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Questões de Concurso Colégio Pedro II – Aprova Concursos

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Cunha, em Brincadeiras africanas para educação cultural (2016), afirma que as brincadeiras populares africanas apresentam algumas características e particularidades.

Assinale a alternativa que, segundo a autora, apresenta uma dessas características.

Cunha, em Brincadeiras africanas para educação cultural (2016), afirma que existem elementos racistas em alguns jogos que por vezes são citados como de origem afro-brasileira, e que a utilização dessas brincadeiras em aula, sem uma reflexão sobre seu significado e sua construção histórica, termina por contradizer as orientações legais acerca de uma pedagogia antirracista.

Um exemplo de jogo ligado ao contexto da escravidão cuja construção histórica o(a) docente deve problematizar é

No livro Didática da Educação Física, organizado por Elenor Kunz (2016), Ribas apresenta uma classificação dos jogos e esportes de acordo com critérios de interação.

Assinale a alternativa em que, de acordo com Ribas, uma das práticas sociomotrizes está corretamente caracterizada, com a respectiva ênfase que deve ser dada nas atividades desenvolvidas.

Uma logomarca é formada por quatro semicircunferências, duas a duas concêntricas: c1 e c3, c2 e c4. As semicircunferências c1 e c2 têm raio R. A distância entre as semicircunferências concêntricas mede d.

Considere que o comprimento da semicircunferência c1 é m e que a medida do segmento AB é 6,6 m.

A medida da área da região sombreada, em m2, é

Um restaurante possui dois tipos de embalagens de entrega de seus produtos, em forma de tronco de pirâmide de base quadrada: a executiva e a padrão.

Na embalagem padrão, as medidas das dimensões das bases superior e inferior são 20% maiores do que, respectivamente, as medidas das dimensões das bases superior e inferior na embalagem executiva. Além disso, o volume da embalagem padrão é 50% maior que o volume da embalagem executiva.

A razão entre a altura da embalagem executiva e a altura da embalagem padrão é

Chama-se número afortunado Q a todo número primo que é resultado da expressão

Na imagem a seguir (fora de escala) estão representados, em um memo plano, os semicírculos de raios e , bem como o retângulo


O texto de Rubem Alves “O aluno perfeito" é concebido com base na articulação entre dois planos de significação: o plano figurativo da efabulação e o plano temático, que se encontra subjacente à narrativa.

Assinale a alternativa cujo trecho realça o viés temático da narrativa.

Levando-se em consideração a morfossintaxe da gramática tradicional, algumas palavras podem apresentar uma variedade de classificações. Observe as classificações dadas ao vocábulo que nos trechos do Texto I a seguir:

I - "Era uma vez um jovem casal que estava muito feliz" (linha 1) – pronome relativo

II - “ Que felicidade ter um computador como filho!" (linha 4) – advérbio de intensidade

III - “[...] julgavam que uma memória perfeita é o essencial para uma boa educação" (linhas 7-8) – conjunção integrante

IV – “De tudo o que você memorizou qual foi aquilo que você mais amou?" (linha 35) – pronome interrogativo

V - “É que tais respostas não se encontram na memória" (linhas 44-45) – partícula de realce

Estão corretas

Ainda que as histórias da literatura brasileira tradicionalmente insiram Machado de Assis no bojo do Realismo, parte da crítica contemporânea vê em sua narrativa traços sui generis, que extrapolam os limites daquele estilo de época.

O traço presente no Texto V que o afasta da proposta realista, segundo a qual a literatura deve apresentar-se ao leitor como uma representação o mais possível mimética da realidade, dissimulando o jogo literário, é a

A charge (Texto IX) critica o fato de muitas pessoas terem dado mais importância para a Copa do Mundo do que para os problemas políticos e sociais ocorridos durante o mesmo período.

Na imagem, vários índices são responsáveis por acionar essa crítica na mente do leitor. Dentre estes, o mais significativo é o fato de


Do livro de aventura às crônicas de nossos maiores escritores, são muitos os títulos de obras para os alunos do ensino fundamental II aos quais o professor tem acesso.

O Texto XI pode ser incluído nas

O conceito de escala, fundamental para as análises espaciais, desde o final do século passado tornou-se uma das temáticas mais debatidas pelos geógrafos. Diferentemente da escala cartográfica – uma simples correlação matemática entre a realidade e sua representação –, a escala geográfica refere-se à extensão ou magnitude de um dado fenômeno no espaço. Sobre ela, Marcelo Lopes de Souza problematiza:


Pensando na inquietação apresentada pelo autor, pode-se apresentar como exemplo da inconsistência de se tomar o conceito de escala geográfica como um conjunto de recortes inatos e imutáveis, o uso da expressão

"Além das mudanças naturais no clima do planeta, muitos estudos demonstram que a ação humana também tem provocado fenômenos de alteração climática [...]. O aquecimento global e outros fatores de mudanças climáticas em nível planetário ainda não são um consenso e são tema de intensos debates entre estudiosos e pesquisadores."

MARTINS, Dadá et al. Geografia no cotidiano: ensino médio. 1º ano. Curitiba: Base Editorial, 2016, p. 144.

Tema comum nas aulas de geografia, o aquecimento global está na ordem do dia. Sabemos que, com frequência, hipóteses científicas são tratadas como certezas pelo senso comum.

Considerando a importância do rigor científico para o contexto escolar, assinale a alternativa a respeito do aquecimento global que poderia ser questionada.

Observe os mapas a seguir.

O planejamento de uma aula de geografia sobre projeções cartográficas deve mostrar que o mapa de

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