litoral norte. Em qual município é projetada essa construção?
Os nutrientes minerais, absorvidos pelo sistema radicular diretamente da solução do solo, são considerados essenciais. Sobre isso, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.
Coluna 1
1. Macronutriente.
2. Micronutriente.
Coluna 2
( ) Nitrogênio (N).
( ) Ferro (Fe).
( ) Magnésio (Mg).
( ) Fósforo (P).
( ) Boro (B).
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
A decomposição dos alimentos ocorre em condições favoráveis para o crescimento microbiano. Sobre o tema, é correto afirmar que:
De acordo com a Lei nº 7.498/1986, no Art. 12, “O Técnico de Enfermagem exerce atividade de nível médio, envolvendo orientação e acompanhamento do trabalho de enfermagem em grau auxiliar”. Sobre as funções que cabem ao técnico de enfermagem, analise as assertivas a seguir e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Participar da programação da assistência de enfermagem.
( ) Executar ações gerenciais dentro da equipe de saúde.
( ) Prestar cuidados diretos ao paciente sob supervisão do enfermeiro.
( ) Executar ações assistenciais de enfermagem, exceto as privativas do Enfermeiro.
( ) Participar no planejamento da assistência de enfermagem.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
A vacina da BCG é administrada uma dose única, o mais precocemente possível logo após o nascimento, de preferência na maternidade. Sobre essa vacina, analise as assertivas abaixo:
I. É indicado 0,5 mL em crianças recém-nascidas até 11 meses e 29 dias e 0,1 mL para pessoas a partir de 1 ano de idade, via intradérmica.
II. Crianças vacinadas na faixa etária preconizada que não apresentam cicatriz vacinal devem ser revacinadas.
III. Em crianças nascidas com peso inferior a 2 Kg, adiar a vacinação até que atinjam esse peso.
IV. Em pessoas hospitalizadas com comprometimento do estado geral, a vacinação deve ser adiada até a resolução do quadro clínico.
Quais estão corretas?
“Todo diagnóstico psicopedagógico é, em si, uma investigação, é uma pesquisa do que não vai bem com o sujeito em relação a
uma conduta esperada. Será, portanto, o esclarecimento de uma queixa, do próprio sujeito, da família e, na maioria das vezes, da escola.” (WEISS: 2010, p. 29).
Quanto ao diagnóstico psicopedagógico, marque a única alternativa correta sobre os dois grandes eixos de análise psicopedagógica.
Considerando o fragmento de tabela do programa Microsoft Excel, ao utilizar a fórmula =ÍNDICE(A1:B3;2;2) na célula A4, será exibido o valor:

Ao servidor público podem ser concedidas licenças, conforme estabelece o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Municipais. No que diz respeito às licenças prevista no Regime Jurídico, é correto afirmar que:
Em relação aos métodos estáticos aplicados às fundações profundas, e neste caso, mais especificamente às estacas, de acordo com a ABNT NBR 6122/2022, que trata do projeto e execução de fundações, analise as assertivas a seguir:
I. Podem ser teóricos, quando o cálculo é feito de acordo com teoria desenvolvida dentro da mecânica dos solos, ou semiempíricos, quando são usadas correlações com ensaios in situ.
II. Na análise das parcelas de resistência de ponta e atrito lateral, é necessário levar em conta a técnica executiva e as peculiaridades de cada tipo de estaca ou tubulão.
III. O projeto de estacas escavadas com estabilização das paredes auxiliada por fluido estabilizante, bem como de estacas hélice contínua, deve, sempre que considerar a contribuição da resistência de ponta, fazer menção explícita a esse critério.
Quais estão corretas?
Assinale a alternativa que corresponde ao fármaco de primeira escolha em uma parada cardiorrespiratória, indiferente do ritmo da parada, e que tem como consequência o aumento da frequência cardíaca e da força de contração para o ventrículo, resultando no aumento do débito cardíaco.
Dentre as alternativas abaixo, qual a medicação que se enquadra na classe farmacológica dos betabloqueadores para que o técnico de enfermagem possa orientar o paciente de forma segura e eficiente?
O técnico de enfermagem tem uma prescrição médica indicando administrar 1 g de dipirona sódica em um paciente. A farmácia dispensa o fármaco na apresentação 500 mg/ml em 2 ml.
Quantos ml o paciente irá receber para que sua hipertermia seja controlada?