A avaliação escolar é uma ideia qualitativa sobre dados relevantes do processo de ensino e aprendizagem que auxilia o professor a tomar decisões sobre o seu trabalho. Segundo LIBÂNEO (2013), a avaliação escolar cumpre pelo menos três funções:
I. A função formativa, que se refere ao papel da avaliação no cumprimento do
II. A função de diagnóstico, que permite identificar progressos e dificuldades dos alunos e a atuação do professor que, por sua vez, determinam modificações do processo de ensino para melhor cumprir as exigências dos objetivos.
III. A função controle, que se refere aos meios e à frequência das verificações e de qualificação dos resultados escolares, possibilitando o diagnóstico das situações didáticas.
Analise as afirmativas e assinale a alternativa CORRETA:
Em reunião de equipe de trabalho de dada unidade educacional, o(a) Auxiliar de Vida Escolar foi convidado pela direção para compor a “APM” (Associação de Pais e Mestres). Qual a função da APM na vida escolar?
Leia o trecho abaixo e depois responda:
“[...] não é possível imaginar que a saída para a compreensão e o manejo da indisciplina resida em alguma instância alheia _______________, ou que esta permaneça sempre a reboque das determinações extra-escolares. Abstenhamo-nos, pois, de demandar uma ação mais efetiva da família, uma melhor definição social do papel escolar, ou mesmo um maior abrigo das teorias pedagógicas." (Aquino, 1996, p. 50).
O fragmento CORRETO que completa a citação acima do autor é:
Leia com atenção:
(__) - Elaboração de provas justas e bem dosadas desestimula o aluno a estudar mais;
(__) - Elaboração de provas justas e bem dosadas diminui ou até mesmo elimina a “famosa cola", ou seja, afasta um dos maiores atritos que existem entre aluno e professor;
(__) - Trabalhos interessantes que desafiem a capacidade do estudante, e que não gerem angústia e nem desânimo pelo grau de dificuldade, são inócuos no processo ensino aprendizagem;
(__) - Procure aplicar aulas diferentes, usando dos recursos disponíveis e sendo criativo para improvisar materiais que levem a um melhor entendimento da disciplina por parte do aluno.
Levando-se em consideração que (v) significa verdadeiro e (f) significa falso, a sequência correta das proposições acima é:
Maria Helena chega à escola para iniciar sua carreira docente. Primeiramente dialoga com a Diretora sobre os documentos que serão necessários para encaminhar sua intenção Pedagógica. Professora Joana, Diretora adjunta, entrega a professora uma cópia do Projeto Político Pedagógico. Que documento é este?
A escola de qualidade social adota como centralidade o diálogo, a colaboração, os sujeitos e as aprendizagens, o que pressupõe, sem dúvida, atendimento a requisitos tais como:
Como pode ser classificado o tipo de escrita no exemplo da figura?
Quanto ao planejamento e à organização do trabalho pedagógico, julgue os itens subsecutivos.
Um ponto prescindível do planejamento escolar é a filosofia que se pretende adotar para a educação que se quer oferecer, considerando o conjunto de princípios que evidenciam o valor da pessoa e da escola na sociedade.
- O regimento escolar, quando discutido e aprovado pela comunidade escolar, conhecido por todos, constitui-se em um dos instrumentos de:
A Escola que tem uma proposta pedagógica elaborada e acompanhada coletiva e sistematicamente, a fim de favorecer o envolvimento ativo dos colegas professores nas atividades de planejamento e avaliação escolar, deve levar em conta:
A escola pública que queremos é caracterizada por ensinar bem a todos, enquanto uma instituição educacional que requer profissionalismo. Sob esse ponto de vista o professor deve participar efetivamente do Projeto Político Pedagógico- PPP, alicerçando a sua prática:
No que se refere aos processos de avaliação nos espaços institucionais, julgue os itens a seguir.
O marco lógico, adotado como ferramenta de planejamento e
avaliação, serve para medir as relações entre as ações de
TD&E e os resultados pretendidos em termos de desempenhos
individuais, organizacionais e de grupos e equipes de trabalho.
A avaliação mediadora e formativa tem como um dos princípios básicos a análise do desenvolvimento efetivo do aluno ao longo do processo, valorizando as possibilidades de avanço em seu processo de aprendizagem. Assim, esse tipo de avaliação deve servir para
O princípio da autonomia das escolas