Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 311927 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

No que tange à comunidade surda, assinale a alternativa correta.

Dentro da classificação de verbos com concordância, há os denominados de backward verbs ou verbos reversos. Neles, a trajetória do sinal se inicia na posição do objeto e é concluída na posição de sujeito, ao contrário dos demais verbos com concordância, que começam sua trajetória na posição de sujeito e vão em direção à posição do objeto.

Assinale a alternativa em que as configurações apresentadas são utilizadas, respectivamente, na realização dos sinais.

As expressões faciais e corporais, os movimentos do corpo, da face, da cabeça e dos olhos, realizados no momento da articulação do sinal, podem desempenhar distintas funções, como diferenciar itens lexicais, participar de construções sintáticas e contribuir com processos de intensificação.

Essas expressões são intituladas de

Em Libras, existem os deslocamentos de sinais para cima e para baixo e(ou) para o lado direito e para o lado esquerdo, à frente e atrás do emissor, com rotações, translações e velocidades com tensão, retenção, contínuo e refreado.

O parâmetro que representa o deslocamento do sinal é o (a)

Para ensinar Libras em sala de aula, é necessário que o instrutor conheça o código de ética. Com base nisso, assinale a alternativa correta.

Em conformidade com a Resolução CNE/CEB no 04/2009, assinale a alternativa que apresenta uma atribuição do professor de Atendimento Educacional Especializado (AEE).

A esse respeito, assinale a alternativa que indica a primeira instituição de surdos, fundada por Huet.

Com base na imagem apresentada, assinale a alternativa correta.

Os verbos com concordância são descritos na literatura como aqueles que se flexionam em pessoa, número e aspecto, mas não incorporam afixos locativos. Para Quadros e Karnopp, na publicação Língua de sinais brasileira: estudos linguísticos (2004), são exemplos de verbos com concordância

No processo de composição da formação de palavras, utilizam-se itens lexicais, que são morfemas livres, na formação de novos itens lexicais, seja por meio da justaposição, seja por aglutinação.

Assinale a alternativa que indica sinais compostos.

Quanto à valorização artificial de bens ou falsa especulação com ativos (reverse flips), no crime de lavagem de capitais, é correto afirmar que:

Em relação ao procedimento dos crimes dolosos contra a vida, é correto afirmar que é:

Ao disciplinar o procedimento a ser observado no julgamento das contas do chefe do Poder Executivo, o Regimento Interno da Câmara dos Vereadores do Município Alfa, situado na Região Norte do país, dispôs o seguinte: (1) a Câmara somente julga as contas de governo, não as de gestão, prevalecendo, em relação às últimas, o juízo de valor do Tribunal de Contas do respectivo Estado; (2) as contas não impugnadas por qualquer vereador, partido político ou cidadão, no prazo de sessenta dias, a contar do recebimento do parecer prévio do Tribunal de Contas, são tidas como aprovadas; (3) o parecer prévio do Tribunal de Contas somente deixará de prevalecer pelo voto da maioria de dois terços dos membros da Câmara Municipal.

Considerando a disciplina estabelecida na Constituição da República de 1988 a respeito da matéria, é correto afirmar que:

Joana, vereadora no Município Alfa, alugou imóvel de sua propriedade, situado no mesmo município, para o Estado estrangeiro XX, que ali instalou um serviço assistencial para pessoas carentes. Após alguns anos, momento em que o contrato de locação, nos termos da lei brasileira, se encontrava vigendo por prazo indeterminado, o Estado estrangeiro XX “comunicou” a Joana que ele, consoante a sua legislação, se tornara proprietário do imóvel, fazendo cessar o pagamento de aluguéis. Joana, sentindo-se esbulhada em sua propriedade, decidiu ajuizar ação em face do Estado estrangeiro XX.

Consoante a ordem constitucional brasileira, a referida ação deve ser ajuizada perante:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282