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As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil trazem a definição de criança como sendo “sujeito histórico e de direitos, que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura" (BRASIL, 2010). Assim sendo, as práticas pedagógicas na Educação Infantil devem ter como eixos norteadores

Podemos agrupar os estudos da Psicologia do Desenvolvimento didaticamente em quatro fases, conforme sistematizaram Biaggio e Monteiro (1998). Leia atentamente os itens a seguir e depois assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas. I) ____________ fase. As primeiras décadas foram marcadas por estudos fortemente influenciados por teorias behavioristas e teorias da Aprendizagem Social. Posteriormente, houve o fortalecimento das Teorias Piagetianas no campo do desenvolvimento. Nos últimos anos, assistiu-se à chegada dos pressupostos cognitivistas à Psicologia do Desenvolvimento, reativando o interesse nas bases biológicas do comportamento. II) _____________ fase. Por causa das guerras e de suas consequências, caracterizou-se pela escassez de investimentos em pesquisas. O interesse pelo estudo da criança ainda prevaleceu centrado no estabelecimento das variáveis que afetam o desenvolvimento. III) _____________ fase. A Psicologia do Desenvolvimento assume uma posição interdisciplinar, e o estudo do desenvolvimento passa a considerar todo o ciclo da vida. Os objetos de estudo permanecem, mas se observa a utilização de novos paradigmas e métodos de pesquisa. IV) _____________ fase, marcada pelos estudos do desenvolvimento intelectual, da maturação e do crescimento. Apesar de se estudarem, nesse período, o envelhecimento e a adolescência, o estudo sobre a criança era o alvo das atenções e dos investimentos.

O currículo é um documento que apresenta os conteúdos que deverão ser trabalhados em sala de aula, em cada nível de escolarização. Contudo, os Estudos Curriculares mostraram que a seleção dos conteúdos a serem abordados está permeada de valores que refletem concepções históricas e filosóficas acerca da Educação. As teorias mais conhecidas e aceitas no meio acadêmico que tratam do currículo podem ser divididas em três: Teorias Tradicionais, Teorias Críticas e as Teorias Pós-Críticas. Com base na contextualização, preencha as lacunas relacionando a elas os itens a seguir. (1) Teorias Tradicionais. (2) Teorias Pós-Críticas. (3) Teorias Críticas. ( ) Trazem elementos como identidade, alteridade, diferença, subjetividade, significação e discurso, saber-poder, representação, cultura, gênero, raça, etnia, sexualidade e multiculturalismo, enfatizando o conceito de discurso ao de ideologia. ( ) Empregam conceitos de ensino, aprendizagem, avaliação, metodologia, didática, organização, planejamento, eficiência e objetivos em que fica explícita a preocupação com questões de organização. Dentro dessa linha de pensamento, uma concepção tradicional de currículo estaria basicamente preocupada com a questão “como planejar um currículo.” ( ) Enfatizam a ideologia, a reprodução cultural e social, o poder, a classe social, o capitalismo, as relações sociais de produção, a conscientização, a emancipação e a libertação, o currículo oculto e a resistência, revelando a existência de um deslocamento do eixo dos conceitos simplesmente pedagógicos de ensino e aprendizagem para um eixo que privilegia os conceitos de poder e ideologia. Para se deter nesta questão, a concepção crítica deveria realizar uma compreensão reflexiva sobre o que esse objeto é em sua essencialidade histórica e material. Assinale a sequência correta.

Paulo Freire, por meio de suas obras, trouxe grandes contribuições para a Educação e se tornou um dos teóricos brasileiros mais conhecidos no mundo. Leia abaixo um trecho retirado do livro Educação e Mudança:

“[...] e é porque se integra na medida em que se relaciona, e não somente se julga e se acomoda, que o homem cria, recria e decide" (FREIRE, [1979] 2008, p. 64).

Esse fragmento de texto remete a ideia de que

Tendo em vista a importância da utilização da tecnologia computacional na área educacional, é indiscutível e necessária, seja no sentido pedagógico, seja no sentido social. Dessa forma […]

Assinale a alternativa correta que completa o raciocínio acima.

No que se refere às modalidades da chamada Pedagogia Nova, leia atentamente os itens a seguir e depois assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas. I) Pedagogia _______________ - advogou a reordenação do processo educativo de maneira a torná-lo objetivo e operacional. De modo semelhante ao que ocorreu no trabalho fabril, pretendeu-se a objetivação do trabalho pedagógico. II) Pedagogia _______________ - a defesa do ensino popular gratuito, laico e técnico-profissional. Reivindicando o ensino público, criticavam a inoperância governamental no que se refere à instrução popular e fomentaram o surgimento de escolas operárias e de bibliotecas populares. III) Pedagogia _______________ - valoriza o interesse e a iniciativa dos educandos, dando prioridade aos temas e problemas mais próximos de suas vivências. Põe no centro do trabalho educativo temas e problemas políticos e sociais. IV) Pedagogia _______________ - Essa pedagogia é tributária da concepção dialética, tendo fortes afinidades com a psicologia desenvolvida pela “Escola de Vigotski”. A educação é entendida como o ato de produzir, direta e intencionalmente, em cada indivíduo singular, a humanidade que é produzida histórica e coletivamente pelo conjunto dos homens.

Reflexões atuais sobre o ensino da Língua Portuguesa inserem-no na perspectiva do Letramento como forma de assegurar à criança os conhecimentos essenciais para as práticas sociais de leitura e escrita. Acerca das práticas de leitura e produção de gêneros escritos nos anos iniciais do Ensino Fundamental, leia atentamente e marque V para (verdadeiro) e F para (falso) nas afirmativas abaixo. ( ) Não há uma relação entre o trabalho com as práticas de leitura em sala de aula para a formação de produtores de texto competentes. ( ) Ler não é apenas decodificar, mas também produzir sentido. ( ) É considerado analfabeto funcional, o sujeito que consegue razoavelmente fazer a decodificação da escrita, mas não consegue produzir sentido a partir daquilo que lê. ( ) Da mesma forma que se deve ensinar leitura como um mero processo de decodificação, se deve ensinar a escrever por meio de práticas centradas somente na codificação de sons em letras. ( ) A importância das atividades de produção de texto em pequenos grupos, para estimular a compreensão dos diferentes papéis que se pode assumir, em relação aos textos escritos, como a de redator, de revisor, de avaliador, etc. A sequência correta é

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil orientam que essa fase da escolarização deve estar associada a novos padrões de qualidade, que advêm das concepções de desenvolvimento adotadas pelas instituições, considerando as crianças nos seus contextos sociais, ambientais, culturais e efetivando as interações e práticas sociais. Nessa perspectiva, as instituições de Educação Infantil devem apoiar-se, substancialmente, nos seguintes pontos:

A Lei n.º 9394/96 traz o princípio da gestão democrática na Educação, conforme se lê em seu art. 14: “os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios:

I. participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola;

II. participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes;

III. seleção de conteúdos curriculares e metodologias apropriadas às reais necessidades e interesses dos alunos da zona rural;

IV. aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.

Após a leitura, assinale a alternativa em que estão elencados apenas os princípios da gestão democrática.

O uso do computador no ambiente escolar, tanto em secretaria como em laboratórios de informática é algo que tem se tornado corriqueiro. Dessa forma, torna-se necessário que os profissionais da educação conheçam essa tecnologia e as terminologias usadas. Selecione a opção que completa corretamente a frase a seguir: “No vocabulário da informática sempre encontramos palavras estrangeiras, pois importamos muitas tecnologias de outros países. Por isso, é muito importante…"

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