“Todo diagnóstico psicopedagógico é, em si, uma investigação, é uma pesquisa do que não vai bem com o sujeito em relação a
uma conduta esperada. Será, portanto, o esclarecimento de uma queixa, do próprio sujeito, da família e, na maioria das vezes, da escola.” (WEISS: 2010, p. 29).
Quanto ao diagnóstico psicopedagógico, marque a única alternativa correta sobre os dois grandes eixos de análise psicopedagógica.
Sobre as parcerias público-privadas, há uma contraprestação que deve ser realizada pela Administração Pública e que poderá realizar-se por:
Um dos símbolos instituídos na criação dos munícipios é o brasão, que guarda, em seus elementos, um pouco da cultura da região. No brasão de Arroio do Sal, temos diversos elementos, com importantes significados. São eles:
I. Um munícipe fazendo sal em um compartimento sobre o fogo, que remete ao nome do município.
II. Imagens representativas da agropecuária e do amor pela tradição gaúcha.
III. A lavoura de mandioca, representando a agricultura do munícipio.
Quais estão corretas?
Simplificando a expressão √1764: √7 + √70 . √10 - √1575, obtemos:
De acordo com as especificações da ABNT NBR 6118/2023, nas lajes maciças devem ser respeitados limites mínimos para a espessura. Sobre o tema, analise as assertivas a seguir:
I. 5 cm para cobertura não em balanço.
II. 10 cm para lajes em balanço.
III. 8 cm para lajes de piso não em balanço.
IV. 15 cm para lajes lisas e 10 cm para lajes-cogumelo, fora do capitel.
Quais estão corretas?
Marque a única alternativa correta sobre os objetivos da atividade psicopedagógica, estabelecidos pelo código ética do psicopedagogo.
João precisou instalar 50 metros de canos coloridos, das cores azul, verde e amarelo. 20 metros foram instalados do cano azul e o restante dos canos foram instalados igualmente, entre os canos verdes e os canos amarelos. Qual é a diferença do comprimento do cano azul em relação a soma do comprimento dos canos verdes e dos canos amarelos?
João comprou 20 laranjas. Ele decidiu que ficaria com 40% das laranjas compradas e dividiria o restante das laranjas com seus 2 irmãos igualmente. Cada irmão ficou com:
“REAL: Conheça o dinheiro brasileiro! As notas e moedas do Real possuem características distintivas e elementos de segurança que facilitam a sua identificação e permitem detectar falsificações.”
(Disponível em: https://www.bcb.gov.br/cedulasemoedas, acessado em: 20/05/2024.)
Em que ano foi instituído o REAL no Brasil?
A ocupação do território capixaba remonta à Capitania Hereditária do Espírito Santo, então destinada à Vasco Fernandes Coutinho. Os primeiros povoamentos fundados foram Vitória, Vila Velha, Nova Almeida e Reritiba (atual Anchieta). Quais os outros estados brasileiros que fazem, nos dias de hoje, fronteira com o Espírito Santo?
O sistema de tratamento de água para o consumo humano é composto por uma série de etapas que visam garantir a qualidade e a segurança da água fornecida à população. Entre as principais etapas desse processo estão a captação, a pré-cloração, a coagulação, a floculação, a decantação, a filtração, a desinfecção e a fluoretação. Cada uma dessas etapas desempenha um papel específico na remoção de impurezas, partículas suspensas, microrganismos patogênicos e substâncias químicas da água, tornando-a adequada para o consumo humano. Assinale a alternativa correta.
A utilização de técnicas adequadas de coleta de amostras é fundamental para garantir a precisão e a confiabilidade das análises de qualidade da água. A coleta de amostras de água deve ser realizada de maneira sistemática, seguindo protocolos específicos que assegurem que as amostras representem fielmente a condição da água no momento da coleta. Essas técnicas envolvem a escolha correta do local de coleta, o uso de recipientes apropriados, a preservação das amostras e o transporte até o laboratório de análise. A correta execução dessas etapas é essencial para a detecção de contaminantes, avaliação de parâmetros físicos, químicos e microbiológicos e para a tomada de decisões informadas sobre o tratamento e a gestão da água. Assinale a alternativa que contenha a prática essencial para garantir a confiabilidade das amostras de água coletadas.
O período da ditadura civil-militar brasileira (1964-1985) foi um dos períodos mais deletérios da história do país, tanto por ter desmanchado a dinâmica do período democrático anterior, quanto pelos severos déficits que legou à questão dos direitos humanos. Além das questões dos crimes de lesa-humanidade, gerou severas sequelas para inúmeras searas da nossa sociedade, por exemplo, a cultura e a educação. Nas imbricações entre cultura, educação e direitos humanos, torna-se de fundamental importância o estudo acerca da Guerrilha do Araguaia (1972-1975), evento político capitaneado pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB) que ousou lutar contra o fascismo ditatorial do período.
