Acerca das reformas administrativas e da redefinição do papel do Estado, julgue os itens a seguir, considerando que DASP se refere ao Departamento Administrativo do Serviço Público.
As ações efetivadas pelo DASP incluíram a institucionalização do sistema de recrutamento por meio de concurso público, o controle finalístico ou de resultados e as ascensões por mérito.
Julgue os itens seguintes, com relação ao modelo racional-legal e ao paradigma pós-burocrático na administração pública.
Uma das metas do Estado gerencial consiste em adequar as organizações públicas aos seus objetivos prioritários os resultados , eliminando-se, por conseguinte, os princípios burocráticos.
Com relação à gestão por resultados na produção de serviços públicos, julgue os itens subsecutivos.
Uma gestão eficaz de serviços públicos orientada por resultados implica a totalidade do atendimento das demandas da sociedade, sem margens a atendimentos parciais.
No que diz respeito à gestão de pessoas por competências, julgue os itens que se seguem.
A gestão de pessoas por competências contribui para o aumento da governança no setor público à medida que ajuda os servidores a maximizarem seu desempenho na prestação de serviços.
Julgue os itens a seguir com relação à gestão de pessoas na administração pública federal, nos termos dos Decretos n.º 5.497/2005 e n.º 5.707/2006.
Ao contrário de grupos formais de estudos, os estágios e os intercâmbios, os cursos presenciais e à distância, os seminários e os congressos são considerados eventos de capacitação.
O custo C(Q), em R$ milhões, de uma indústria monopolista
produtora de aço, para produzir Q toneladas de aço é expresso por
C(Q) = 44 10 × Q + Q2
. A curva de demanda desse produto, em
R$ milhões por tonelada, é P(Q) = 50 4 × Q. A partir dessas
informações, julgue os itens subsecutivos.
Caso a tecnologia disponível determine que a quantidade de produção total que minimiza o custo médio seja menor que a quantidade total demandada correspondente ao ponto da curva da demanda em que o preço iguala o custo médio e essas quantidades sejam próximas uma da outra, será esperado que o mercado funcione de forma monopolista.
Acerca das estratégias empresariais e dos modelos de concorrência,
julgue os próximos itens.
A competição monopolística assemelha-se à competição perfeita, visto que os lucros econômicos tendem a reduzir-se a zero.
Com relação a macroeconomia, julgue os itens subsecutivos.
Na macroeconomia, quando se avaliam as relações que se estabelecem entre produto, renda, consumo e investimento, pressupõe-se que todo produto será vendido.
Com relação aos planos econômicos do Brasil, julgue os itens que
se seguem
O Plano Verão teve concepção distinta da do Plano Bresser, uma vez que, no Plano Verão, foram adotadas a liberação dos preços de bens e serviços e o câmbio flutuante.
Acerca da evolução do déficit e da dívida pública brasileira, julgue
os próximos itens.
A relação dívida sobre PIB do Brasil é superior a de países desenvolvidos, como França e Japão.
Considerando a medida Herfindahl-Hirschman Index (HHI) de concentração do mercado e que os valores do HHI para os setores de extração de minério de ferro e de fabricação de automóveis no Brasil sejam de 0,40 e 0,17, respectivamente, julgue o item abaixo.
Segundo os dados apresentados, o mercado de extração de minério de ferro é mais concentrado do que o de fabricação de automóveis no Brasil.
Julgue os itens a seguir, referentes à avaliação de políticas públicas.
Os avaliadores de uma política pública, para conduzir os seus trabalhos de forma objetiva e independente, não devem interagir com os formuladores dessa política.
A respeito de licitação pública, julgue os itens de 105 a 109.
Na administração pública, as contratações com terceiros serão necessariamente precedidas de licitação, ressalvadas as hipóteses previstas na Lei n.º 8.666/1993.
Com relação às licitações públicas e respectivas legislações, julgue os itens subsequentes.
Contratos e convênios são objetos distintos: nos contratos, os interesses entre as partes são opostos; nos convênios, são convergentes.
Julgue os próximos itens, com base na legislação da administração pública.
Embora a função administrativa seja atípica para os Poderes Judiciário e Legislativo, no exercício da função administrativa, esses poderes praticam atos administrativos.
No que se refere ao processo organizacional,
julgue os itens que se
seguem.
A distribuição de tarefas e de recursos entre os membros da organização compete à direção.
Acerca da gestão de processos e contratos, julgue os itens de 61 a 66.
Atualmente, a gestão por processos é uma tendência nas organizações, visto que contribui para o aumento da qualidade e para a redução de custos dos produtos e serviços.
Julgue os itens subsecutivos, a respeito de planejamento estratégico.
A missão da organização deverá ser definida no planejamento estratégico.
Julgue os itens subsecutivos, a respeito de planejamento estratégico.
O planejamento estratégico e situacional é uma ferramenta utilizada para viabilizar os processos de planejamento em organizações públicas.
No que se refere ao gerenciamento de estoque e às formas de avaliação da qualidade dos materiais recebidos, julgue os próximos itens.
O estudo de estoques é realizado com base na previsão do consumo, que pode ser estimado pelo método da média aritmética, cuja principal vantagem é a inexistência de diferentes pesos entre os valores mais antigos e os valores mais recentes.
Acerca de comportamento organizacional, julgue os itens a seguir
A motivação para o trabalho deve estar diretamente relacionada a sistemas de recompensas em que os ganhos são equitativos do ponto de vista interno e competitivos do ponto de vista externo à organização para que haja elevados patamares de desempenho e autoeficácia por parte das pessoas.
À luz do disposto no Manual de Redação da Presidência da República a respeito da redação de correspondências oficiais, julgue os itens seguintes.
Embora não haja uma forma rígida para a estrutura do correio eletrônico, deve-se empregar nesse documento linguagem compatível com as regras da comunicação oficial. Assim, em correio eletrônico destinado a um conselheiro do CADE, por exemplo, é permitido o emprego do vocativo Prezado Senhor Conselheiro e do fecho Cordialmente.
Acerca de organização administrativa e ato administrativo, julgue os itens a seguir.
A existência de diversos ministérios, com atribuições distintas, constitui exemplo de descentralização administrativa.
No que se refere aos agentes públicos, aos poderes administrativos e ao controle da administração pública, julgue o item subsecutivo.
Existem casos em que mesmo existindo lei específica sobre determinada matéria, cumpre à administração criar mecanismos para aplicá-la. Nessas hipóteses, surge o poder regulamentar, que confere à administração a prerrogativa de editar atos gerais para alterar e complementar as leis.
Com relação ao direito administrativo, julgue os itens seguintes.
Ainda que as sociedades de economia mista sejam pessoas jurídicas de direito privado com capital composto por capital público e privado, a elas aplicam-se os princípios explícitos da administração pública.
À luz do disposto na Lei n.º 12.813/2013 e na Portaria Interministerial n.º 333/2013, julgue os próximos itens.
Se um conselheiro do CADE divulgasse, em conversa informal com empresários, dados sigilosos passíveis de repercussão econômica, embora sem implicações de lesão aos cofres públicos, a situação fática descrita não caracterizaria conflito de interesses por não acarretar comprometimento financeiro do erário.
Acerca de comportamento organizacional, julgue os itens a seguir
O processo de socialização organizacional implica a preparação do indivíduo para o desempenho de suas funções e a consequente compreensão por parte desse indivíduo relativamente ao seu próprio papel no ambiente organizacional e ao funcionamento da empresa.
No que se refere aos conceitos fundamentais de arquivologia, julgue os itens subsequentes.
Um documento de arquivo deve, inicialmente, ser submetido ao processo de fase corrente; em seguida, esse documento deve ser digitalizado e, após cinco anos, transferido ao arquivo permanente.
Com relação ao gerenciamento da informação e à gestão de documentos, julgue os itens subsecutivos.
A autuação de processos nos órgãos públicos brasileiros é uma atividade exclusiva do setor de protocolo.
No que se refere à microfilmagem, à automação e à preservação de documentos de arquivo, julgue os itens subsequentes
A digitalização de documentos de arquivo é aconselhada quando existe um conjunto documental volumoso que será acessado simultaneamente por diferentes usuários.