Após a avaliação do cartão vacinal de uma jovem de 22 anos na sala de vacina, o enfermeiro identificou a necessidade de atualização do seu esquema dupla adulto e hepatite B. A jovem informou que se encontrava em uso de antibiótico oral por sete dias, por um processo infeccioso em cavidade oral, sem febre, e ainda, que teve reação local em sua última aplicação da hepatite B, por isso não concluiu o esquema das três doses.
Com base nessas informações, o enfermeiro orientou a jovem sobre as possíveis contraindicações e tomou corretamente a decisão de
A obesidade é um agravo multifatorial que tem a sua origem, na maioria dos casos, pelo desequilíbrio metabólico-energético, resultando em um acúmulo calórico, representado pelo maior consumo e menor gasto de calorias pelos indivíduos. O cuidado ofertado aos portadores de sobrepeso e obesidade exige uma contínua ação de vigilância alimentar e nutricional.
As atividades comuns ao cuidado de indivíduos adultos com sobrepeso e aos obesos oferecidas pelas equipes de saúde incluem orientação sobre alimentação adequada e saudável, atividade física e
Durante uma consulta de enfermagem, um homem de 48 anos, motorista de ônibus, negro, assintomático, informou que eventualmente sentia um pouco de tontura, mas relacionou o sintoma a problemas no fígado. Faz consumo de bebida alcoólica três vezes por semana, e ainda, é fumante de vinte cigarros por dia. Relata que seu pai era hipertenso e diabético, falecido há dez anos, vítima de um AVC. Sua mãe, também falecida, morreu de infarto aos 72 anos. Seu irmão de 22 anos é cardiopata. A pressão arterial medida na consulta foi de 135 x 85 mmHg e o IMC, 28 kg/m2.
Levando em conta todos esses fatores, a conduta correta da enfermeira neste caso foi uma consulta de enfermagem com abordagem de Mudança de Estilo de Vida (MEV) e
Analise os tópicos a seguir:
I. Abordagem sociocultural: O ensino tem como base a pesquisa, a investigação, o desenvolvimento do raciocínio, a capacidade do estudante de integrar informações e processá-las, a solução de problemas. São oferecidas situações desafiadoras às crianças, tais como oficinas, jogos, teatro, trabalho em equipe etc.
II. Abordagem cognitivista: Respostas padronizadas. As informações têm de ser adquiridas e os modelos, imitados. Cabe ao estudante memorizar os conteúdos. Aula expositiva, com conteúdo pronto. O professor é o agente e o estudante é o ouvinte.
III. Abordagem humanista: Ênfase às relações interpessoais. Deve-se estimular a curiosidade e o interesse do estudante. Os conteúdos devem ser significativos, pesquisados pelos estudantes, que devem ser capazes de analisá-los criticamente. O professor assume a função de facilitador da aprendizagem. Estudante participativo e orientado a ter suas próprias experiências.
IV. Abordagem comportamentalista: Denominada também de behaviorista. O conhecimento é resultado direto da experiência planejada. Transmissão cultural de conhecimentos e comportamentos. Grande ênfase à programação e à instrução programada.
Os conceitos estão corretamente descritos em

Loris Malaguzzi (1920-1994), pedagogo e educador de Reggio Emilia, na Itália, constituiu um princípio de ensino em que não existem as disciplinas formais e todas as atividades pedagógicas se desenvolvem por meio de projetos. As crianças podem compartilhar seus conhecimentos e saberes, sua criatividade e imaginação em múltiplas linguagens – desenho, canto, dança, pintura, interpretação, entre outras – sem enfatizar nenhuma delas. Os projetos não são antecipadamente planejados pelos professores, mas surgem das ideias dos próprios estudantes e são desenvolvidos também em diferentes linguagens.
O fundamento que sustenta esse princípio é a Pedagogia

Foram feitas as seguintes afirmativas, como referentes aos pressupostos dessa metodologia:
I. Mesmo com o advento das novas tecnologias, o professor deve manter o monopólio da informação.
II. A sala de aula passa a ser um espaço de informação e discussão com as novas tecnologias de comunicação.
III. O professor deve estar disponível para compartilhar o poder de decisão em sala de aula.
IV. O ensino abdica do direcionamento do professor em relação a leituras obrigatórias.
V. As relações de ensino e aprendizado na sala de aula procuram adaptar o conhecimento às novas dinâmicas da cultura e das práticas sociais.
Estão corretas

Sobre a orientação educacional no Brasil, é correto afirmar que
Na figura a seguir, quatro cubas eletrolíticas (I, II, III e IV) contendo soluções aquosas de mesma concentração foram ligadas em série, funcionando sob mesmas condições e durante igual período de tempo.
Sabendo-se que os eletrodos são inertes em todas as cubas, é correto afirmar que em
Um professor fez um investimento de R$ 200.000,00 no Banco X, por um prazo de 24 meses, a uma taxa de 20% a.a. No vencimento, resgatou a aplicação e investiu todo o montante no Banco Y, a uma taxa de 25% a.a., por um prazo de 36 meses. Assumindo que é utilizado o regime de juros simples e que não há custos financeiros sobre a operação, o valor de resgate, ao final dos dois períodos, será de
A liderança constitui um dos temas mais pesquisados e estudados nas últimas décadas. As teorias apresentadas por autores humanistas podem ser classificadas em três grupos: As Teorias de Traços de Personalidade, as Teorias sobre Estilos de Liderança e as Teorias Situacionais de Liderança. Sobre essas Teorias de Liderança, podemos afirmar que:
A cultura organizacional é o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos por normas, valores, atitudes e expectativas compartilhados por todos os membros de uma organização. Além disso, é constituída de aspectos formais e abertos, informais e ocultos. Em relação à cultura organizacional, é correto afirmar que
Nos termos da Lei nº 9.394/1996, “A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais". No que se refere ao ensino médio, etapa final da educação básica, é INCORRETO afirmar que
O autor do Texto I utiliza variados recursos linguísticos, dentre eles, figuras de linguagem. Releia a frase, observando o trecho em destaque:
Assinale a alternativa em que se repete a figura de linguagem que consta do trecho destacado.
Para que os mapas ganhem sentido de representação geográfica, é preciso um cuidadoso trabalho com cartografia na escola. Sobre esse trabalho pedagógico, é possível afirmar que
“Na sala de aula, nem todos os erros possuem o mesmo valor, e frequentemente este valor depende de quem erra e quem avalia." (ESTEBAN, Maria Teresa. O que sabe quem erra? Reflexões sobre avaliação e fracasso escolar. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.)
Com base na afirmação acima, assinale a opção que NÃO se adequa a uma perspectiva inclusiva de educação.