Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 311928 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • Certo
    • Errado
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • Certo
    • Errado
  • 16
    • Certo
    • Errado
  • 17
    • Certo
    • Errado
  • 18
    • Certo
    • Errado
  • 19
    • Certo
    • Errado
  • 20
    • Certo
    • Errado
  • 21
    • Certo
    • Errado
  • 22
    • Certo
    • Errado
  • 23
    • Certo
    • Errado
  • 24
    • Certo
    • Errado
  • 25
    • Certo
    • Errado
  • 26
    • Certo
    • Errado
  • 27
    • Certo
    • Errado
  • 28
    • Certo
    • Errado
  • 29
    • Certo
    • Errado
  • 30
    • Certo
    • Errado

As necessidades de recursos humanos dependem dos objetivos, das estratégias da organização, da demanda dos produtos ou serviços e de seus níveis de produtividade. Depois de estimar a receita total, a administração deverá estimar a quantidade de e o tipo de recursos humanos necessários para obter essa receita. O planejamento estratégico de recursos humanos é uma das ferramentas mais importantes das organizações, pois as pessoas é que fazem a diferença, ou seja, é simplesmente impossível para qualquer empresa atingir seus objetivos sem pessoas eficazes. Uma das estratégias de recursos humanos é a de investimento na integração dos colaboradores. Essa estratégia também visa:

Para Pater Drucker o espírito empreendedor é a própria Administração. O ato empreendedor é um ato de aceitação de risco econômico. A empresa é uma instituição empreendedora. A Escola Empreendedora é decorrente desses aspectos: a visão estratégica é maleável, baseada na visão geral e construída por aspectos específicos não rígidos. Assinale a alternativa que apresenta a contribuição efetiva que essa Escola oferece.

Considerando o Regime Disciplinar previsto na Lei nº 8112/1990, é correto afirmar que:

Quanto ao texto e a seus aspectos linguísticos, julgue o item.

O texto, estruturado em forma dissertativa, consiste em uma crítica à indústria de previsão de disrupções e de tecnologias disruptivas, pela exploração financeira das grandes empresas mediante promessas de resultados que não se cumprem.

Quanto ao texto e a seus aspectos linguísticos, julgue o item.

O emprego de vírgula após o termo “inércia” (linha 25) justifica‐se por separar elementos coordenados em uma enumeração.

Acerca do Microsoft Excel 2013, do sistema operacional Windows 8 e do programa de correio eletrônico Microsoft Outlook 2016, julgue o item.

No Excel 2013, ao selecionar uma célula contendo o número 30, clicar o botão direito do mouse e escolher a opção %, o conteúdo da célula será alterado para 30%.

No que diz respeito aos sítios de busca e pesquisa na Internet, aos conceitos de organização e de gerenciamento de arquivos e pastas e às noções de vírus, worms e pragas virtuais, julgue o item

O caractere @ é destinado exclusivamente aos endereços de e‐mail, motivo pelo qual não pode ser usado pelo site de busca Google.

Para fazer 30 m² de asfalto, 2 máquinas, que têm o mesmo rendimento, levam 5 dias, trabalhando 6 h por dia. Com base nesse caso hipotético, julgue o item.  

3 máquinas, trabalhando 4 h por dia, levam mais de 7 dias para fazer 45 m² de asfalto.

Um baralho possui 52 cartas distintas, sendo 13 cartas de cada naipe. Com base nessa situação hipotética, julgue o item

Escolhendo‐se 2 cartas do baralho, aleatoriamente, a chance de saírem 2 ases é menor que 1/132.

Um baralho possui 52 cartas distintas, sendo 13 cartas de cada naipe. Com base nessa situação hipotética, julgue o item  

Escolhendo‐se 4 cartas aleatoriamente, a chance de serem todas de naipes diferentes é maior que (13/50)3.

A partir das ideias do texto acima e refletindo sobre temas correlatos, julgue o item

As relações estratégicas entre Pequim e Caracas têm no petróleo o principal estímulo, desde o governo de Hugo Chávez.

Com relação à ética na função pública, julgue o item.  

Os valores orientam as escolhas dos indivíduos, sejam elas quais forem.

Conforme a Lei n.º 8.429/1992, julgue o item  

A declaração de bens pode ser substituída por declaração anual apresentada à Receita Federal para ajuste anual do imposto de renda.

Com base na regência da comunicação dos atos praticados em processo administrativo federal, na forma da Lei n.º 9.784/1999, julgue o item.

A intimação para prática de atos pelo interessado deverá se dar sempre com antecedência mínima de um mês em relação à data do ato a ser praticado.

Acerca do direito administrativo, julgue o item

No Brasil, o direito administrativo se caracteriza por ser um ramo jurídico recente, não estar codificado, embora seja normatizado, adotar o sistema uno de jurisdição e sofrer influência da jurisprudência, que, em muitos aspectos, ajuda a moldar o regime jurídico administrativo.

No que concerne aos conceitos de Estado, governo e Administração Pública, julgue o item  

Governo é a atividade diretiva do Estado, a cúpula de que emanam as diretrizes de organização e consecução de atividades orientadas pelo interesse público

A respeito da perspectiva atual acerca do direito administrativo, julgue o item  

A regulação em sede de direito administrativo tem, cada vez mais, migrado para a jurisprudência, o que a tem afastado das normatizações ou da codificação.

No que se refere ao Estado gerencial, julgue o item

A partir da redefinição do seu papel, o Estado deixa de ser o responsável direto pelo desenvolvimento econômico e social e pela via de produção de bens e serviços para se adequar a uma nova função: a de “Estado gerencial”.

Quanto ao empreendedorismo governamental, julgue o item  

Ao visar a resultados que respondam às demandas dos cidadãos como clientes, a gestão pública empreendedora é baseada em avaliações contínuas dos políticos para ajustar suas estratégias, seus planos e suas metas, bem como sua ação implementadora.

Acerca das diferenças entre a gestão pública e a gestão privada, julgue o item  

Impõe‐se aos gestores da empresa pública e privada a obrigação de cumprir fielmente os preceitos do direito e da moral administrativa que regem sua atuação.

A respeito da gestão de pessoas no Setor Público, julgue o item  

Na Administração Pública, a relação de emprego costuma ser marcada pela estabilidade e, consequentemente, pela rigidez na demissão, as ações e os projetos sofrem grande impacto das normas, qualquer forma de atuação está restrita ao determinado por elas, e prevalece uma rigidez nos procedimentos, além da grande dificuldade em se mensurar o desempenho, devido à influência política.

Relativos a coaching individual, de grupo e de equipe das organizações, Julgue os itens

A liderança está valorizando o estilo coaching, em que a transição dos estilos técnicos e fechados para uma atuação mais humana e participativa exige dos gerentes forte investimento em autoconhecimento, disponibilização de liderança e coaching para suas equipes.

No que se refere à gestão do conhecimento (GC), julgue o item.

Na GC, o conhecimento não é formado ao acaso. Ele precisa ser administrado, isto é, planejado, organizado, dirigido e monitorado. A GC é o processo por meio do qual as organizações geram valor a partir do capital intelectual e de ativos intelectuais.

A respeito da gestão por competências, julgue o item  

A gestão por competências envolve os seguintes passos: definir os objetivos estratégicos da organização; identificar as competências necessárias ao alcance desses objetivos; mapear as competências internas, isto é, aquelas que a organização já possui; e comparar as competências necessárias com as atuais a fim de identificar as lacunas a serem preenchidas.

No que se refere ao processo decisório, julgue o item

O processo de tomada de decisão é constituído por cinco etapas, começando pela identificação e pelo diagnóstico e terminando após o monitoramento e o feedback da decisão tomada.

Acerca dos fatores que influenciaram as mudanças na gestão organizacional, julgue o item

As organizações passaram a observar competências específicas, concentrando‐se em executar as que consideram como excelentes e em delegar a terceiros outras atividades.

A respeito da estrutura da organização, julgue o item  

A estrutura funcional de uma organização é resultado do critério de departamentalização mais lógico e intuitivo, já que se refere à agregação de tarefas de acordo com a função organizacional, como marketing, finanças, recursos humanos, entre outros.

Considerando o texto e seus aspectos linguísticos, julgue o item

O texto consiste em uma narrativa da evolução das empresas brasileiras que optaram pelo modelo de gestão embasado na responsabilidade social.

Considerando o texto e seus aspectos linguísticos, julgue o item

Na linha 20, estaria mantida a correção gramatical do texto caso a forma verbal “haviam implantado” estivesse flexionada na terceira pessoa do singular, dada a possibilidade de concordância com a expressão percentual “50%”.

Acerca dos conceitos de hardware, do Microsoft Word 2013 e do sistema operacional Windows 7, Julgue o item.

Desktop é o nome atribuído ao computador de mesa utilizado, tanto na residência do usuário quanto nas empresas, como estação de trabalho.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282