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Sobre a educação como fenômeno social, é INCORRETO afirmar que

No documento Conselho Escolar e a relação entre a escola e o desenvolvimento com igualdade social, menciona- -se que ao subdesenvolvimento econômico na América Latina correspondeu um “subdesenvolvimento sócio-político”, gerando sociedades marcadas pelas desigualdades, nas quais cidadania quase sempre é sinônimo de poder econômico. De acordo com o texto, nessas sociedades – incluído o Brasil –, a educação escolar

No documento Conselho Escolar e a relação entre a escola e o desenvolvimento com igualdade social, menciona- -se que ao subdesenvolvimento econômico na América Latina correspondeu um “subdesenvolvimento sócio-político”, gerando sociedades marcadas pelas desigualdades, nas quais cidadania quase sempre é sinônimo de poder econômico. De acordo com o texto, nessas sociedades – incluído o Brasil –, a educação escolar

No que se refere aos desafios da educação, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – Criar estratégias que possam reverter o analfabetismo digital, para além do acesso aos equipamentos.
II – Garantir uma educação atrelada prioritariamente aos apelos do mundo do trabalho.
III – Ampliar o acesso à educação visando à continuidade dos estudos e a uma educação permanente.

Analise as informações seguintes:

  1. “Nessa corrente predomina o método científico, visando à experimentação cientifica. O homem é o produto do meio ambiente e deve ser orientado no sentido de exercer o sentido pleno sobre a natureza. A educação e o ensino devem enfatizar o conhecimento do mundo exterior, de serem orientados dentro de um processo de transmissão de cultura de geração em geração, visando adequar o indivíduo para o convívio coletivo, em sociedades civilizadas”.
  2. “É uma proposta de educação centrada no professor cuja função define-se por vigiar os alunos, aconselhá-los, ensinar a matéria e corrigi-la. A metodologia decorrente de tal concepção tem como princípio a transmissão dos conhecimentos através da aula do professor, frequentemente expositiva, numa sequência predeterminada e fixa, enfatiza a repetição de exercícios com exigências de memorização”.

As informações I e II contêm elementos que caracterizam correta e respectivamente:

No que se refere às contribuições dos estudos relacionados aos paradigmas educacionais modernos e contemporâneos, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I – As formas atuais de legitimação do conhecimento, o papel das universidades, das empresas financiadoras de pesquisa nesse processo.
II – O impacto da linguagem da informática na reorganização dos saberes e das disciplinas acadêmicas.
III – A hipótese do fim das metanarrativas e suas implicações na articulação entre fins e valores da educação

“A Educação deve proporcionar ao educando meios necessários para entender o mundo em que se vive e o momento histórico em que está situado e fornecer-lhes armas para poder defender –se de influências nocivas para a sua vida e a da comunidade a que pertence, isto especialmente em uma época em que os meio de comunicação, em particular a maioria maciça de televisivos, tendem a
tratá-lo como um ser passivo e manipulável”.
Nessa linha de depreensão, pode-se afirmar que a educação abrange os processos formativos que se desenvolvem no(a)/(s):

  1. Vida familiar e na convivência humana.
  2. Trabalho e nas instituições de ensino e pesquisa.
  3. Movimentos sociais e organizações da sociedade civil.
  4. Manifestações culturais.

Estão corretos:

Como se sabe, os Municípios têm algumas incumbências a cumprir no que se refere à educação pública e gratuita. Sobre o assunto, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I – Optar pela integração ao sistema estadual de ensino e compor juntamente com este um sistema único de educação básica.
II – Oferecer com prioridade a educação infantil e o ensino fundamental.
III – Oferecer a educação infantil em creches e pré-escolas, e, com prioridade, o ensino fundamental. 

Uma das fortes discussões contemporâneas sobre educação está centrada na legalidade ou ilegalidade das primeiras experiências do chamado "HomeSchooling" no Brasil, ou seja, famílias que optam por não matricular seus filhos nas escolas tradicionais para providenciarem sua própria formação em casa. Um dos principais argumentos utilizados por essas famílias reside na baixa qualidade da formação oferecida pelo sistema tradicional, além das frequentes experiências de violência que, em tese, são vivenciadas pelos alunos. O principal contra-argumento a esse posicionamento insiste na importância da socialização como parte do processo de formação do indivíduo no interior da escola, já que a socialização:

Dubet (2004) considera a definição do que seja uma escola justa complexa, uma vez que há várias maneiras de definir justiça.

