Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 36 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Santa Catarina está no topo do ranking de desenvolvimento humano e econômico. A qualidade de vida do estado é uma das maiores do país e o índice de expectativa de vida é superior à média nacional. Além disso, Santa Catarina tem a melhor distribuição de renda entre todos os estados brasileiros e os menores índices de pobreza, analfabetismo e violência. Nas últimas três décadas, a economia catarinense cresceu 340% e hoje o estado possui o 4° maior PIB per capita do Brasil. Segundo as estimativas do IBGE, com dados divulgados em julho do corrente ano, expectativa de vida a nível nacional e do estado de Santa Catarina, respectivamente está apresentada em:


Fonte: http://turismo.sc.gov.br/o-estado/ e https://ndonline.com.br/florianopolis/noticias/santa-catarina-tem-a-maior-expectativa-de-vida-ate-2060-segundo-ibge

Com base na seguinte tabela gerada no Microsoft Excel:


Ao selecionar toda tabela, pedir para Copiar e acionar a opção Colar – Transpor (T), conforme representado na figura a seguir, na Célula D1:


Qual será o resultado do processo?

Dentro do processo de ensino esportivo, Paes (2002), propõe que se deve abordar, além do ensino da modalidade esportiva a ser praticada, o desenvolvimento motor, as inteligências, a auto-estima e os princípios essenciais para a educação do ser humano, Neste contexto, os princípios essenciais para a educação do ser humanos os quais o autor se refere são:

I- Cooperação e competição.

II- Competição e co-educação.

III- Participação e co-educação.

IV- Cooperação e convivência.

V- Emancipação e participação.

A partir do exposto, é correto o que se afirma em:

"O pensar e agir interdisciplinar se apoiam no princípio de que nenhuma fonte de conhecimento é em si mesma completa e que, pelo diálogo com as outras formas de conhecimento, de maneira a se interpenetrarem, surgem novos desdobramentos na compreensão da realidade de sua representação" (Ferreira, 2006).

Segundo os pressupostos que norteiam o trabalho interdisciplinar referentes aos conteúdos desenvolvidos na Educação Física, marque V para as alternativas verdadeiras e F para as alternativas falsas:

( ) Nas aulas de Educação Física podem-se ser ampliados os estudos referentes a convivência humana.

( ) Por meio da Educação Física integrada a disciplinas como o Português e Arte, poderão ser abordados temas referentes a ética e a cidadania.

( ) A ação mental, exemplificada pelas quatro operações matemáticas, são ações específicas da disciplina de matemática, já que na Educação Física não existe espaço para serem desenvolvidos conteúdos que envolvam o raciocínio lógico.

( ) Os estudos referentes a hábitos alimentares, composição dos alimentos, cadeia alimentar, gasto energético são conteúdos que podem ser abordados de uma forma interdisciplinar na Educação Física.

A sequência correta é:

Em um jogo recreativo de futsal, desenvolvido em uma aula de Educação Física, o professor propôs que sempre que um participante marcasse gol, este passaria a fazer parte da equipe contrária à sua. Ao final do tempo destinado ao jogo, não houve uma equipe vencedora mas sim, a participação coletiva de todos. Esta atitude do professor, em mudar a dinâmica do jogo de futsal fez com que o jogo se transformasse em um jogo:

O texto abaixo é um fragmento de entrevista feita a Vinicius de Moraes em 1979 e servirá para responder a próxima questão


"E, sobretudo, haver a realização, ou pelo menos um arremedo de realização, de uma organização social mais justa, com uma melhor distribuição da riqueza..." A palavra que não pode substituir o vocábulo em destaque observando o sentido proposto encontra-se em:

O professor de Educação Física ao trabalhar com um aluno cego, precisa ficar atento a algumas questões que favoreçam a inserção deste aluno nas atividades desenvolvidas em aula. Nas aulas que trabalha com os esportes utiliza:

Ao realizar uma atividade esportiva competitiva, existem dois principais objetivos a serem alcançados – jogar bem e vencer. Porém não se deve tentar vencer a qualquer preço ou utilizando qualquer maneira. Vencer de forma limpa, sem trapacear, ter atitudes respeitosas durante o jogo bem como conhecer os limites do que é proibido e do que é permitido estão ligados ao conceito de:

Possuir as habilidades de "percorrer uma distância curta no menor tempo possível" e também a de alterar a direção do corpo de forma rápida e precisa durante um determinado movimento‖ são definições de:

Segundo Gaspar e Barbosa (2006), ―há algum tempo, era muito comum nas cidades, as crianças brincarem e jogarem na frente das suas casas, nas calçadas ou praças e ruas tranquilas‖. Na atualidade, percebe-se uma nítida substituição das brincadeiras e jogos infantis populares pela televisão, pelos jogos eletrônicos e pelo computador. Porém ainda se encontra uma série de brincadeiras e jogos infantis populares que são desenvolvidos nos mais variados ambientes, inclusive nas aulas de Educação Física na escola. Tais como: queimada, cabo-de-guerra, esconde-esconde, amarelinha, dentre outras. Marque V para as respostas verdadeiras e F para as falsas considerando o que estas brincadeiras e jogos infantis populares proporcionam ao desenvolvimento das crianças: ( ) A socialização. ( ) O desenvolvimento das táticas esportivas. ( ) O espírito de colaboração. ( ) O desenvolvimento da imaginação. ( ) A concepção de que só é importante competir. A sequência correta de respostas é:

No basquetebol, os dois sistemas básicos de defesa são:

O texto abaixo é um fragmento de entrevista feita a Vinicius de Moraes em 1979 e servirá para responder a próxima questão


O vocábulo imodéstia pode ter como sinônimos: orgulho, vaidade, arrogância, etc. Algumas palavras, na língua portuguesa, ganham o sentido de negação ou ausência pelo acréscimo do prefixo ―i‖. Assinale a única palavra que não possui sentido de negação/ ausência pelo acréscimo de prefixo:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282