Com base no que prevê a Política Nacional para a Integração da Pessoa com Deficiência sobre o direito à educação, considere as assertivas abaixo:
I - As instituições de ensino superior deverão oferecer adaptações de provas e os apoios necessários, previamente solicitados pelo aluno portador de deficiência, inclusive tempo adicional para realização das provas, conforme as características da deficiência.
II - Os serviços de educação especial serão ofertados nas instituições de ensino público ou privado do sistema de educação geral, de forma transitória ou permanente, mediante programas de apoio para o aluno que está integrado no sistema regular de ensino, ou em escolas especializadas, exclusivamente quando a educação das escolas comuns não puder satisfazer as necessidades educativas ou sociais do aluno ou quando necessário ao bem-estar do educando.
III - Entende-se por educação especial a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino para educando com necessidades educacionais especiais, entre eles o aluno com deficiência.
IV - A educação do aluno com deficiência deverá iniciar-se na educação básica, a partir de quatro anos.
V - Os órgãos e as entidades da Administração Pública Federal direta e indireta viabilizarão o oferecimento facultativo dos serviços de educação especial ao educando com deficiência em unidades hospitalares e congêneres nas quais esteja internado por prazo igual ou superior a um ano.
Anote a alternativa correta:
A respeito da atuação do serviço socialna área de saúde do trabalhador, assinale a alternativa correta.
A Lei que regulamenta a profissão do Assistente Social indica as penalidades que os Conselhos Regionais de Serviço Social (CRESS) podem aplicar aos infratores dessa Lei. Assinale a alternativa que apresenta
expressamente uma das penalidades prevista na referida Lei.
Behring e Boschetti (2010) ao tratar sobre Fundo público e política social, abordam o comportamento da alocação de recursos para as políticas sociais. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas da citação.
“O orçamento da seguridade social, assim como das demais políticas _________, não pode ser compreendido ____ referência à estruturação da carga tributária brasileira e de seu significado no âmbito da política __________________”.
Baseado no documento Subsídios para Atuação de Assistentes Sociais na Política de Educação, no que se refere à atuação de Assistentes Sociais na Política de Educação, assinale a alternativa correta.
Segundo Chauí (1999), houve uma “passagem da universidade da condição de instituição à de organização” social. Assim, de acordo com a autora,
Em seus estudos Kátia Lima (2012) afirma que o papel histórico do Estado brasileiro na condução da política de expansão da educação superior é fundamental. De acordo com afirmação da autora, é o Estado que cria o
A Adoção de práticas político-pedagógicas pelo Serviço Social na operacionalização da assistência estudantil contribui para que estes profissionais não reproduzam determinadas lógicas nas suas práticas, como as lógicas
Assinale a alternativa correta que corresponde aos direitos que constituem a chamada cidadania moderna.
Combinando assistência e repressão no trato com a questão social, a ditadura civil-militar brasileira emerge em 1964 e termina em 1985. Neste período, o governo ditatorial
Art. 2º - Constituem direitos do assistente social, EXCETO:
Diante do retraimento do Estado demonstrado pela
ausência de políticas de proteção social à população
pauperizada, a família é chamada a responder por essa
deficiência, sem possuir condições para tanto. O Estado
reduz suas intervenções na área social e atribui à família
uma sobrecarga que ela não consegue suportar, uma
vez que essa mesma família se encontra em situação de
vulnerabilidade socioeconômica. Nesse contexto, os assistentes
sociais têm sido chamados a intervir na questão
relacionada ao direito à convivência familiar e comunitária.
Para a defesa desse direito, especialmente em relação
aos idosos, tem-se apelado para
ABR, 71 anos, pintor, trabalhou desde 15 anos de idade
nessa função, sem registro em carteira e sem contribuir
com a previdência social. É viúvo e seus dois filhos há
cerca de 20 dias estão desempregados; são casados e
possuem famílias numerosas. Sem condições de garantir
sua sobrevivência em razão da idade avançada e dos
problemas de saúde que interferem em sua locomoção,
ABR necessita, não apenas de cuidados permanentes,
como também aporte financeiro que lhe assegure vida
digna. Tendo conhecimento da situação, EF, uma vizinha
sua, dispõe-se a ajudá-lo e, para tanto, acompanha ABR
até o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)
do município. A assistente social responsável pelo atendimento,
após o registro da demanda, encaminha ABR para
requerer o Benefício de Prestação Continuada (BPC),
iniciando-se o processo mediante sua inscrição no