[...]
A Guerrilha do Araguaia ocorreu entre os anos de 1972 e 1975, entre o sudeste do Pará e o norte do atual Estado do Tocantins, outrora Goiás, na denominada abrangência geográfica do Bico do Papagaio. O território fora escolhido para ser a centelha revolucionária capitaneada pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB), a fim de colocar em xeque a ditadura vigente. A organização comunista possuía como ideário revolucionário as diretrizes chinesas emanadas por Mao Tse Tung, muito em voga nos anos 60 e denominado de maoísmo (AARÃO REIS FILHO, 1991). Em seu cerne, essa linha política preconizava as revoluções marxista-leninista de libertação nacional, do campo para cidade, melhor dito, o modelo chinês vislumbrava que a revolução seria camponesa e que cercariam as cidades com vista a derrubar a ditadura.
Para tal empreitada, a direção comunista começou a encaminhar, após um primeiro treinamento na China e com muito cuidado, os seus militantes ao almejado enclave guerrilheiro. Chegaram à região no final dos anos 60, sendo ampliado o seu contingente após o Ato Institucional nº 5 (AI-5) de 1968. Com o acirramento do período ditatorial após o AI-5, instalouse no país um período extremamente repressivo, com prisões indevidas, mortes e aniquilamento dos oponentes da ditadura, logo, sobrando poucas brechas legais para o desenvolvimento de uma política legal. Assim, com o objetivo de salvaguardar a vida dos seus militantes, bem como dar o tônus à empreitada guerrilheira, o PCdoB começou a deslocar um maior quantitativo de militantes para o espaço do Bico do Papagaio a partir dos anos 70.
Mesmo com todo o trabalho realizado, reiteramos, a repressão pegou de surpresa o nascedouro da guerrilha, antes dela conseguir fazer as articulações políticas com a população local de modo a construir uma base estratégica de sustentação. A região fora descoberta em 1972 e ficou deflagrada como uma zona de guerra, melhor dito, com aspecto de campo de concentração no arco espacial da guerrilha: ninguém poderia entrar e tampouco sair. Os primeiros a ser dizimados foram os guerrilheiros; após o massacre, a perseguição se estendeu à população campesina, com o intuito de que cessasse o apoio local aos comunistas: sem sucesso, haja vista que para os moradores locais os paulistas, como eram chamados os guerrilheiros, seriam tudo gente boa, estudada e prestadora de ajuda para o povo da região. Ou seja, a despeito de toda a campanha desferida pela corporação militar, chamando os comunistas de assassinos e bandidos, visando o divórcio entre a região e a Guerrilha, os paulistas mantinham o elo com a população local (...).
O saldo da ação militar contra os comunistas e a população campesina foi extremamente cruel, contando com dezenas de desaparecidos políticos entre os guerrilheiros: o alto escalão da ditadura desferiu a sentença de morte e a ocultação de cadáver aos seus oponentes da Guerrilha do Araguaia (GASPARI, 2002). De igual modo, sentenciou uma violência extremada para os camponeses: 1) destacamos que houve tortura e prisão à população local do Bico do Papagaio e seu entorno,assim como 2) muitos trabalhadores da roça perderam as suas terras sob a justificativa que ajudaram a guerrilha. Portanto, legou à região uma chacina, amplificando o terror pelo medo e pela impunidade, ainda, somava-se com a constante violência impetrada pelos jagunços que continuaram trabalhando a serviço das forças armadas (CAMPOS FILHO, 2014; REINA, 2019).
(FIGUEIREDO, César Alessandro Sagrillo. A Guerrilha do Araguaia após o conflito: relatos, testemunhos e memória In Escritas e escritos (im)pertinentes na Amazônia: estudos de literatura, resistência, testemunho e ensino. Abilio Pachêco de Souza, César Alessandro Sagrillo Figueiredo e Helena Bonito Couto Pereira. Rio Branco: Nepan Editora, 2024, p. 49; 50-52)
Considerando o texto fornecido, qual gênero de Correspondência Oficial seria mais adequado para relatar os acontecimentos e denunciar as violações de direitos humanos ocorridas durante a repressão à Guerrilha do Araguaia para a entidade governamental Comissão Nacional da Verdade (CNV)?
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDBEN (lei nº 9.694/96) define educação especial no CAPÍTULO V - DA EDUCAÇÃO ESPECIAL “Art. 58. Entende-se por educação especial, para os efeitos desta Lei, a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.” (Redação dada pela Lei nº 12.796, de 2013).
Sobre os serviços de apoio especializado, marque a única alternativa correta.
Uma viga bi-apoiada de vão L está sujeita a um carregamento uniformemente distribuído w. Assinale a alternativa que apresenta corretamente a expressão correspondente ao momento fletor na posição 0,2L: