Adriano é assistente social em uma instituição filantrópica e privada que presta serviços de saúde em determinada cidade. Nessa instituição, ele trabalha em intervenções interdisciplinares com profissionais das áreas de psicologia, medicina e fisioterapia, além de ser supervisor de estágio em serviço social e coordenador do núcleo de educação permanente nessa área.
Considerando essa situação hipotética, julgue os próximos itens, tendo como referência as disposições da Lei Orgânica da Saúde (Lei n.º 8.080/1990), da Lei de Regulamentação da Profissão de Assistente Social (Lei n.º 8.662/1993) e do Código de Ética Profissional do Assistente Social.
A existência de um núcleo de educação permanente em serviço social na referida instituição atende as disposições do Código de Ética Profissional do Assistente Social, na medida em que garanta aprimoramento profissional contínuo aos profissionais de serviço social dessa instituição.
Acerca das políticas de seguridade social e previdência social no Brasil, assinale a alternativa correta.
Acerca da Resolução CFESS nº 845/2018, que dispõe quanto à atuação do(a) assistente social em relação ao processo transexualizador, assinale a alternativa correta.
Diante do que prevê a Lei de Regulamentação da Profissão, Lei nº 8.662/1993, o Código de Ética do(a) Assistente Social de 1993 e as atuais diretrizes curriculares da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS), a concepção que se tem a respeito do Serviço Social e a respectiva atuação profissional é que o Serviço Social
Diante da cpncepção que o atual projeto profissional do Serviço Social brasileiro possui acerca da profissão e do trabalho profissional, o diagnóstico é
Quanto à atuação do(a) assistente social em programas de prevenção e tratamento relacionados ao uso de substâncias psicoativas, assinale a alternativa correta.
Silva (2012) discorre sobre o lugar do Serviço Social na Educação e descreve considerações determinantes para a compreensão do que quer o Serviço Social no âmbito escolar. Marque (V) para VERDADEIRO e (F) para FALSO para as afirmativas a seguir:
( ) A discussão não é para inserção do profissional de Serviço Social na escola, mas pela inserção no campo da educação. A autora refere à efetivação de direitos sociais e à classe trabalhadora e seus filhos e filhas. É o campo da educação como via de formação de sujeitos e de efetivação de direitos.
( ) A ideia de o trabalho do assistente social se restringir aos fenômenos que recaiam sobre os discentes é uma armadilha, pois deve contemplar a comunidade escolar (professores, servidores, famílias, estudantes e a comunidade no entorno da escola).
( ) A inserção do profissional de Serviço Social no campo da Educação é uma demanda da categoria, no que se refere a garantir mais espaços de atuação profissional.
( ) É fundamental encarar a escola como espaço da rede de proteção social, entendendo a proteção social não para “aqueles que dela precisam", mas como meio de se ter uma nova forma de regulação dos modos de vida, discutindo a proteção social nas perspectivas dos trabalhadores.
( ) A missão do profissional de Serviço Social na educação, de forma alguma, substitui as ações do ponto de vista da relação ensino-aprendizagem. Este é o campo do saber do professor e de pedagogos que desenham uma organização do seu fazer profissional.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo:
Sobre o significado sócio-histórico da profissão de assistente social e sua inserção na divisão sociotécnica do trabalho, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. I. O serviço social alcança o status de profissão devido às demandas colocadas pela sociedade a partir das transformações na relação do Estado com as classes sociais em disputa. II. O serviço social avança de uma postura contemplativa da realidade para responder às necessidades postas pelo Estado, demandador de sua atuação. III. A constituição do Estado moderno não influenciou na institucionalização do serviço social, visto que a profissão já existia muito antes disso, vinculada às instituições filantrópicas e de caridade. IV. Com o surgimento das grandes instituições assistenciais, o mercado de trabalho se reduz significativamente, visto que o serviço social não conseguiu romper com o estreito quadro de sua origem e teve dificuldade de se institucionalizar e se legitimar dentro do Estado. V. É possível afirmar que, no cotidiano de sua prática profissional, o assistente social sustenta uma dupla vinculação com as instituições que demandam seu trabalho, mediante sua condição de assalariamento e com os usuários alvo de suas ações e serviços.
Com base na Lei nº 8.662/1993, que “dispõe sobre a profissão de assistente social e dá outras providências”, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. I. A designação profissional de assistente social é privativa dos habilitados na forma da legislação vigente. II. Cabe às unidades de ensino credenciar e comunicar ao Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) os campos de estágio de seus alunos e designar os assistentes sociais responsáveis por sua supervisão. III. A Carteira de Identificação Profissional expedida pelos Conselhos Regionais de Serviço Social (CRESS) servirá de prova para fins de exercício profissional e de Carteira de Identidade Pessoal, com fé pública no Brasil e no exterior. IV. O Conselho Federal e os Conselhos Regionais terão legitimidade para agir contra qualquer pessoa que infringir as disposições que digam respeito às prerrogativas, à dignidade e ao prestígio da profissão de assistente social.
Considerando a análise de Yazbek (2009b) no texto “O significado sócio-histórico da profissão”, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras ( V ) ou falsas ( F ) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo. ( ) Na divisão sociotécnica do trabalho coletivo, o assistente social é demandado também como gestor de políticas sociais. ( ) Os novos contornos da “questão social” e os novos padrões de regulação das políticas sociais não incidem sobre o trabalho do assistente social com as classes subalternizadas. ( ) As ações profissionais sofreram pouca incidência da agenda neoliberal, pois, como os direitos sociais estão assegurados na Constituição Federal, os profissionais têm conseguido atuar garantindo esses direitos de maneira universal. ( ) Como o serviço social atua com a “questão social”, resultado da contraditória relação entre capital e trabalho, os cenários conjunturais não alteram as demandas profissionais no plano concreto da intervenção. ( ) O serviço social está inserido na trama das relações sociais vigentes na sociedade. Com isso, sua ação profissional tem caráter histórico e mutável.
Em relação às atribuições e competências profissionais do assistente social, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras ( V ) ou falsas ( F ) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo. ( ) Conhecimentos da área de serviço social registrados em relatório, laudo ou parecer servem de referência ou prova documental que vai contribuir para formar um processo e informar a ação sobre a qual um magistrado decide. ( ) A supervisão de estágios em serviço social é atribuição privativa do assistente social e deve expressar a indissociabilidade entre o trabalho e a formação profissional. ( ) A realização de estudos socioeconômicos é atribuição privativa do assistente social, dado o reconhecimento da contribuição profissional em realizá-lo, conquistado há algumas décadas. ( ) A entrevista, a observação, a reunião, a visita domiciliar e a análise de documentos são instrumentos e técnicas utilizados para o assistente social realizar um estudo social. ( ) Os conhecimentos sobre políticas sociais e na área de mobilização social possibilitam a requisição de profissionais do serviço social para atuarem em assessorias e consultorias.
A saúde do trabalhador se apresenta como uma importante área de atuação do assistente social no espaço universitário. Com base em CFESS (2010) em relação ao trabalho do assistente social nessa área, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras ( V ) ou falsas ( F ) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo. ( ) A dimensão social e histórica do trabalho ganha relevância nos determinantes das condições de saúde do trabalhador, com a complexidade da realidade atual, marcada pela precarização das condições de trabalho, pelo aumento do mercado informal, pela flexibilização das relações de trabalho e pela restrição de direitos. ( ) A saúde do trabalhador envolve o coletivo de trabalhadores, inserido no processo saúde/doença no trabalho, abrangendo apenas aqueles que têm adoecimento. ( ) Requer o desenvolvimento de ações de atendimento, prevenção e promoção da saúde. ( ) O assistente social atua no atendimento individual ou coletivo dos trabalhadores, bem como na pesquisa, no assessoramento e na mobilização destes, compondo, muitas vezes, equipes multiprofissionais.
O projeto ético-político profissional articula em si mesmo alguns elementos constitutivos que ganham materialidade e dão visibilidade ao projeto profissional de diversas formas. Observe as assertivas abaixo:
I - produção de conhecimentos no interior do Serviço Social.
II - explicitação dos princípios e valores ético-políticos.
III - dimensão jurídico-política da profissão.
IV - matriz teórico-metodológica.
V - instâncias político-organizativas da profissão.
VI - crítica radical à ordem social vigente.
VII - projeto societário.
VIII - lutas e posicionamentos políticos acumulados pela categoria.
IX - objetivos e ações profissionais.
Configuram-se como os elementos constitutivos do projeto profissional:
As medidas de proteção à criança e ao adolescente são aplicáveis sempre que os direitos reconhecidos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) forem ameaçados ou violados: a) por ação ou omissão da sociedade ou do Estado; b) por falta, omissão ou abuso dos pais ou responsável; c) em razão de sua conduta. O ECA não prevê como uma medida específica de proteção: