Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso IBGE – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 1918 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

A metodologia de identificação de competências a serem desenvolvidas nas organizações leva em conta três dimensões de análise: organizacional, da tarefa e individual. O correto entendimento das dimensões que compõem a avaliação de necessidades permite fazer as seguintes associações:

A avaliação na Educação a Distância - EAD apresenta

singularidades em função do novo modelo do ensino mediado

tecnologicamente, mas há alguns tipos de avaliação que são

comuns à educação presencial e a distância. A tabela a seguir

apresenta três tipos de avaliações comuns na área de educação.

A correta associação entre o tipo de avaliação e a sua definição é:

Lucas era um experiente designer instrucional e foi convidado a apresentar os passos para o desenvolvimento de uma situação de aprendizagem voltada para métodos ativos. Lucas estudou um conjunto de soluções presentes na literatura e observou que seria possível definir uma estrutura comum que tivesse um conjunto de sete passos. Para que o desenvolvimento de competências pudesse acontecer da forma adequada, as etapas a serem percorridas deveriam obedecer à seguinte sequência lógica:

Sejam Y, X, Z e W variáveis aleatórias tais que Z = 2.Y - 3.X,

sendo E(X²) = 25, E(X ) = 4, Var (Y) = 16, Cov(X,Y ) .

Então a variância de Z é:

Andragogia é uma palavra que vem do grego andros (adulto) e agogus (guiar, conduzir, educar). A Heutagogia também vem do grego e seu conceito vai além da Andragogia, porque heuta (auto, próprio) e agogus (guiar, conduzir, educar). Aplicando-se esses dois termos à educação corporativa, tem-se a seguinte explicação para o conceito de:

Antônio foi convidado a apresentar um projeto para a sistematização da gestão por competências em sua empresa. Para apresentar um projeto adequado, Antônio estudou várias referências distintas e fez visitas a empresas que se destacavam na área. Ao término do processo, Antônio concluiu que a gestão por competências é um processo que possui um conjunto de etapas, incluindo:

A educação a distância é uma modalidade de ensino/aprendizagem que rompe as barreiras do tempo e do espaço, promovendo diferentes formas de interação entre alunos e professores. Assim, a Educação a Distância é uma forma de ensino que possibilita:

Patrícia era gerente da área de Educação Corporativa de uma organização pública e sabia que a construção de instrumentos de avaliação de Treinamento, Desenvolvimento e Educação – TD&E precisa considerar indicadores de validade das medidas. Além disso, Patrícia estava preocupada com a avaliação de TD&E no sentido de cobrir diferentes níveis de resultados. Com base na literatura da área, Patrícia compreendeu que era importante que fossem considerados pelo menos os seguintes níveis:

A sociedade moderna tem se baseado cada vez mais no contínuo desenvolvimento das pessoas, tendo sido cunhada no século XX a expressão “educação ao longo da vida”. Essa nova forma de pensar a educação caracteriza-se pela:

É imprescindível que o sistema de avaliação forneça ao profissional da área de educação corporativa as informações a respeito das relações encontradas entre as diversas categorias de resultados e efeitos verificados. Além disso, qualquer tomada de decisão na área de educação corporativa precisa levar em conta as características contextuais porque:

O e-learning pode trazer importantes contribuições para as organizações. Para construir uma estratégia de e-learning bemsucedida, é preciso definir:

Suponha que, de um baralho normal, contendo 52 cartas de quatro naipes, é extraído, sem reposição e aleatoriamente, um total de quatro cartas. Se a carta “Ás” é equivalente a uma figura (ou seja, são 4 figuras e 9 números de cada naipe), é correto afirmar que a probabilidade de que todas sejam:

A premissa dicotômica entre língua e fala foi abordada por

diversos autores, dentre os quais se destaca Roland Barthes.

Segundo ele, “Língua é uma instituição, um corpo abstrato de

coerções; Fala é a parte momentânea dessa instituição, que o

indivíduo extrai e atualiza para atender às necessidades da

comunicação; a Língua é oriunda da massa de falas emitidas, no

entanto toda Fala é extraída da Língua: em história, essa dialética

é a dialética entre estrutura e acontecimento; em teoria da

comunicação, dialética entre código e mensagem" (BARTHES,

Roland. Sistema da Moda, pg. 41, 2009). O teórico e jornalista

Nilson Lage, por sua vez, ao discorrer sobre a linguagem

jornalística, explica que a Língua nacional abriga pelo menos dois

registros de linguagem: o formal e o coloquial. Segundo ele, o

registro formal é uma imposição de ordem política e que o

manejo correto dessa linguagem serve como índice de ascensão

social. Já o registro coloquial é espontâneo e permite maior

expressividade. A partir daí, pode-se inferir que a linguagem

jornalística:

Uma pequena emissora de rádio localizada na periferia de uma capital brasileira faz jus ao rótulo de comunitária. Isso porque ela transmite programação de interesse social vinculada à realidade local, não tem fins lucrativos e tem como meta levar conhecimento e melhorar o nível cultural dos ouvintes. Outro ponto a destacar é que existem mecanismos que garantem a participação da audiência no planejamento da programação e na gestão da rádio. Por fim, é importante destacar que as emissoras radiofônicas comunitárias devem:

Por intermédio de clipping eletrônico, a Assessoria de Imprensa coleta dados sobre a exposição do cliente na mídia. Posteriormente, é organizado um dossiê mensal que tem, dentre outros objetivos, detalhar as empresas jornalísticas que mais noticiaram o cliente a partir das ações da Assessoria de Imprensa. Com relação aos instrumentos de aferição de resultados, é correto afirmar que:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282