A denominada Nova Gestão Pública, entre outros princípios, conceitos e aspectos, aborda o enfoque de administração ou gestão para resultados. A esse respeito, assinale a alternativa que melhor apresenta característica(s) inerente(s) à gestão para resultados.
Assinale a alternativa que apresenta exemplos de características do desenvolvimento organizacional.
Quanto à gestão estratégica, assinale a alternativa que indica as consideradas três estratégias competitivas básicas.
Considerando que a análise organizacional deve levar em conta sete aspectos internos da empresa, assinale a alternativa correta quanto ao aspecto que é o balizador de toda atividade humana na empresa.
Com relação às massas documentais acumuladas, assinale a alternativa correta.
De acordo com o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística, assinale a alternativa correta.
De acordo com o contido na Lei Orgânica do Distrito Federal, assinale a alternativa que indica todas as funções expressamente compreendidas no respectivo sistema de controle interno.
No que se refere a equipes de trabalho, é correto afirmar que
A teoria a respeito da motivação, que enfatiza fatores higiênicos ou insatisfacientes (extrínsecos) e fatores motivacionais ou satisfacientes (intrínsecos) é a Teoria
A respeito dos serviços de operações bancárias relacionados aos cheques, assinale a alternativa correta:
A classificação dos materiais permite que, quando forem armazenados, eles sejam aglutinados por características semelhantes. Nesse sentido, ela deve ser feita de forma abrangente, flexível e prática. A esse respeito, é correto afirmar que a classificação por perecibilidade visa
Considerando-se a mesma taxa de juros compostos, se é indiferente receber R$ 1.000,00 daqui a dois meses ou R$ 1.210,00 daqui a quatro meses, hoje, esse dinheiro vale
O Código de Conduta da Alta Administração Federal instituiu a Comissão de Ética Pública (CEP), responsável pelo exame dos atos praticados pelos integrantes dos membros do Governo Federal.
Caso seja ocupante de cargo público e venha a praticar ato de gestão patrimonial sobre o qual paire dúvida quanto à sua realização à luz das normas do referido Código, o funcionário deve
Nos termos da NR 5 do Ministério do Trabalho, nas empresas, deve ser constituída a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), cujas reuniões ordinárias devem ocorrer
Dentre os eventos que constam na Lista de Notificação Compulsória em Unidades Sentinela, encontra(m)-se
Os serviços de saúde do trabalhador devem ter um prontuário pessoal e confidencial de cada trabalhador no qual deverão ser feitos registros sistemáticos de todas as ocorrências referentes à sua saúde.
Esses registros deverão ser mantidos após o trabalhador ser desligado da empresa pelo período mínimo de quantos anos?
A delegação de tarefas é uma das principais características de um bom gestor, sendo um exercício de treinamento e de conhecimento. A delegação de tarefas por um enfermeiro à sua equipe deverá ser realizada sob determinadas condições certas e cumprindo determinados critérios.
De acordo com os 5 “certos” da delegação, o enfermeiro só NÃO levará em conta a(o)
Determinada empresa não apresentou o requerimento de inspeção prévia previsto na Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho e Emprego que trata do tema. Permanecendo tal situação, poderá ocorrer a(o):
Nos termos do Decreto no 3.048/1999, o segurado que for submetido à ocupação sujeito a condições especiais que prejudiquem a saúde ou a integridade física e cumprir um número mínimo de anos de atividade, comprovando os requisitos incluídos no Perfil Profissiográfico Previdenciário, terá direito a receber
Em determinados tipos de incêndios, faz-se necessária a utilização de rede de hidrantes e mangueiras de incêndio. As mangueiras de incêndio são classificadas de acordo com a pressão de trabalho a que serão submetidas. A NBR 11861:1998 Mangueira de incêndio Requisitos e métodos de ensaio classifica a mangueira de incêndio em diversos tipos. A mangueira de incêndio construída com um reforço têxtil e para pressão de trabalho de 980 kPa (10 kgf/cm2) é classificada como do tipo
Segundo a NR 15 (Atividades e Operações Insalubres), os adicionais de insalubridade devem ser pagos ao trabalhador no caso de caracterização da insalubridade. O adicional a ser pago e o agente gerador da insalubridade, de acordo com a NR 15, estão corretamente relacionados em:
Um Programa de Prevenção de Riscos Ambientais deve, obrigatoriamente, em todos os casos:
A NR 17 estabelece condições de conforto nos locais onde se desenvolvem atividades intelectuais. Por exemplo, são estabelecidos um valor máximo para a velocidade do ar e um valor mínimo para a unidade relativa do ar nesses ambientes de trabalho.
Tais valores máximo e mínimo são, respectivamente,
Matheus é estagiário vinculado ao escritório Renato e Associados. No exercício da sua atividade, por ordem do advogado supervisor, o estagiário acompanha o cliente diretor da sociedade Tamoaí S/A. Por motivos alheios à vontade do estagiário, que se disse inocente de qualquer deslize, o diretor veio a se desentender com Matheus, e, por força desse evento, o escritório resolve renunciar ao mandato conferido pela pessoa jurídica.
Nos termos do Estatuto da Advocacia, sobre o caso descrito, assinale a afirmativa correta.
Às 15h15, o advogado Armando aguardava, no corredor do fórum, o início de uma audiência criminal designada para as 14h30. A primeira audiência do dia havia sido iniciada no horário correto, às 13h30, e a audiência da qual Armando participaria era a segunda da pauta daquela data. Armando é avisado por um serventuário de que a primeira audiência havia sido interrompida por uma hora para que o acusado, que não se sentira bem, recebesse atendimento médico, e que, por tal motivo, todas as demais audiências do dia seriam iniciadas com atraso. Mesmo assim, Armando informa ao serventuário que não iria aguardar mais, afirmando que, de acordo com o EAOAB, tem direito, após trinta minutos do horário designado, a se retirar do recinto onde se encontre aguardando pregão para ato judicial.
A partir do caso apresentado, assinale a opção correta.
A Sra. Maria da Silva é participante ativa da AMA-X (Associação de Moradores e Amigos do bairro X). Todos os dias, no fim da tarde, a Sra. Maria da Silva e um grupo de associados reuniam-se na praça da cidade, distribuindo material sobre os problemas do bairro. A associação convocava os moradores para esses encontros por meio da rádio da cidade e comunicava, previamente, o local e a hora das reuniões às autoridades competentes. Certa tarde, um grupo da Associação de Moradores do bairro Y ocupou o local que os participantes da AMA-X habitualmente utilizavam. O grupo do bairro Y não havia avisado, previamente, a autoridade competente sobre o evento, organizado em espaço público. A Sra. Maria da Silva, indignada com a utilização do mesmo espaço, e tendo sido frustrada a reunião de seu grupo, solicitou aos policiais militares, presentes no local, que tomassem as medidas necessárias para permitir a realização do encontro da AMA-X.
Em relação à liberdade de associação e manifestação, assinale a afirmativa correta.
Maria da Silva, deputada federal integrante do partido Alfa, vem a ter projeto de sua iniciativa aprovado, com apoio de outros partidos políticos. Para sua surpresa, o texto do seu projeto veio a ser vetado na integralidade por decisão do Presidente da República. Após tomar ciência do veto presidencial, a deputada, com o intuito de derrubá-lo, procura as lideranças dos partidos que apoiaram seu projeto.
Nos termos da Constituição Federal, assinale a opção que apresenta o procedimento correto.
Em maio de 1996, o Brasil instituiu seu primeiro Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH 1). Na Introdução do PNDH 2, adotado em maio de 2002, vem escrito o seguinte: “Entre as principais medidas legislativas que resultaram de proposições do PNDH figuram... a transferência da justiça militar para a justiça comum dos crimes dolosos contra a vida praticados por policiais militares (Lei 9.299/96), que permitiu o indiciamento e o julgamento de policiais militares em casos de múltiplas e graves violações como os do Carandiru, Corumbiara e Eldorado dos Carajás; a tipificação do crime de tortura (Lei 9.455/97), que constituiu marco referencial para o combate a essa prática criminosa no Brasil; e a construção da proposta de reforma do Poder Judiciário, na qual se inclui, entre outras medidas destinadas a agilizar o processamento dos responsáveis por violações, a chamada federalização dos crimes de direitos humanos."
Em relação ao último ponto descrito, é correto dizer que a federalização contra os crimes de direitos humanos pode ocorrer apenas no seguinte caso:
Visando a proteger a indústria de tecnologia da informação, o governo federal baixou medida, mediante decreto, em que majora de 15% para 20% a alíquota do Imposto sobre a Importação de Produtos Estrangeiros para monitores de vídeo procedentes do exterior, limites esses que foram previstos em lei.
A respeito da modificação de alíquota do Imposto de Importação, assinale a afirmativa correta.
Cinco empresas que, somadas, dominam 90% (noventa por cento) da produção metalúrgica nacional acordam, secretamente, a redução da oferta de bens por elas produzidos, a fim de elevar o preço dos seus produtos. A partir da hipótese apresentada, assinale a opção correta.