São reflexões do autor sobre o que seja uma escola justa, exceto:

Tardif (2002) defende a premissa de que o reconhecimento social dos professores como sujeitos do conhecimento e atores sociais se dará quando se reconhecerem como pessoas competentes, como pares iguais que podem aprender uns com os outros.

Com base nas ideias desse autor sobre os saberes docentes e a formação profissional, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

( ) Como conhecimentos importantes, o conhecimento da matéria ensinada e o pedagógico englobam todos os saberes dos docentes no trabalho.
( ) Os saberes profissionais dos professores são temporais no sentido, entre outros, de que os primeiros anos de prática profissional são
decisivos para a estruturação dessa prática.
( ) Os saberes profissionais dos professores possuem uma determinada unidade pragmática: eles estão a serviço da ação, e é nela que
constituem seu significado e sua utilidade.
( ) A legitimidade dos saberes dos professores, desenvolvidos e mobilizados por meio de seu trabalho, é dada com frequência pelos
conhecimentos teóricos construídos pela pesquisa em ciências da educação, que são ministrados nos cursos de formação para o ensino.

Assinale a sequência correta.

Assinale com V (verdadeiro) os itens que são esperados da educação escolar para um mundo em mudança e com F (falso) os que não são.

( ) Competências, habilidades e atitudes formadas.

( ) Capacidade de adaptação, de criar, de pesquisar e de se atualizar.

( ) Ensino do educando a aprender a aprender, ler, escrever, interpretar e raciocinar.

( ) Respeito ao educando, à sua história de vida, seus costumes, sua cultura, sua origem e suas crenças.

Assinale a sequência correta.

O Conselho de Cultura do Distrito Federal, órgão colegiado deliberativo, consultivo, normativo e fiscalizador, com composição paritária entre o Poder Público e a sociedade civil, que tem como uma de suas atribuições “propor políticas, programas e diretrizes, formular subsídios e acompanhar e avaliar as políticas públicas de cultura”, trata-se de canal de participação e representação que pode ser compreendido como

O conceito de capital, na análise social, foi desenvolvido por Pierre Bourdieu para referir-se não apenas ao capital na sua forma econômica, mas também a sua forma cultural e social. Trata-se do conjunto de recursos, competências desenvolvidas e conhecimentos adquiridos, baseados em uma cultura considerada legítima, que são capazes de beneficiar e conferir distinção social aos indivíduos que os possuem. A partir do que foi lido acima, preencha as lacunas relacionando a elas os itens a seguir.

1 - Capital econômico.

2 - Capital social.

3 - Capital cultural.

( ) Sob a forma de dispositivos duráveis, apresentam-se como principais elementos constitutivos os gostos, o domínio maior ou menor da língua culta e informações sobre o mundo escolar. É um componente do ambiente familiar que atua de forma mais marcante na definição do futuro escolar dos descendentes.

( ) Esse capital, sob forma de diferentes fatores de produção e de conjunto de bens, é acumulado, reproduzido e ampliado por meio de estratégias específicas de investimento. É um recurso muito útil para a determinação ou reprodução das posições sociais.

( ) São redes, tais como família, escola, clube, etc., que dão ao indivíduo o sentimento de pertencimento a um determinado grupo. Pode ser especialmente importante para certas atividades.

Assinale a alternativa que contém a sequência correta.

Analise as afirmativas sobre higiene e educação e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) As doenças causadas pela água de má qualidade não interferem na qualidade da educação das crianças.

( ) A proposta pedagógica da escola deve incluir a educação ambiental e sanitária dos estudantes, com extensão às suas famílias e residências.

( ) A escola deve ensinar que saúde é a ausência de doenças, um bem que pertence exclusivamente ao indivíduo.

( ) A escola deve ajudar a capacitar os indivíduos para uma vida mais saudável.

Assinale a sequência correta.

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