Releia o trecho a seguir.
“Se frases feministas associadas à imagem de Ryan Gosling influenciaram homens a se identificar mais do que outros [...]"
A palavra destacada confere ao trecho uma ideia
No Microsoft Windows 10, pastas são utilizadas para organizar os arquivos do computador. Essas pastas podem ser criadas, renomeadas ou excluídas.
Quando se precisa excluir uma pasta permanentemente, deve-se selecioná-la e usar o comando
Com a Emenda à Constituição Nº 19/98, realizou-se a chamada reforma administrativa, que buscava, segundo anunciado pelo governo da época, substituir o modelo burocrático de administração pública pelo modelo gerencial.
Nesse contexto e com caráter emblemático, foi incluído, entre os princípios constitucionais expressos da administração pública, o princípio da
Sobre a Lei Complementar Nº 101/2000, conhecida como Lei de Responsabilidade Fiscal, considere as afirmativas a seguir.
I. A Lei de Responsabilidade Fiscal estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal.
II. Fazem parte do campo de aplicação da Lei de Responsabilidade Fiscal, a administração direta, fundos, autarquias e fundações, empresas estatais dependentes e não dependentes.
III. A Lei de Responsabilidade Fiscal aplica-se a todos os entes da federação, ou seja, à União, aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
De acordo com Lei Nº 4.320/1964 e com a 7º edição do Manual de contabilidade aplicada ao setor público, são procedimentos corretos em relação ao estágio de execução da despesa orçamentária denominado empenho, exceto:
Analise esse trecho:
“Maria ficou para tia"
A oração possui o mesmo significado em:
Leia o trecho a seguir.
Obrigada mamãe! Mas..."
Assinale a alternativa em que a substituição do termo destacado altera o sentido do trecho.
Maria é faxineira em uma empresa, onde trabalha 6 horas e meia por dia, 5 dias por semana. Assinale a alternativa que apresenta a carga horária semanal de Maria nessa empresa.
No Brasil, o governo é dividido em poderes distintos. O presidente da República é um dos responsáveis pelo Poder
Em apoio à agricultura familiar, a Prefeitura de Santa Bárbara quer incentivar o consumo dos produtos das feiras da cidade: a Feira Raízes e a da Agricultura Familiar. Em ambas, há comércio de legumes, frutas e verduras, produtos naturais e agroecológicos e funcionam nos seguintes dias e horários:
Assinale o tempo de funcionamento da Feira da Agricultura Familiar em uma semana.
As comunicações que tratam de instruções de trabalho, informação aos subordinados sobre políticas e procedimentos, identificação de problemas que necessitam de atenção e fornecimento de feedback sobre desempenho são próprias da comunicação
Os movimentos das pessoas para fora da organização, decorrentes da decisão da pessoa de se retirar de forma definitiva do mercado de trabalho ou de mudar de carreira ou, ainda, decorrentes de decisão da organização, da pessoa ou de ambos, objetivando extinguir a relação de trabalho, são próprios do processo de
Vários recursos da tecnologia da informação visam facilitar o acesso a informações exatas e atualizadas para a tomada de decisão organizacional. O recurso que consiste em armazenar dados catalogados em um mesmo formato, extraídos de vários bancos de dados e que apresenta metadados, além de volumosos dados detalhados atuais e históricos, assim como dados relativamente reduzidos para minimizar o tempo de processamento aos usuários que os utilizam, é denominado de
Determinar o tipo e a quantidade de bens públicos a serem ofertados é papel de qual das funções básicas do governo?
No direito administrativo, é lugar-comum a afirmação de que os atos administrativos revestem-se dos atributos da presunção de legitimidade, da imperatividade, da exigibilidade e da executoriedade. Nesse campo, a executoriedade refere-se
No sistema processual penal brasileiro, a investigação criminal pode ser realizada, entre outros órgãos, pelas Comissões Parlamentares de Inquérito, pelo Ministério Público e pelas Polícias Civil e Federal, sendo que isso se dá, nesses dois últimos órgãos, pelo inquérito policial. Nesse cenário, e considerando os termos do Código de Processo Penal em vigor, constituem formas de início da investigação na modalidade inquérito policial:
Dentre os direitos e as garantias fundamentais elencados no artigo 5º da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 está previsto
O direito brasileiro confere personalidade às pessoas naturais
De acordo com a Norma Regulamentadora nº 09 – NR 09, da Portaria nº 3.214/1978, o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) deve ser elaborado e implantado em empresas a partir de quantos empregados?
De acordo com os dados mencionados, a dose diária de exposição ao ruído foi de
No contexto organizacional, a comunicação que ocorre entre unidades de trabalho do mesmo nível é chamada de
A matriz de Ansoff classifica as estratégias empresariais em quatro categorias: penetração de mercado, desenvolvimento de mercado, desenvolvimento de produto e diversificação. A categoria penetração de mercado, em particular, representa a estratégia de explorar
A Lei 8.666/1993 estabelece diferentes modalidades de licitação. No entanto, há uma modalidade que, apesar de ser uma das mais utilizadas para aquisição de bens e serviços comuns, não se enquadra nesse aparato legal, havendo lei específica para sua realização. Qual é essa modalidade?
Na o e um fundamento do handebol:
O Estado possui basicamente três funções econômicas que são: a alocativa, a distributiva e a
De acordo com o artigo 45 da Lei 8.666/1993, quais são os critérios para o julgamento de propostas no processo licitatório?
O governo empreendedor foi muito difundido na década de 1990, principalmente pelas ideias de Osborne e Gaebler no livro Reinventando o Governo, de 1995. Quais são as características de um governo empreendedor?
De acordo com o artigo 2º da Lei nº 4.320/1964, a lei do orçamento conterá a discriminação da receita e da despesa de forma a evidenciar a política econômica financeira e o programa de trabalho do governo, obedecidos os princípios de anualidade, de unidade e
Examine os exemplos a seguir:
I - Esperei-te longo tempo, mas nunca chegavas.
II - Nesses dias apáticos, nada me aborrece.
III - Quando verei-te outra vez?
IV - Tirei os sapatos quando cheguei, para não incomodar-te.
Indique a alternativa correta quanto ao uso dos pronomes átonos acima.
Na frase “Os sócios venderam a empresa a preço de banana”, ao transferir o tempo verbal para a voz passiva sintética, a estrutura do verbo ficará da seguinte forma: