Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 24 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • Certo
    • Errado

A linguagem utilizada em comunicação house organ deverá:

Leia com atenção o texto a seguir e assinale a alternativa correta.

Segundo o Manual de Redação da Secom (Secretaria Especial de Comunicação Social), _________ “é uma técnica usada em marketing para chamar a atenção para uma campanha publicitária, aumentando o interesse de um determinado público-alvo a respeito de sua mensagem, por intermédio do uso de informação enigmática no
início da campanha. No jornalismo de TV, é utilizado no início do jornal e tem informações do repórter (em off ou on) para destacar uma informação”.

A palavra que completa corretamente o conceito é

Na linguagem jornalística existe uma convenção para a escolha dos itens léxicos, que se fundamenta na concepção de que existe uma língua padrão, ao mesmo tempo dinâmica e estável. Com base nessa convenção, considera-se que:

Assinale a opção que apresenta a frase gramaticalmente correta.

A respeito de comunicação pública e das teorias da comunicação, julgue o item a seguir.

A correlação entre a imagem do mundo noticiada no rádio e na televisão e as exigências das produções midiáticas definem o âmbito do newsmaking.

Quanto à imagem na sociedade e à fotografia, julgue o item a seguir.

A função social da imagem fotográfica refere‐se a seu apoio à ciência e a registro histórico, o que nega à fotografia sua função enquanto expressão artística.

O relatório deve ser redigido com o máximo de clareza e objetividade. O texto valoriza a informação e dispensa recursos estilísticos. Logo, é correto afirmar:

Quanto à imagem na sociedade e à fotografia, julgue o item a seguir.

O fotojornalismo é influenciado pelos valores de informação, atualidade e relevância da imagem, não se valendo, assim, da fotografia documental, entendida como artística, por buscar fenômenos mais estruturais que conjunturais noticiosos.

A linguagem referencial é um padrão dominante no jornalismo. Nesse tipo de linguagem, usa-se frequentemente

O texto jornalístico é uma confluência da norma culta com a coloquial. Deve evitar os extremos: ser arcaico, usando termos e formas que caíram em desuso, ou incompreensível para quem não domina as gírias das ruas. A não ser que tenha uma função de ironia, seja parte da declaração de alguém ou esteja escrito em algum documento a ser reproduzido, o editor deve cuidar para que o texto NÃO tenha:

A palavra “sangrar” na linguagem jornalística, é utilizada com o seguinte significado:

Marque a frase gramaticalmente certa.

Tendo em vista que a notícia é uma construção retórica referencial acerca das aparências do mundo, julgue o seguinte item, acerca da estrutura da notícia e do texto jornalístico.

No telejornalismo, o texto deve ser culto, tendo em vista a necessidade de se respeitarem as regras gramaticais.

Tendo o texto como referência inicial, julgue o próximo item, acerca das práticas jornalísticas.

O spot é uma peça radiofônica utilizada para divulgar, geralmente em forma cantada, produtos, instituições ou serviços, com o intuito de fazer que o público fixe o nome e as características do elemento divulgado.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282