Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 311928 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • Certo
    • Errado
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • Certo
    • Errado
  • 16
    • Certo
    • Errado
  • 17
    • Certo
    • Errado
  • 18
    • Certo
    • Errado
  • 19
    • Certo
    • Errado
  • 20
    • Certo
    • Errado
  • 21
    • Certo
    • Errado
  • 22
    • Certo
    • Errado
  • 23
    • Certo
    • Errado
  • 24
    • Certo
    • Errado
  • 25
    • Certo
    • Errado
  • 26
    • Certo
    • Errado
  • 27
    • Certo
    • Errado
  • 28
    • Certo
    • Errado
  • 29
    • Certo
    • Errado
  • 30
    • Certo
    • Errado

Acerca de arquitetura de redes de computadores e seus componentes, julgue o item a seguir.

Diferentemente de roteadores, que encaminham os pacotes apenas aos equipamentos de destino, os switches encaminham os pacotes a todos os equipamentos que estão conectados na rede.

Julgue o seguinte item, a respeito dos requisitos e das ações para assegurar qualidade de serviço (QoS) em redes de comunicações.

Alta confiabilidade, representada por baixa taxa de perda de pacotes, é requisito essencial para serviços de email, mas não tão importante para serviços de tempo real como VoIP.

Julgue o item a seguir, relativo aos atos administrativos.

No caso de vício de competência, cabe a revogação do ato administrativo, desde que sejam respeitados eventuais direitos adquiridos de terceiros e não tenha transcorrido o prazo de cinco anos da prática do ato.

Com base no disposto na Lei n.º 8.112/1990, julgue o item seguinte.

Será cassada a aposentadoria voluntária do servidor inativo que for condenado pela prática de ato de improbidade administrativa à época em que ainda estava na atividade.

Em relação aos princípios aplicáveis à administração pública, julgue o próximo item.

Em decorrência do princípio da segurança jurídica, é proibido que nova interpretação de norma administrativa tenha efeitos retroativos, exceto quando isso se der para atender o interesse público.

No tocante ao controle da administração pública, julgue o item seguinte.

O mandado de segurança e o habeas data são remédios constitucionais utilizados para a realização do controle judicial da administração pública, controle esse que pode ocorrer por provocação ou de ofício.

Com referência à evolução do modelo racional-legal para o paradigma pós-burocrático, julgue o item a seguir.

Contrapondo-se à ideologia do formalismo e à recompensa pelo desempenho, características da boa administração burocrática, o paradigma gerencial fundamenta-se nos princípios da confiança e da capacitação permanente.

Tendo em vista as convergências e divergências entre a gestão pública e a gestão privada, julgue o item que se segue.

Gestão para resultados e indicadores de desempenho são aplicáveis à gestão pública e à gestão privada.

Com referência à gestão por competências, julgue o próximo item.

As competências organizacionais essenciais são atributos da organização passíveis de serem imitados pela concorrência.

Julgue o item subsequente, relativo a qualidade de vida no trabalho.

Reconhecimento, responsabilidade e desenvolvimento profissional são fatores motivacionais que elevam a qualidade de vida no trabalho.

Com relação a técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos, julgue o próximo item.

O brainstorming é utilizado como técnica de melhoria de processos, pois facilita para os envolvidos as atividades de identificação do contexto e de diagnóstico da situação atual do negócio.

Acerca dos fundamentos de administração financeira e orçamentária, julgue o item a seguir.

A consequência legal da inclusão de uma despesa no orçamento público é diferente da consequência legal da inclusão de uma receita nesse orçamento.

Acerca dos fundamentos de administração financeira e orçamentária, julgue o item a seguir.

Se determinado órgão público elaborar um plano que envolva apenas sua área de atuação, esse plano deverá ser submetido ao sistema de planejamento e de orçamento federal.

A respeito dos principais mecanismos no planejamento e execução do orçamento público, julgue o item que se segue.

Determinada alteração na legislação tributária somente poderá entrar em vigor depois de regularmente autorizada pela lei de diretrizes orçamentárias.

Com relação às técnicas de execução financeira e orçamentária, julgue o item seguinte.

A consulta aos tipos de eventos do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI) pode ser filtrada por parâmetros especiais que estão disponíveis para todos os usuários.

Julgue o próximo item, relativo a receita e despesa públicas.

Uma despesa que for regularmente inscrita em restos a pagar ao final do exercício financeiro terá de ser contabilizada como despesas de exercícios anteriores no exercício em que ocorrer o pagamento.

A respeito da Lei de Responsabilidade Fiscal e do novo regime fiscal, julgue o item subsequente.

O parecer prévio emitido pelo Tribunal de Contas da União sobre as contas prestadas anualmente pelo presidente da República está dispensado de divulgação nos meios eletrônicos de acesso público.

