A respeito da gestão eletrônica de documentos, julgue o item que se segue.
O conteúdo de bases de dados dinâmicas não pode ser considerado documento arquivístico.
Documento arquivístico é um conjunto de dados estruturados, apresentados em uma forma fixa, representando um conteúdo estável, produzido ou recebido por pessoa física ou jurídica (pública ou privada), no exercício de uma atividade, em observância aos requisitos normativos da atividade à qual esteja relacionado, e preservado como evidência da realização dessa atividade.
Vanderlei Batista dos Santos. A arquivística como disciplina científica: princípios, objetivos e objetos. Salvador: 9Bravos, 2015 (com adaptações).
A partir do fragmento de texto apresentado, julgue o item a seguir, acerca de noções de arquivística.
Todo documento arquivístico deve ser dotado de completeza, isto é, deve conter todos os elementos intrínsecos e extrínsecos exigidos por quem o produziu e pelo sistema jurídico-administrativo a que pertence, de modo a ser útil para a sociedade.
De acordo com a Lei n.º 8.159/1991, que dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados e dá outras providências, julgue o item que se segue.
Os arquivos correntes são sempre autênticos, naturais, verdadeiros e imparciais, porém sua fixidez permanece desconhecida enquanto em fase de tramitação.
Com relação aos princípios da arquivologia, julgue o seguinte item.
De acordo com o princípio de respeito aos fundos, princípio básico da arquivologia, o documento deve pertencer ao local de sua origem e não pode ser armazenado em local distinto daquele de sua criação e acumulação.
A respeito do princípio da territorialidade, julgue o próximo item.
O referido princípio se aplica às extensões territoriais internacionais, nacionais, aéreas, marítimas, aos estados federados e aos municípios brasileiros.
Julgue o próximo item, relativo à gestão de documentos.
A gestão de documentos inclui a coordenação da equipe de trabalho do arquivo e do espaço físico em que o acervo está armazenado.
Julgue o próximo item, relativo à gestão de documentos.
A gestão de documentos não abrange a elaboração de normas para consulta de documentos.
Acerca do recebimento, do registro e da distribuição de documentos no protocolo, julgue o item subsequente.
Ao receber uma correspondência ostensiva, o protocolo deve abri-la imediatamente.
A respeito do arquivamento e da ordenação de documentos de arquivo, julgue o seguinte item.
O método geográfico considera a procedência do documento para a realização de seu arquivamento.
Acerca da gestão eletrônica de documentos arquivísticos e de sistemas informatizados de gestão arquivística, julgue o item subsecutivo.
Uma vez que cada instituição possui uma realidade arquivística específica, não é possível padronizar normas para uso de sistemas informatizados de gestão de documentos.
Em relação a preservação e conservação de documentos de arquivo, julgue o item a seguir.
Os elementos causadores de danos aos documentos podem ser físicos, químicos e biológicos.
Em relação a preservação e conservação de documentos de arquivo, julgue o item a seguir.
Uma política institucional de preservação de documentos de arquivo restringe-se aos documentos físicos, em suporte papel, podendo considerar a restauração de suportes, a fim de manter disponíveis as informações e os dados registrados.
A política de acesso aos documentos de arquivo no Brasil é recente, tendo sua normatização passado a ser mais efetiva a partir do início da década de 90 do século passado. No que se refere à política de acesso aos documentos de arquivo, julgue o item que se segue.
As políticas de acesso aos documentos e às informações foram impulsionadas pela evolução tecnológica observada nas últimas décadas do século XX e no início do século XXI, com a reconfiguração de diversos processos e o levantamento de novos questionamentos.
Com relação às boas práticas de preservação e de conservação de documentos de arquivo e às técnicas de acondicionamento e armazenamento de documentos de arquivo, julgue o item seguinte.
O armazenamento e a garantia da legibilidade de documentos eletrônicos requerem o desenvolvimento de ações que possibilitem a minimização de riscos, destacando-se, entre elas, a preservação e a migração de mídias, com vistas a evitar os riscos da obsolescência tecnológica.
Pelo conceito tradicional de História, o período da Pré-História divide-se em Paleolítico e Neolítico. Em relação ao período Paleolítico considere as afirmações abaixo: I - O Paleolítico é o primeiro e mais extenso período que conhecemos da história da humanidade, nele surgem os primeiros hominídeos antepassados do homem moderno; II - Com a acumulação de experiências e conhecimentos, os homens primitivos foram aperfeiçoando seus instrumentos, utensílios domésticos e armas, suas técnicas e meios de subsistência; III - Os homens do paleolítico viviam de uma maneira muito primitiva, em grupos sedentários, ou seja, possuíam moradias fixas. IV – Neste período paleolítico que surgiram as primeiras grandes cidades e a economia monetária; Estão corretas as afirmativas:
O Iluminismo arquitetou as ideias que derrubaram o Antigo Regime Absolutista e inspiraram diversas revoluções. Em relação aos filósofos iluministas e suas teorias assinale a alternativa correta.
Com relação às partes de um livro, julgue o seguinte item.
Frente e costas são os nomes popularmente dados à pasta da frente e à pasta posterior de um livro.
Uma empresa com 125 empregados foi contratada para realizar uma obra de restauração de um prédio histórico e o serviço foi classificado com grau de risco 3, conforme o quadro II da NR 4 apresentado a seguir.
A partir dessas informações, julgue o item seguintes, a respeito do SESMT.
Para fins de dimensionamento do SESMT, a frente de trabalho, se situada no mesmo estado da Federação da empresa, não será considerada estabelecimento, cabendo à própria empresa organizar o SESMT.
Uma empresa com 125 empregados foi contratada para realizar uma obra de restauração de um prédio histórico e o serviço foi classificado com grau de risco 3, conforme o quadro II da NR 4 apresentado a seguir.
A partir dessas informações, julgue o item seguintes, a respeito do SESMT.
A construtora será obrigada a contratar profissional especializado em ergonomia, por quatro horas diárias, para orientar e fazer análises ergonômicas, já que os restauradores estão sujeitos a posições incômodas quando da realização de seus trabalhos.
Considerando a figura precedente, que apresenta quatro medidas de gerenciamento de riscos em determinado ambiente de trabalho, julgue o próximo item.
A medida representada por D na figura ocupa o nível mais alto na hierarquia de medidas de proteção coletiva, o qual inclui medidas que eliminam ou reduzam a utilização ou a formação de agentes prejudiciais à saúde.
Marque a resposta onde os plurais dos compostos estão escritos INCORRETAMENTE:
Assinale a resposta cuja figura de linguagem apresentada corresponde à frase conotativa:
Carlos, Altair, Gustavo e Davi elaboraram juntos um simulado de 50 questões, tendo recebido por ele um total de R$ 2.400,00. Os três primeiros fizeram o mesmo número de questões e Altair fez o dobro do que fez cada um dos outros. Se o dinheiro deve ser repartido proporcionalmente ao trabalho de cada um, Altair deverá receber uma quantia, em reais, igual a:
“Devido a mudanças na política de preços da Petrobras, em maio de 2018, o Brasil passou por uma profunda crise que afetou todo o país. Os efeitos da crise foram sentidos nos supermercados, com a falta de abastecimento de alguns produtos, na agricultura, com a dificuldade de escoar a produção, e nos postos de gasolina, com a falta e o aumento do preço da gasolina".
O trecho acima faz referência à que assunto:
O agente público é aquele que exerce função pública. Assim, o desempenho das atividades deve estar calcada pela moralidade, ética e compromisso. Desta forma, pode-se afirmar que o monitor de informática integra a categoria de agentes públicos, portanto é correto afirmar que:
Com relação às teorias da cultura, julgue o item a seguir.
Diferentemente da abordagem evolucionista do termo cultura, Franz Boas afirmava que cada povo possui uma singularidade cultural, no sentido de que existem culturas (no plural), e não meramente cultura (no singular).
No que se refere à Escola de Manchester, julgue o item que se segue.
A Escola de Manchester dava ênfase a estudos de caso, procurando fazer uma análise detalhada de casos particulares de interação social.
No que diz respeito às perícias realizadas pelo antropólogo e aos laudos correspondentes, julgue o próximo item.
Um laudo antropológico pode revelar usos, costumes, tradições, modos de ser, de viver e de se expressar de um grupo étnico, entretanto é ineficaz para o reconhecimento de uma terra como indígena (ou quilombola).
No que diz respeito às perícias realizadas pelo antropólogo e aos laudos correspondentes, julgue o próximo item.
Por meio do trabalho de campo e das técnicas próprias da antropologia, o antropólogo tem efetiva condição de realizar uma pesquisa que venha a embasar um laudo pericial, principalmente em casos de conflitos sociais que envolvam terras indígenas ou quilombolas.
Quanto à antropologia da religião, julgue o item subsecutivo.
Segundo James Frazer, a magia se baseia nos princípios lógicos da lei da similaridade e da lei do contágio.