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A Psicologia do Desenvolvimento se caracteriza como a área que estuda o desenvolvimento humano. Assinale a alternativa correta sobre a Psicologia do Desenvolvimento.

Emilia Ferreiro, importante e conhecida estudiosa da Educação, caracteriza os níveis de desenvolvimento da escrita no processo de alfabetização da criança, conforme categorização apresentada abaixo. Seus estudos se inserem em um conjunto de teorias chamado de “Psicogênese da língua escrita". Quanto aos níveis de desenvolvimento da escrita durante o processo de alfabetização, preencha as lacunas relacionando a elas os itens a seguir.

(1) Nível Pré-Silábico

(2) Nível Silábico

(3) Nível Silábico-Alfabético

(4) Nível Alfabético

( ) A criança começa a identificar as partes da palavra, estabelecendo relações com a sonoridade dessas partes. A criança faz corresponder uma grafia a cada parte.

( ) Caracteriza-se pela correspondência entre fonemas e grafias. Geralmente as crianças já conseguem ler e expressar graficamente o que pensam ou falam.

( ) Fase gráfica primitiva – símbolos e pseudoletras, misturadas com letras e números. As crianças escrevem letras, bolinhas e números, como se soubessem escrever, sem uma preocupação com as propriedades sonoras da escrita.

( ) Nesse nível existem duas formas de correspondência entre sons e grafia. A criança costuma usar somente as vogais, porque combina com uma porção de palavras, mas para ela, em uma palavra, não pode repetir a mesma letra duas ou mais vezes numa escrita, pois assim o resultado será algo “não legível".

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

A seguir foram apresentadas algumas instâncias que têm relação com a Gestão Educacional e a definição (explicação) do que representa cada instância. A partir dos princípios que regem a gestão democrática da escola, preencha as lacunas relacionando a elas os itens a seguir. (1) Projeto Político-Pedagógico (PPP) (2) Grêmio Estudantil (3) Conselho Escolar (4) Reunião Pedagógica (5) Gestão Democrática ( ) Definição coletiva dos objetivos e metas comuns à escola como um todo. Permite a participação de toda a comunidade escolar por meio de relações horizontais no interior da escola. ( ) Princípio norteador da organização escolar. É definida como condição para que a escola ultrapasse os limites técnicos e exerça, também, papel político, sendo a própria participação da comunidade um elemento educativo. ( ) Tem a função de gerir coletivamente a escola, tomando decisões a respeito da administração de pessoal, materiais e recursos financeiros, em uma perspectiva democrática de organização da escola. É formado por membros de todos os segmentos da comunidade escolar. ( ) Órgão de representação dos estudantes sem fins lucrativos, com objetivos cívicos, culturais, educacionais, desportivos e sociais. ( ) Espaço destinado à discussão de questões relativas a aspectos administrativos e pedagógico. Trata também de conteúdos escolares, bem como do papel da escola perante alunos, família e comunidade. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

Um dos conceitos mais importantes desenvolvidos por Vygotsky a respeito da compreensão dos processos de ensino e aprendizagem é sobre a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP). Esse conceito promoveu muitas discussões no campo da Educação acerca do papel do professor enquanto mediador e não como transmissor do conhecimento. Acerca desse conceito observe a imagem e em seguida assinale a alternativa que apresenta corretamente o conceito de Vygotsky.

A Lei n.º 11.738/2008 altera um artigo da Constituição Federal e institui o piso salarial do professor. Acerca desse mote, é correto afirmar que o piso salarial profissional nacional é o valor

Tendo por base que os processos mentais são interações entre aquilo que uma pessoa faz e o ambiente em que o faz, assinale a opção que contém apenas processos mentais.

Em Educação, a avaliação ocorre em vários níveis: do processo-ensino aprendizagem, do currículo, do professor, da metodologia adotada, do funcionamento da instituição como um todo. A Avaliação da aprendizagem, de acordo com Gardner, deve ser ecologicamente válida, ou seja, deve ser realizada em ambientes habituais, com a utilização de materiais já conhecidos por quem está sendo avaliado." (RODRIGUES, 2016).

Assinale a alternativa correta acerca dos Tipos de Avaliação da Aprendizagem

O conceito de capital, na análise social, foi desenvolvido por Pierre Bourdieu para referir-se não apenas ao capital na sua forma econômica, mas também a sua forma cultural e social. Trata-se do conjunto de recursos, competências desenvolvidas e conhecimentos adquiridos, baseados em uma cultura considerada legítima, que são capazes de beneficiar e conferir distinção social aos indivíduos que os possuem. A partir do que foi lido acima, preencha as lacunas relacionando a elas os itens a seguir.

1 - Capital econômico.

2 - Capital social.

3 - Capital cultural.

( ) Sob a forma de dispositivos duráveis, apresentam-se como principais elementos constitutivos os gostos, o domínio maior ou menor da língua culta e informações sobre o mundo escolar. É um componente do ambiente familiar que atua de forma mais marcante na definição do futuro escolar dos descendentes.

( ) Esse capital, sob forma de diferentes fatores de produção e de conjunto de bens, é acumulado, reproduzido e ampliado por meio de estratégias específicas de investimento. É um recurso muito útil para a determinação ou reprodução das posições sociais.

( ) São redes, tais como família, escola, clube, etc., que dão ao indivíduo o sentimento de pertencimento a um determinado grupo. Pode ser especialmente importante para certas atividades.

Assinale a alternativa que contém a sequência correta.

Leia atentamente as asserções abaixo:

I - “Na família contemporânea, a noção de respeito não desapareceu, ela mudou de sentido. Ela marca, doravante, o reconhecimento, não mais de uma autoridade superior, mas do direito de todo indivíduo, pequeno ou grande, de ser considerado uma pessoa" (SINGLY, 2011).

Portanto,

II - “No bojo desse movimento emergem novos valores educacionais, preconizando o respeito pela individualidade e pela autonomia juvenis, o liberalismo nas relações entre pais e filhos. Em suma, os pais tornam-se provedores de bem-estar psicológico para os filhos" (NOGUEIRA, 2006).

Acerca da relação entre as asserções apresentadas acima, é correto afirmar que

Segundo Luckesi (1994) existem “diversas tendências teóricas que pretenderam dar conta da compreensão e da orientação da prática educacional em diversos momentos e circunstâncias da história humana. Desse modo, estaremos aprofundando a compreensão da articulação entre filosofia e educação, que, aqui, atinge o nível da concepção filosófica da educação, que se sedimenta em uma pedagogia." Assinale a alternativa que preencha corretamente as lacunas de acordo com o papel da escola, para cada tendência pedagógica.

I. _________________________. A atuação da escola consiste na preparação intelectual e moral dos alunos para assumir sua posição na sociedade. O compromisso da escola é com a cultura, os problemas sociais pertencem à sociedade. O caminho cultural em direção ao saber é o mesmo para todos os alunos, desde que se esforcem.

II. ________________________. A finalidade da escola é adequar as necessidades individuais ao meio social e, para isso, ela deve se organizar de forma a retratar, o quanto possível, a vida. Todo ser dispõe dentro de si mesmo de mecanismos de adaptação progressiva ao meio e de uma consequente integração dessas formas de adaptação no comportamento.

III. ______________________. Num sistema social harmônico, orgânico e funcional, a escola funciona como modeladora do comportamento humano, por meio de técnicas especificas. A educação escolar compete organizar o processo de aquisição de habilidades, atitudes e conhecimentos específicos, úteis e necessários para que os indivíduos se integrem na máquina do sistema social global.

IV. ______________________. Acentua-se nessa tendência o papel da escola na formação de atitudes, razão pela qual deve estar mais preocupada com os problemas psicológicos do que com os pedagógicos ou sociais. Todo esforço está em estabelecer um clima favorável a uma mudança dentro do indivíduo, isto é, a uma adequação pessoal às solicitações do ambiente.

Acerca da avaliação na Educação Infantil, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil afirmam que “As instituições de Educação Infantil devem criar procedimentos para acompanhamento do trabalho pedagógico e para a avaliação do desenvolvimento das crianças [...]" (BRASIL, 2010).

Assinale a alternativa a seguir que completa corretamente a citação acima.

No desenvolvimento humano, encontramos três grandes correntes, a saber: a inatista, a ambientalista e a sócio-histórica. Leia atentamente os itens a seguir e depois assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.

I. Abordagem ______________. Pautada nas ideias empiristas e positivistas de Francis Bacon (1561-1626), John Locke (1632-1704) e Augusto Comte (1798-1857), essa abordagem atribui exclusivamente ao ambiente a constituição das características e capacidades humanas, destacando a experiência como fonte de conhecimento e de formação de hábitos de comportamento.

II. Abordagem______________. Está fundamentada nas ideias racionalistas e tem como base as filosofias de René Descartes (1596-1650), Baruch Espinoza (1632-1677) e Immanuel Kant (1724-1804). Privilegia a razão, em detrimento da experiência, como a única forma de se chegar ao conhecimento e considera que tudo existe a priori.

III. Abordagem ______________. Entendendo o homem como um ser construído pelas forças históricas e sociais, fruto da sociedade e da cultura em que está inserido, essa abordagem tem como fundamento os princípios do materialismo dialético de Karl Marx (1818-1883) e Georg Wilhelm Friedrich Hegel (1770-1831).

Um dos principais sociólogos que contribuiu para os estudos da área da Sociologia da Educação foi Pierre Bourdieu. Ele desenvolveu os conceitos relacionados às Teorias da Reprodução. Tais teorias defendem que a escola é um “aparelho ideológico do Estado” responsável por reproduzir as estruturas presentes na sociedade. Uma das contribuições mais relevantes desenvolvida por Bourdieu é o conceito de Violência Simbólica. Sobre esse conceito, assinale a definição correta.

De acordo com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, “a educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades, realiza o atendimento educacional especializado, disponibiliza os recursos e serviços e orienta quanto a sua utilização no processo de ensino e aprendizagem nas turmas comuns do ensino regular. O atendimento educacional especializado tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas." (MEC, 2005).

Assinale a alternativa que apresenta recursos do Atendimento Educacional Especializado.

Segundo Luckesi (1990) “a educação é um típico 'que-fazer' humano, ou seja, um tipo de atividade que se caracteriza fundamentalmente por uma preocupação, por uma finalidade a ser atingida. A educação dentro de uma sociedade não se manifesta como um fim em si mesma, mas sim como um instrumento de manutenção ou transformação social. Assim sendo, ela necessita de pressupostos, de conceitos que fundamentem e orientem os seus caminhos. A sociedade dentro da qual ela está deve possuir alguns valores norteadores de sua prática. Não é e nem pode ser a prática educacional que estabelece os seus fins. Quem o faz é a reflexão filosófica sobre a educação dentro de uma dada sociedade." Dessa forma, podemos afirmar que as relações entre Educação e Filosofia parecem ser

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