Com relação aos recursos de manejo do comportamento da criança, julgue o seguinte item.

No processo de modelagem, o aprendizado por meio da observação baseia-se em experiências vividas pela criança no convívio social.

Julgue o próximo item, a respeito da estabilização protetora na primeira infância.

A contenção física do tipo Macri é útil para a imobilização dos membros superiores e inferiores do bebê e, por ser pouco restritiva, é utilizada para o manejo de crianças de zero a dois anos de vida.

Com relação aos procedimentos recomendáveis para o estabelecimento de uma boa relação profissional versus criança, imprescindíveis para o tratamento odontopediátrico, julgue o item que se segue.

O grau de colaboração da criança com o tratamento odontopediátrico depende das habilidades verbais e não verbais do profissional para guiá-la às respostas por ele esperadas.

Julgue o item subsequente, relativos aos efeitos da saúde bucal e geral da gestante dentro do contexto odontopediátrico e dos efeitos da amamentação na saúde bucal do bebê.

Do ponto de vista bucal, a amamentação interfere na nutrição do bebê e, consequentemente, na sua saúde bucal, embora não interfira no desenvolvimento do seu sistema estomatognático.

Durante a inspeção bucal de uma criança de sete anos de idade e hígida, a cirurgiã-dentista constatou a ausência dos dentes 11 e 21. Na área relacionada aos dentes, havia a presença de discreto tecido edemaciado.

Com relação a essa situação hipotética e aos múltiplos aspectos a ela relacionados, julgue o item que se segue.

A confirmação de atraso na erupção de dentes impactados se caracteriza pela observação radiográfica de formação completa das raízes ou pela presença de fator de interferência.

Acerca da fluorterapia, julgue o próximo item.

A neutralização de doses tóxicas de flúor ingeridas por um paciente pode ser feita com a administração de substâncias à base de ácidos fracos, como o ácido acético a 5%, por exemplo.

Acerca da fluorterapia, julgue o próximo item.

Em regiões onde a água é fluoretada, é essencial que a higiene oral seja realizada com dentifrício com pequena quantidade de flúor — cerca de 0,10 g a 0,30 g —, especialmente na primeira infância.

A respeito de um dente com rizogênese incompleta e que apresenta uma lesão de cárie extensa com comprometimento pulpar, julgue o item que se segue.

Antes da indicação terapêutica, uma análise radiográfica detalhada deve ser realizada para se identificar o nível de formação da raiz, visto que o desenvolvimento radicular é mais lento no sentido vestibulopalatino, cujas paredes são mais curtas que as do plano mesiodistal.

De acordo com a teoria ecológica da cárie, essa doença desenvolve-se em decorrência do consumo excessivo de açúcar, o que causa um desequilíbrio na microbiota do biofilme e a consequente perda mineral pela manutenção do pH baixo. As informações sobre hábitos alimentares da criança são indispensáveis para a avaliação da cariogenicidade da dieta, servindo como base para o plano de tratamento e a orientação de pacientes com atividade de cárie.

Tendo as informações apresentadas no texto anterior como referência inicial, julgue o item a seguir, referentes à cariogenicidade dos alimentos.

O xilitol e o sorbitol têm efeito anticariogênico com atividade antimicrobiana, uma vez que os microrganismos do biofilme não apresentam enzimas específicas para seu metabolismo.

Com relação ao tratamento restaurador atraumático (ART, do inglês atraumatic restorative treatment), julgue o item subsequente.

As restaurações feitas com ART de classe I apresentam desempenho similar às restaurações de amálgama, tanto para dentes decíduos quanto para dentes permanentes.

A respeito do diagnóstico e tratamento de traumatismos dentais na primeira infância, julgue o próximo item.

O risco para traumatismo aumenta gradativamente com o aumento do tamanho do overbite incisal.

A respeito do diagnóstico e tratamento de traumatismos dentais na primeira infância, julgue o próximo item.

A cicatrização de fraturas radiculares em dentes permanentes jovens pode ocorrer como ponte de tecido calcificado (calo de tecido mineralizado, que pode ser de origem óssea, dentinária ou cementária) formada por células odontoblásticas progenitoras.

Acerca dos princípios e dos poderes da administração pública, da organização administrativa, dos atos e do controle administrativo, julgue o item a seguir, considerando a legislação, a doutrina e a jurisprudência dos tribunais superiores.

Situação hipotética: O prefeito de determinado município promoveu campanha publicitária para combate ao mosquito da dengue. Nos panfletos, constava sua imagem, além do símbolo da sua campanha eleitoral. Assertiva: No caso, não há ofensa ao princípio da impessoalidade.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282