Julgue os itens que se seguem, a respeito do planejamento em orientação educacional e do projeto político-pedagógico.
Tomada de decisão é o elemento mais importante no
cumprimento dos objetivos do planejamento.
Em relação ao projeto político-pedagógico em seu aspecto organizacional e participativo, julgue os itens a seguir
A construção do projeto político-pedagógico caracteriza-se por
ser um processo democrático de decisões, em que é instaurado
um modo de organização do trabalho que supere os conflitos,
elimine as relações competitivas e autoritárias e rompa com a
rotina burocrática e impessoal.
Em relação ao projeto político-pedagógico em seu aspecto organizacional e participativo, julgue os itens a seguir
A descrição e a problematização da realidade, sua
compreensão crítica e a proposição coletiva de alternativas de
ação são três momentos do processo de avaliação do
planejamento.
Com relação ao processo de ensino e aprendizagem e a seus elementos constitutivos, julgue os itens que se seguem.
Os objetivos gerais de um plano de ensino expressam a
expectativa relacionada aos resultados que serão alcançados
pelos alunos nas esferas do conhecimento, das habilidades e
das atitudes.
No que se refere aos processos de avaliação nos espaços institucionais, julgue os itens a seguir.
A assimilação do conteúdo é o foco principal em ações de
aprendizagem no contexto de treinamento, desenvolvimento e
educação (TD&E).
Acerca da plataforma Moodle (modular object-oriented dynamic learning environment) e de cursos a distância, julgue os itens subsequentes.
Os espaços de discussão de temas previamente propostos pelos
autores na plataforma Moodle são chamados de comunidades
hub.
No que concerne a novas tecnologias aplicadas à educação, julgue os próximos itens.
Fóruns ou listas de discussão são espaços on-line criados para
se debater assuntos acerca dos quais os participantes tenham
realizado estudos prévios.
A respeito de interdisciplinaridade e de globalização do conhecimento, julgue os itens seguintes.
A didática contém características de interdisciplinaridade em
função de suas próprias características, originadas da
necessidade de os objetivos da aprendizagem terem sentido
para os estudantes.
Julgue os itens subsequentes, acerca da construção coletiva e da gestão do conhecimento nas organizações.
As organizações que se ocupam com a gestão e a construção
coletiva do conhecimento colocam no centro do processo a
dialogicidade e o contato entre os envolvidos.
Ainda a respeito da construção coletiva e da gestão do conhecimento nas organizações, julgue os próximos itens.
Ao longo da história da gestão de conhecimento nas
organizações, a informação e o conhecimento têm sido os
principais fatores de diferenciação da competitividade
organizacional.
Com relação à ação pedagógica em projetos sociais, julgue os itens que se seguem.
Diagnóstico do problema, elaboração preliminar da proposta
de trabalho e desenvolvimento e complementação do processo
constituem as três fases da ação pedagógica na elaboração do
projeto social.
No que se refere aos fundamentos da educação em suas dimensões filosófica, social, cultural, política e pedagógica, julgue os itens subsequentes.
Segundo Anísio Teixeira, aprender é um processo ativo de agir
e reagir à situação real da vida, em que a reconstrução da
experiência compõe o fenômeno educativo.
No que se refere aos fundamentos da educação em suas dimensões filosófica, social, cultural, política e pedagógica, julgue os itens subsequentes.
A educação é um fenômeno próprio dos seres humanos, assim,
compreender a natureza da educação é compreender a natureza
humana por meio das ferramentas culturais criadas pelo
homem.
Julgue os itens seguintes, relativos à aprendizagem organizacional e ao desenvolvimento de competências como conhecimentos, habilidades e atitudes.
Em face da crise do emprego e da valorização de
potencialidades individuais, as negociações coletivas
orientam-se pelas categorias de trabalhadores, com base em
normas e regras pactuadas coletivamente e aplicadas
individualmente.
Em relação ao projeto político-pedagógico em seu aspecto organizacional e participativo, julgue os itens a seguir
O projeto político-pedagógico é uma ação intencional, com
sentido explícito, compromisso sociopolítico e interesses reais
e coletivos da população majoritária definido coletivamente.