Ainda a respeito da construção coletiva e da gestão do conhecimento nas organizações, julgue os próximos itens.
Ao longo da história da gestão de conhecimento nas
organizações, a informação e o conhecimento têm sido os
principais fatores de diferenciação da competitividade
organizacional.
Com relação à ação pedagógica em projetos sociais, julgue os itens que se seguem.
Diagnóstico do problema, elaboração preliminar da proposta
de trabalho e desenvolvimento e complementação do processo
constituem as três fases da ação pedagógica na elaboração do
projeto social.
No que se refere aos fundamentos da educação em suas dimensões filosófica, social, cultural, política e pedagógica, julgue os itens subsequentes.
Segundo Anísio Teixeira, aprender é um processo ativo de agir
e reagir à situação real da vida, em que a reconstrução da
experiência compõe o fenômeno educativo.
No que se refere aos fundamentos da educação em suas dimensões filosófica, social, cultural, política e pedagógica, julgue os itens subsequentes.
A educação é um fenômeno próprio dos seres humanos, assim,
compreender a natureza da educação é compreender a natureza
humana por meio das ferramentas culturais criadas pelo
homem.
Julgue os itens seguintes, relativos à aprendizagem organizacional e ao desenvolvimento de competências como conhecimentos, habilidades e atitudes.
Em face da crise do emprego e da valorização de
potencialidades individuais, as negociações coletivas
orientam-se pelas categorias de trabalhadores, com base em
normas e regras pactuadas coletivamente e aplicadas
individualmente.
Em relação ao projeto político-pedagógico em seu aspecto organizacional e participativo, julgue os itens a seguir
O projeto político-pedagógico é uma ação intencional, com
sentido explícito, compromisso sociopolítico e interesses reais
e coletivos da população majoritária definido coletivamente.
Em relação ao projeto político-pedagógico em seu aspecto organizacional e participativo, julgue os itens a seguir
A avaliação é um ato dinâmico que qualifica e oferece
subsídios ao projeto político-pedagógico e orienta as ações dos
educadores e educandos. Ela tem um compromisso amplo, não
somente quanto a eficiência e a eficácia, mas também com os
resultados da própria organização do trabalho pedagógico.
Com relação ao processo de ensino e aprendizagem e a seus elementos constitutivos, julgue os itens que se seguem.
Por meio do planejamento de ensino, o professor direciona
suas ações para alcançar metas específicas, define estratégias
e recursos necessários para atingir os objetivos e propõe meios
de se avaliar os resultados obtidos.
No que se refere aos processos de avaliação nos espaços institucionais, julgue os itens a seguir.
Entre os resultados imediatos gerados por uma ação, a reação
é a que demonstra o grau de utilidade e o nível de dificuldade
do curso, bem como o grau de satisfação de seus participantes.
Acerca da plataforma Moodle (modular object-oriented dynamic learning environment) e de cursos a distância, julgue os itens subsequentes.
O Moodle é um ambiente virtual de aprendizagem cuja
concepção pedagógica está fundamentada na aprendizagem
colaborativa e na concepção socioconstrutivista.
Julgue os itens subsequentes, acerca da construção coletiva e da gestão do conhecimento nas organizações.
A sociedade do conhecimento substitui a industrial e tem o
próprio conhecimento como novo fator de produção e motor da
economia.
Julgue os itens subsequentes, acerca da construção coletiva e da gestão do conhecimento nas organizações.
A gestão do conhecimento, que busca inovação e criatividade,
favorece a mobilização das experiências dos envolvidos, que,
por sua vez, contribuem para ações racionais e decisivas.
Com relação à ação pedagógica em projetos sociais, julgue os itens que se seguem.
Nos projetos sociais, a ação pedagógica objetiva a promoção
da aprendizagem dos sujeitos em diferentes fases do
desenvolvimento humano e em diversos níveis e modalidades
do processo educativo.
A respeito da organização administrativa do Estado e do ato administrativo, julgue os itens a seguir.
O prazo para anulação dos atos administrativos é de
cinco anos, independentemente da boa-fé do administrado que
se tenha beneficiado com tais atos.
No tocante aos poderes administrativos, julgue os seguintes itens
O poder de polícia dispõe de certa discricionariedade, haja
vista o poder público ter liberdade para escolher, por exemplo,
quais atividades devem ser fiscalizadas para que se proteja o
interesse público.