Usinas alimentadas por combustíveis fósseis (gás natural, diesel e
carvão) emitem grandes quantidades de CO2
.
Considerando as emissões de CO2 por kWh (quilowatt hora)
produzido, o combustível menos poluente e o mais poluente são,
respectivamente:
Um dos índices mais utilizados para medir a diversidade
biológica, ou simplesmente biodiversidade, é o índice de Shannon
& Wiener. Esse índice se origina na teoria da informação e é
adaptado aos estudos ecológicos. A sua fórmula é:
I. Pi é a frequência relativa da espécie i que é igual a ni / N, onde
N é o número total de indivíduos do ecossistema analisado e ni é
o número de indivíduos da espécie i.
II. O sinal negativo antes do símbolo de somatório é necessário
para que o valor da diversidade H' seja positivo.
III. A base do logaritmo na fórmula não está especificada, mas
sempre se usa o logaritmo na base 2.
Está correto o que se afirma em:
Entre os modelos de ajuste da abundância das espécies e
indivíduos em amostras retiradas da natureza, podem-se citar os
modelos: (1 ) Série Logarítmica; (2 ) Log. Normal; (3 ) MacArthur
Broken Stick (pau quebrado); (4 ) Binomial Negativa; (5 ) Quebra
sequencial de Sugihara.
Dentre os modelos citados, aqueles construídos a partir de
premissas ecológicas são, apenas:
Na figura abaixo são mostrados os valores de Carbono em
toneladas por hectare em diferentes tipos de vegetação, em dois
compartimentos dos ecossistemas: no solo e na vegetação.

Na figura, os números que indicam a quantidade de carbono da
floresta tropical, do cerrado e do solo agrícola são respectivamente:
Após a extração de uma amostra, as observações obtidas são
tabuladas, gerando a seguinte distribuição de frequências:

Considerando que E(X ) = Média de X, Mo(X ) = Moda de X e Me(X )
= Mediana de X, é correto afirmar que:
O proprietário e principal executivo de uma empresa de pequeno porte gostaria de desenhar um sistema de controle como forma de monitorar o desempenho de processos e pessoas. A empresa fabrica pães e bolos e adota estrutura simples, com cultura participativa. O principal executivo é um líder democrático e o clima organizacional é bom. Tendo em vista as características de um sistema de controle eficaz, seria adequado adotar, no contexto descrito, os seguintes controles, entre outros:
A YZX é uma empresa de médio porte que produz papéis de segurança. A empresa é caracterizada por ter metas explícitas e formalizadas, regras e procedimentos rígidos para todas as áreas e níveis hierárquicos, além de funcionários bastante experientes. A direção da empresa vem percebendo uma piora na produtividade das equipes e atribui essa situação à predominância, nos níveis gerenciais, do estilo de liderança orientado para a tarefa. Como forma de testar uma mudança gradual no estilo de liderança, a direção da YZX optou por substituir apenas o gerente da área de TI e observar o impacto dessa iniciativa. O novo gerente, com estilo de liderança claramente orientado para as pessoas, foi bem recebido e apoiado pela equipe. No entanto, ao fim de seis meses, não houve alteração na produtividade da equipe, embora os membros estivessem satisfeitos com o novo gerente. É provável que tenha ocorrido:
Uma gerente de marketing lidera uma equipe de cinco analistas altamente qualificados e percebe que o grupo está desmotivado, realizando o trabalho de forma desinteressada. Uma pesquisa recente mostrou que a equipe considera que seu trabalho é relevante para a empresa, mas pouco divulgado internamente; que tem pouca autonomia para realizar suas tarefas e atribuições e que não vem recebendo o feedback adequado sobre o seu desempenho. A gerente gostaria de realizar mudanças nos cargos e atribuições da equipe que permitissem estimular a motivação dos membros. Para tal, na situação descrita, seria mais adequado adotar, de acordo com as teorias de motivação:
A licitação busca a proposta mais vantajosa para a Administração Pública, motivo pelo qual a Lei nº 8.666/93 dispõe que é vedado aos agentes públicos admitir, prever, incluir ou tolerar, nos atos de convocação, cláusulas ou condições que comprometam, restrinjam ou frustrem o seu caráter competitivo. Trata-se especificamente do princípio:
A NBC TI 01 que trata da Auditoria Interna, aprovada pela Resolução CFC nº 986/2003, esclarece que o planejamento do trabalho da Auditoria Interna compreende os exames preliminares das áreas, atividades, produtos e processos, para definir a amplitude e a época do trabalho a ser realizado. De acordo com essa norma, são fatores relevantes a serem considerados no planejamento da auditoria, EXCETO:
Após a extração de uma amostra, as observações obtidas são
tabuladas, gerando a seguinte distribuição de frequências:

Considerando que E(X ) = Média de X, Mo(X ) = Moda de X e Me(X )
= Mediana de X, é correto afirmar que:
Regina foi nomeada como Design Instrucional e, ao assumir seu cargo, uma das primeiras tarefas que lhe deram foi a redação dos objetivos instrucionais de um curso que seria realizado em breve no IBGE. Regina era uma profissional bastante preparada e por isso buscou redigir os objetivos instrucionais especificando:
Em diferentes ambientes de trabalho tem-se observado uma substituição do trabalho humano por máquinas. Se, por um lado, esse fenômeno reduz postos de trabalho; por outro, o trabalho humano torna-se menos operacional. Nesse novo contexto, há maior demanda por educação e por profissionais qualificados em grande parte dos postos de trabalho em função:
A comunicação no ambiente de trabalho nem sempre é eficaz, pois os processos comunicativos muitas vezes são falhos. As ações de educação corporativa podem contribuir com a melhoria dos processos comunicacionais. O desenvolvimento de competências voltadas para o feedback seria uma das formas de buscar a melhoria dos processos comunicacionais. Um analista de design instrucional deve considerar que uma ação educacional para treinar feedback deve ter algumas premissas, entre elas:
A educação a distância é o aprendizado planejado que normalmente ocorre em diferentes locais por meio do ensino. Os resultados da educação a distância provêm de uma prática do design instrucional diferenciada em alguns aspectos em relação aos cursos presenciais. Tais práticas diferenciadas devem englobar: