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Folha de respostas:

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    • e

Com relação às técnicas de redação oficial, julgue o item.
 
Na redação de correspondências oficiais, deve-se evitar o uso de expressões pleonásticas, tais como “ambos os dois”, e das que formem cacófatos. 

A respeito da redação de expedientes, julgue o item a seguir.  

Para documentos que sigam o padrão ofício, a numeração é obrigatória a partir da segunda página

O objetivo de um comunicado é

De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, a redação oficial deve caracterizar-se, entre outros atributos, por

Uma característica da redação oficial é a impessoalidade, devidamente exemplificada com o seguinte enunciado:

No que diz respeito à identificação do expediente, o Manual de Redação da Presidência da República orienta que os documentos oficiais devem ser identificados com o nome do documento, a indicação de numeração e as informações do documento, que estão corretamente exemplificados em:

Sobre o Padrão Ofício nas comunicações, é INCORRETO afirmar:

Considerando a situação mencionada, será redigido um ______________, que usará, no endereçamento, a fórmula _______________________, seguida do _______________, no caso, ________________. Como fecho, será empregada a expressão _________________.

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.

“Redação oficial é a maneira pela qual o Poder Público redige comunicações oficiais e atos normativos”. Dentre os atributos da redação oficial, temos a Concisão, que se caracteriza por imprimir ao texto oficial

Sobre os atributos da Redação Oficial:

(__) - A linguagem a ser utilizada na Redação Oficial deve ser sempre coloquial;
(__) - Pelo atributo da concisão, entende-se que a redação oficial é elaborada sempre em nome do serviço público e sempre em atendimento ao interesse geral dos cidadãos. Sendo assim, os assuntos objetos dos expedientes oficiais não devem ser tratados de outra forma que não a estritamente impessoal;
(__) - A clareza deve ser a qualidade básica de todo texto oficial. Pode-se definir como claro aquele texto que possibilita imediata compreensão pelo leitor. Não se concebe que um documento oficial ou um ato normativo de qualquer natureza seja redigido de forma obscura, que dificulte ou impossibilite sua compreensão;
(__) - Pelo atributo da formalidade, entende-se que as comunicações administrativas devem ser sempre formais, isto é, obedecer a certas regras de forma.

Sabendo que (V) significa Verdadeiro e (F) significa Falso, assinale a alternativa que contém a sequência correta:

Assinale a alternativa correta, considerando as características da redação oficial.

Leia o texto.

De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, o trecho final do texto, em destaque, está comprometido quanto

Segundo o Manual de Redação Oficial da Presidência da República, para se conseguir a impessoalidade (característica fundamental na comunicação oficial) é necessário:

  1. Introduzir nos documentos oficiais juízos de valor a respeito do que está sendo comunicado, dependendo do assunto a ser tratado.
  2. Às vezes, ter um pouco de intimidade na comunicação, pois isso facilita o entendimento das pessoas menos escolarizadas.
  3. Não fazer uso da comunicação oficial com finalidade particular, pois esse tipo de comunicação é feita exclusivamente em nome do serviço público.
  4. Obedecer às regras formais e de padronização textual, tanto para as comunicações feitas em meio eletrônico como para as impressas.

A alternativa que responde CORRETAMENTE é apenas:

O tipo de documento oficial que narra ou descreve de forma ordenada, com maior ou menor precisão, aquilo que foi discutido, apresentado, visto ou ouvido é

No artigo 37 da Constituição Federal há um princípio do qual decorrem dois aspectos: o primeiro indica a obrigatoriedade de que a administração pública tenha como norte o interesse público; o segundo determina a abstração da subjetividade.

Esse princípio constitucional, segundo o Manual de Redação da Presidência da República, justifica que a redação oficial deve ter como atributo(s)

GABARITO:

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    Certo
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    Certo
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