O texto abaixo é um fragmento de entrevista feita a Vinicius de Moraes em 1979 e servirá para responder a próxima questão
"A publicação de antologia dos meus poemas pela Aguilar (editora) foi um dos partos mais difíceis e demorados que já houve, tudo por despreocupação minha." O significado para vocábulo antologia, em destaque, está em:
No início da manhã quando um posto de combustíveis abriu as portas para os trabalhos, um tanque possuía 7,8 m 3 de gasolina. No final do dia, quando foram lacradas as bombas que retiram gasolina deste tanque, percebeu-se que estas registravam um total de 4.500 litros de gasolina retirados (pelos abastecimentos ao longo do dia), logo restaram no tanque: (em cm3):
A Amazônia Legal, estabelecida no artigo 2 da lei nº 5.173, de outubro de 1966, representa 59% do território brasileiro, distribuído por 775 municípios, onde viviam em 2000, segundo o Censo Demográfico, 20,3 milhões de pessoas (12,32% da população nacional), sendo que 68,9% desse contingente em zona urbana. Assinale a alternativa que apresenta um estado que não faz parte da Amazônia Legal:
A identificação de níveis de performance (eficiência) de habilidades motoras depende: (Galdino, 2005)
Após realizar a seleção dos conteúdos ou conhecimentos de ensino, o professor de Educação Física necessita, segundo Turra et. al (1986) ―organizá-los sequencialmente‖ obedecendo os seguintes critérios:
Os Parâmetros Curriculares Nacionais, referentes ao Ensino Fundamental, apresentam três princípios que norteiam a Educação Física no Ensino Fundamental, são eles:
"O princípio da inclusão do aluno é o eixo fundamental que norteia a concepção e a ação pedagógica da Educação Física escolar, considerando todos os aspectos ou elementos, seja na sistematização de conteúdos e objetivos, seja no processo de ensino e aprendizagem, para evitar a exclusão ou alienação na relação com a cultura corporal de movimento" (PCN, 1998). Neste contexto, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) apontam para uma perspectiva metodológica de ensino e aprendizagem que busque: I - A competição. II - A participação individual. III – O desenvolvimento da autonomia. IV - A afirmação de valores e princípios democráticos. A partir do exposto é correto o que se afirma em:
As placas dos automóveis no Brasil são compostas de 3 letras do nosso alfabeto e quatro algarismos, nessa ordem. O número de placas que podem ser formadas com as letras A, Z e E, cujos dois primeiros algarismos são 1 e 0, nessa ordem é:
As raízes da equação x 2 - 8x + 7 + 0 são o primeiro e segundo termos de uma sequência aritmética crescente. A razão dessa sequência é:
Com relação aos símbolos oficiais do município de Seara estabelecido por meio da Lei nº 46, de 24 de fevereiro de 1971 e alteração segundo a Lei n.º 1451/2007 é verdadeiro, exceto:
Analise as afirmações a seguir:
Segundo, Ferreira, Gallati e Paes (2005) "o jogo é um patrimônio cultural da humanidade que deve ser compreendido como uma manifestação social presente em nossa cultura em todas as fases da vida".
PORQUE
Quando for utilizado como recurso pedagógico para o ensino-aprendizagem dos esportes, pode ser considerado como um fenômeno de possibilidade única porque estão em jogo as suas pluralidades.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
"Em Educação Física Escolar, a avaliação é sempre desprestigiada, considerando-se que, o trabalho pedagógico é baseado em atividades "práticas" e, nem sempre, o professor define claramente as finalidades da disciplina" (Campos, 2011).
A partir do exposto, aponte, nas opções citadas, o que é importante considerar no processo de avaliação:
I – Objetivos propostos e conteúdos trabalhados.
II - Os aspectos motores ligados às atividades físicas.
III - Os aspectos socioafetivos ligados aos valores humanos.
IV – A performance dos movimentos esportivizados ensinados em aula.
V – Os aspectos cognitivos ligados à reflexão sobre as ações motoras realizadas.
Neste contexto:
Relacione as colunas:
A sequência correta é:
"A Educação Física escolar deve dar oportunidades a todos os alunos para que desenvolvam suas potencialidades, de forma democrática e não seletiva, visando seu aprimoramento como seres humanos". (PCN, p.29). Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, é tarefa da Educação Física escolar, garantir aos alunos o acesso a práticas corporais da cultura:
Observe: “Fui me confessar ao mar. O que ele disse? Nada." - Lygia Fagundes Telles - A figura ou vício de linguagem observada na construção acima pode ser classificado como: