Em relação ao projeto político-pedagógico em seu aspecto organizacional e participativo, julgue os itens a seguir
A avaliação é um ato dinâmico que qualifica e oferece
subsídios ao projeto político-pedagógico e orienta as ações dos
educadores e educandos. Ela tem um compromisso amplo, não
somente quanto a eficiência e a eficácia, mas também com os
resultados da própria organização do trabalho pedagógico.
Com relação ao processo de ensino e aprendizagem e a seus elementos constitutivos, julgue os itens que se seguem.
Por meio do planejamento de ensino, o professor direciona
suas ações para alcançar metas específicas, define estratégias
e recursos necessários para atingir os objetivos e propõe meios
de se avaliar os resultados obtidos.
No que se refere aos processos de avaliação nos espaços institucionais, julgue os itens a seguir.
Entre os resultados imediatos gerados por uma ação, a reação
é a que demonstra o grau de utilidade e o nível de dificuldade
do curso, bem como o grau de satisfação de seus participantes.
Acerca da plataforma Moodle (modular object-oriented dynamic learning environment) e de cursos a distância, julgue os itens subsequentes.
O Moodle é um ambiente virtual de aprendizagem cuja
concepção pedagógica está fundamentada na aprendizagem
colaborativa e na concepção socioconstrutivista.
Julgue os itens subsequentes, acerca da construção coletiva e da gestão do conhecimento nas organizações.
A sociedade do conhecimento substitui a industrial e tem o
próprio conhecimento como novo fator de produção e motor da
economia.
Julgue os itens subsequentes, acerca da construção coletiva e da gestão do conhecimento nas organizações.
A gestão do conhecimento, que busca inovação e criatividade,
favorece a mobilização das experiências dos envolvidos, que,
por sua vez, contribuem para ações racionais e decisivas.
Com relação à ação pedagógica em projetos sociais, julgue os itens que se seguem.
Nos projetos sociais, a ação pedagógica objetiva a promoção
da aprendizagem dos sujeitos em diferentes fases do
desenvolvimento humano e em diversos níveis e modalidades
do processo educativo.
No que se refere aos fundamentos da educação em suas dimensões filosófica, social, cultural, política e pedagógica, julgue os itens subsequentes.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
(Lei n.º 9.394/1996), em seu art. 14, determina que os sistemas
de ensino definam normas de gestão democrática do ensino
público da educação básica mediante as orientações políticas
nacionais. Para que essas sejam efetivadas, deverá ser
respeitado o princípio da responsabilidade, o qual indica a
exclusiva participação do corpo técnico na elaboração do
projeto político-pedagógico.
Julgue os itens a seguir, acerca da educação corporativa.
Segundo a teoria do capital intelectual, quanto maior a
escolaridade do indivíduo, maiores serão suas chances de
aumento de renda.
Julgue os itens seguintes, relativos à aprendizagem organizacional e ao desenvolvimento de competências como conhecimentos, habilidades e atitudes.
Nas últimas décadas, o conceito de qualificação sofreu
mudanças, as quais o aproximaram de competência, e uma
delas é a valorização dos conhecimentos formais certificados
por diplomas em detrimento dos saberes tácitos e sociais.
Julgue os itens que se seguem, a respeito do planejamento em orientação educacional e do projeto político-pedagógico.
O planejamento compreende um processo de organização e de
estruturação de ações intencionais para atingir os objetivos
estabelecidos sobre a realidade.
Com relação ao processo de ensino e aprendizagem e a seus elementos constitutivos, julgue os itens que se seguem.
A escola tecnicista valoriza as técnicas de ensino e concebe o
professor e o aluno como cumpridores de tarefas.
No que se refere aos processos de avaliação nos espaços institucionais, julgue os itens a seguir.
O modelo integrado de avaliação do impacto do treinamento
no trabalho (IMPACT) propõe e apresenta instrumentos para
a mensuração da aprendizagem no contexto organizacional.
No que se refere aos processos de avaliação nos espaços institucionais, julgue os itens a seguir.
O marco lógico, adotado como ferramenta de planejamento e
avaliação, serve para medir as relações entre as ações de
TD&E e os resultados pretendidos em termos de desempenhos
individuais, organizacionais e de grupos e equipes de trabalho.
Acerca da plataforma Moodle (modular object-oriented dynamic learning environment) e de cursos a distância, julgue os itens subsequentes.
É necessário configurar, na criação de um curso no Moodle, o
formato, que se refere à organização dos conteúdos no
ambiente virtual de aprendizagem.