Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 311928 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 16
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 17
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 18
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 19
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 20
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 21
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 22
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 23
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 24
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 25
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 26
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 27
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 28
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 29
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 30
    • a
    • b
    • c
    • d

O Texto abaixo refere-se a questão.

Todo texto é uma sequência de informações: do início até o fim, há um percurso acumulativo delas. Às informações já conhecidas, outras novas vão sendo acrescidas e estas, depois de conhecidas, terão a si outras novas acrescidas e, assim, sucessivamente. A construção do texto flui como um ir-e-vir de informações, uma troca constante entre o dado e o novo.

(Ubirajara Inácio de Araújo)

Em relação à função da linguagem, a leitura apresentada caracteriza-se como:

De acordo com a Lei orgânica do munícipio de Riversul- SP, Artigo 125: As ações do Município, por meio de programas e projetos na área de promoção social, serão organizados, elaborados, executados e acompanhados com base nos seguintes princípios: EXCETO:

Baseado nos preceitos constitucionais a construção do SUS se norteia pelos seguintes princípios doutrinários: Universalidade, Equidade e Integralidade. Sobre a equidade é CORRETO afirmar:

A Atenção Básica caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrangem a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação e a manutenção da saúde. Assinale a alternativa CORRETA que condiz com um fundamento da Atenção Básica de acordo com a Portaria Nº 648 de 28 de março de 2006:

Quais são os elementos ou termos essenciais na constituição de uma oração?

De acordo com a Lei orgânica do munícipio de Riversul- SP Artigo 120: O Município garantirá o direito à saúde mediante: Analise as afirmativas abaixo: I- políticas sociais, econômicas e ambientais, que visem ao bem estar físico, mental e social do indivíduo e da coletividade e à redução do risco de doenças e outros agraves; II - acesso universal a igualitário às ações de saúde e ao serviço de saúde, em todos os níveis; III- ações e serviços de saúde serão realizados preferencialmente, de forma direta, pelo Município. IV- fornecimento de informações e esclarecimentos de interesse de saúde individual e coletiva, assim como as atividades desenvolvidas pelo sistema; V - atendimento integral ao indivíduo, abrangendo a promoção, preservação e recuperação da saúde. Estão CORRETAS as afirmativas:

Assinale a alternativa CORRETA referente ao objetivo das Diretrizes para a Política de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Mata Atlântica:

Os medicamentos devem ser administrados com a segurança necessária, sendo que dose refere-se à quantidade de medicamento que deve ser ministrada ao paciente a cada vez. Assinale a alternativa CORRETA sobre dose de manutenção:

Sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) causada pela bactéria Treponema pallidum. Pode apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios (sífilis primária, secundária, latente e terciária). Nos estágios primário e secundário da infecção, a possibilidade de transmissão é maior. Assinale a alternativa CORRETA sobre sinais e sintomas de sífilis secundária:

Durante muitos anos, o ensino de Arte se resumiu a tarefas pouco criativas e marcadamente repetitivas. Desvalorizadas na grade curricular, as aulas dificilmente tinham continuidade ao longo do ano letivo. "As atividades iam desde ligar pontos até copiar formas geométricas. A criança não era considerada uma produtora e, por isso, cabia ao professor dirigir seu trabalho e demonstrar o que deveria ser feito", afirma Rosa Iavelberg, diretora do Centro Universitário Maria Antonia, em São Paulo, e co-autora dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) sobre a disciplina. Porém nas últimas duas décadas, essa situação vem mudando nas escolas brasileiras. Em uma abordagem metodológica, os PCNs aborda que as aulas de Arte devem contemplar atividades de quatro linguagens. As quatro grandes linguagens artísticas são:

Assinale o que for CORRETO a respeito da história da Arte no Brasil:

“Podemos definir al enfoque léxico como perteneciente a la vertiente de un abordaje más profundo: el enfoque comunicativo... Este enfoque nos lleva a re-conceptualizar y re-definir el papel de la gramática y el vocabulario dentro de la enseñanza de una lengua.” (Michael Lewis) Considerando el enfoque lexico, se puede afirmar que:

Encuentra cuál es el sujeto de esta oración y marca la opción correcta:

A Mercedez le ha gustado el piso del anuncio; lo visitará la próxima semana.

Receita pública está relacionada ao ingresso e a arrecadação aos cofres públicos. A receita orçamentária está classificada em receitas correntes e receitas de capital. Sobre o assunto assinale a alternativa CORRETA:

A Ampulheta do Desenvolvimento Motor de Gallahue e Ozmun (2001), tem como objetivo ilustrar as fases de desenvolvimento que adquirimos ao longo da vida, ela é separada em 4 fases que são sequenciadas e tem como referência o avanço da idade cronológica. Assinale a alternativa CORRETA que aponte quais as 4 fases:

Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações sobre Motricidade Humana:

( ) Equilíbrio - reúne um conjunto de aptidões estáticas (sem movimento) e dinâmicas (com movimento), abrangendo o controle postural e o desenvolvimento das aquisições de locomoção.

( ) Praxia Global - compreende todas as tarefas motoras finas, onde associa a função de coordenação dos movimentos dos olhos durante a fixação da atenção, e durante a fixação da atenção e manipulação de objetos que exigem controle visual.

( ) Tonicidade - indica o tônus muscular, não tem um papel fundamental no desenvolvimento motor, é ela que garante as atitudes, a postura, as mímicas, as emoções, de onde emergem todas as atividades motoras humanas .

( ) Noção Corporal - é formação do "eu", isto é, da personalidade, compreende o desenvolvimento da noção ou esquema corporal, através do qual a criança toma consciência de seu corpo e das possibilidades de expressar-se por seu intermédio.

Assinale a alternativa CORRETA:

O Basquete fez sua estreia nas olimpíadas em 1936 em Berlim. Atualmente é um esporte popular bastante praticado nas escolas. De acordo com as regras oficiais, assinale a alternativa que apresenta a medida CORRETA de uma quadra de basquete:

As principais dificuldades de aprendizagem são associadas a algum comprometimento no funcionamento de certas áreas do cérebro. Assinale V( Verdadeiro) e F (Falso) referente a algumas dificuldades de aprendizagem: ( )Dislalia: Os alunos que enfrentam esse distúrbio apresentam, tipicamente, uma dificuldade de leitura. ( )Discalculia: Os alunos que enfrentam esse distúrbio são afetados, principalmente, em sua relação com a matemática. ( )Dislexia: Os alunos que enfrentam esse distúrbio demonstram dificuldades na fala. ( )Disortografia: Os alunos que enfrentam esse distúrbio geralmente também são afetados pela dislexia e está relacionado a linguagem escrita. Assinale a alternativa que condiz com a sequência CORRETA:

O trabalho do Psicopedagogo na instituição escolar tem um caráter preventivo no sentido de procurar criar competências e habilidades para solução dos problemas. Sobre a abordagem terapêutica, do psicopedagogo é CORRETO afirmar:

A doença periodontal deve ser vista como um processo de desequilíbrio entre as ações de agressão e defesa sobre os tecidos de sustentação e proteção do dente, que tem como principal determinante a placa bacteriana, a partir das diferentes respostas dadas pelo hospedeiro. No processo saúde/doença periodontal estão a gengivite e periodontite: Assinale a alternativa CORRETA sobre gengivite:

Assinale V(verdadeiro) e F(falso) sobre a classificação das cavidades segundo Black: ( ) Cavidade classe I- Cavidades preparadas em regiões de cicatrículas e fissuras na face oclusal de pré-molares e molares, na região vestibular de molares, na face lingual dos incisivos superiores e na face palatina dos molares superiores. ( ) Cavidade classe II- Cavidades preparadas nas faces proximais dos incisivos e caninos, com remoção e restauração do ângulo incisal. ( )Cavidade classe III -Cavidades preparadas nas faces proximais dos incisivos e caninos, sem remoção do ângulo incisal. ( ) Cavidade classe IV - Cavidades preparadas nas faces proximais dos pré- molares e molares. ( )Cavidade classe V- Cavidades preparadas no terço gengival, que não sejam áreas de cicatrículas, das faces vestibular e lingual de todos os dentes. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

Com base na Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS):Art. 5º A organização da assistência social tem como base as seguintes diretrizes: EXCETO:

Relacione as colunas referente aos direitos e deveres dos/ das assistentes sociais:

I - Direitos

II - Deveres

( ) desempenhar suas atividades profissionais, com eficiência e responsabilidade, observando a Legislação em vigor;

( ) ampla autonomia no exercício da Profissão, não sendo obrigado a prestar serviços profissionais incompatíveis com as suas atribuições, cargos ou funções;

( ) participação na elaboração e gerenciamento das políticas sociais, e na formulação e implementação de programas sociais;

( ) abster-se, no exercício da Profissão, de práticas que caracterizem a censura, o cerceamento da liberdade, o policiamento dos comportamentos, denunciando sua ocorrência aos órgãos competentes;

Assinale a alternativa que condiz com a sequência CORRETA:

Assinale a alternativa CORRETA referente a composição de custo unitário nas obras e serviços de engenharia:

Os tempos do verbo, em relação ao momento que falamos podem indicar ação no presente, passado ou futuro. Leia a frase e indique em que tempo verbal ela está:

No final de semana, faremos um passeio com a família no parque.

Assinale a frase em que o verbo haver apresenta o sentido de existir.

Um elevador de carga pode transportar até 2000 kg. Em dado momento o mesmo está levando um peso equivalente à 4/5 de sua capacidade. Um funcionário coloca então no elevador um bloco que pesa 1/8 da capacidade do elevador. Qual a fração ainda disponível para carga até que o elevador atinja sua capacidade máxima?

A atuação do psicólogo escolar/educacional deve estar embasada em uma teoria científica que direcione suas decisões na instituição educacional. Há diversas “escolas" ou “linhas" de Psicologia e cada profissional opta por se apoiar em uma ou em algumas delas. Sobre o Behaviorismo é CORRETO afirmar:

Com base na estrutura da oração, analise a frase a seguir:

Muitos alunos vieram ao ensaio.

Agora, assinale a alternativa que apresenta o sujeito da frase CORRETAMENTE:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282