Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 23 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Para Betti (1994 apud Ayala 2008), a Educação Física deve, progressiva e cuidadosamente, conduzir o aluno a uma reflexão crítica que o leve à autonomia no usufruto da cultura corporal do movimento. Formando o cidadão que vai produzi-la, reproduzi-la e transformá-la, instrumentalizando exercício crítico da cidadania e da melhoria na qualidade de vida, direcionado por alguns princípios pedagógicos, tais como:

Aseleção de conteúdos é umatarefa muito importante na construção do currículo escolar. Segundo Neira (2011), no currículo cultural da Educação Física escolar, a seleção das manifestações corporais ocorre a partir:

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação básica, “Do ponto de vista da abordagem, reafirma-se a importância do lúdico na vida escolar" (2013, p.116)

A proposta ____________ elaborada por Manoel Sérgio em 1990, como teoria para educação física, propõe uma mudança de participação nas aulas de educação física de uma participação elitista para uma participação em massa. Propõe a modificação da visão do rendimento para a vivência do prazer e do lazer, tendo como objetivo a autossuperação. Nessa proposta, todos os alunos podem participar, pois como objetiva a autossuperação, os alunos não serão comparados uns aos outros e sim terão como objetivo melhorar a sua participação, vivenciar o movimento e não chegar a um patamar pré-estabelecido ou padronizado como ideal.

Marque a alternativa que preenche de forma correta a lacuna acima

As metodologias aplicadas nas aulas de Educação Física são corretamente denominadas por qual binômio abaixo? Marque a alternativa correta.

São conceitos e procedimentos quanto ao bloco dos conhecimentos sobre o corpo, EXCETO:

Quanto aos conteúdos a serem trabalhados no primeiro ciclo do ensino fundamental, assinale a alternativa CORRETA:

São conceitos e procedimentos quantos aos blocos de conhecimentos sobre o corpo; esportes, ginásticas, lutas e jogos e; atividades rítmicas e expressivas, EXCETO:

Dentre os conteúdos a serem abordados pela educação física no ensino fundamental estão os jogos, esportes, lutas e ginástica. Acerca do assunto é INCORRETO afirmar que:

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, para que seja possível uma análise crítica e reflexões acerca da concepção da educação física e superação do conceito de corpo e movimento sob aspectos unicamente fisiológicos e técnicos, apontam a necessidade de considerar, de forma conjunta alguns aspectos. Assinale a alternativa indica corretamente esses aspectos.

Acerca da ginástica está CORRETO afirmar que:

No que se refere ao conhecimento do corpo, os Parâmetros Curriculares Nacionais entendem que este bloco de conteúdos deve ser trabalhado, no ensino fundamental, sob a perspectiva do próprio aluno e englobam, EXCETO:

“A atividade de ensino na Educação Física é uma categoria explicativa da prática de ensino na Educação Fí-sica”. (FERREIRA, 2017). Ao encontro dessa temática, é correto afirmar:

Após realizar a seleção dos conteúdos ou conhecimentos de ensino, o professor de Educação Física necessita, segundo Turra et. al (1986) ―organizá-los sequencialmente‖ obedecendo os seguintes critérios:

"Em Educação Física Escolar, a avaliação é sempre desprestigiada, considerando-se que, o trabalho pedagógico é baseado em atividades "práticas" e, nem sempre, o professor define claramente as finalidades da disciplina" (Campos, 2011).

A partir do exposto, aponte, nas opções citadas, o que é importante considerar no processo de avaliação:

I – Objetivos propostos e conteúdos trabalhados.

II - Os aspectos motores ligados às atividades físicas.

III - Os aspectos socioafetivos ligados aos valores humanos.

IV – A performance dos movimentos esportivizados ensinados em aula.

V – Os aspectos cognitivos ligados à reflexão sobre as ações motoras realizadas.

Neste contexto:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282