Assinale a alternativa INCORRETA acerca das informações extraídas dos Subsídios para a Atuação de Assistentes Sociais na Política de Educação.
Analise as assertivas abaixo extraídas dos Subsídios para a Atuação de Assistentes Sociais na Política de Educação e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) A Política de Educação é composta por níveis e modalidades de ensino, cada um deles possui particularidades no tocante a: dinâmica dos espaços ocupacionais, legislações, prerrogativa dos entes governamentais, profissionais e públicos.
( ) As demandas apresentadas aos/às assistentes sociais em relação à educação sempre estiveram limitadas a uma inserção restrita aos estabelecimentos educacionais tradicionais.
( ) Uma educação de caráter emancipador limita-se a uma educação escolarizada.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Considerando a reflexão de Chauí (1999) sobre os impactos da “reforma” na universidade, assinale a alternativa correta.
Assinale a alternativa correta em relação às ações afirmativas.
O Artigo 206, da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, afirma que “O ensino será ministrado com base” em “princípios”. Dentre eles, tem-se o principio de
Assinale a alternativa correta que corresponde a aspectos do empresariamento da educação.
A educação superior brasileira tem recebido grande influência das políticas neoliberais e dos organismos internacionais do capital. Essa lógica aponta a existência de parcerias público-privadas e a diversidade de fontes de financiamento para educação, provocando
As primeiras iniciativas de Assistência Estudantil na década de 1930 estavam voltadas para as seguintes ações:
O Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), executado no âmbito do Ministério da Educação, tem como finalidade ampliar as condições de permanência dos jovens na educação superior pública federal. Assinale a alternativa que corresponde à legislação do PNAES.
Considerando a Constituição Federal de 1988, em seu Artigo 205, assinale a alternativa correta.
Silva (2012) discorre sobre o lugar do Serviço Social na Educação e descreve considerações determinantes para a compreensão do que quer o Serviço Social no âmbito escolar. Marque (V) para VERDADEIRO e (F) para FALSO para as afirmativas a seguir:
( ) A discussão não é para inserção do profissional de Serviço Social na escola, mas pela inserção no campo da educação. A autora refere à efetivação de direitos sociais e à classe trabalhadora e seus filhos e filhas. É o campo da educação como via de formação de sujeitos e de efetivação de direitos.
( ) A ideia de o trabalho do assistente social se restringir aos fenômenos que recaiam sobre os discentes é uma armadilha, pois deve contemplar a comunidade escolar (professores, servidores, famílias, estudantes e a comunidade no entorno da escola).
( ) A inserção do profissional de Serviço Social no campo da Educação é uma demanda da categoria, no que se refere a garantir mais espaços de atuação profissional.
( ) É fundamental encarar a escola como espaço da rede de proteção social, entendendo a proteção social não para “aqueles que dela precisam", mas como meio de se ter uma nova forma de regulação dos modos de vida, discutindo a proteção social nas perspectivas dos trabalhadores.
( ) A missão do profissional de Serviço Social na educação, de forma alguma, substitui as ações do ponto de vista da relação ensino-aprendizagem. Este é o campo do saber do professor e de pedagogos que desenham uma organização do seu fazer profissional.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo:
Com base no que prevê a Política Nacional para a Integração da Pessoa com Deficiência sobre o direito à educação, considere as assertivas abaixo:
I - As instituições de ensino superior deverão oferecer adaptações de provas e os apoios necessários, previamente solicitados pelo aluno portador de deficiência, inclusive tempo adicional para realização das provas, conforme as características da deficiência.
II - Os serviços de educação especial serão ofertados nas instituições de ensino público ou privado do sistema de educação geral, de forma transitória ou permanente, mediante programas de apoio para o aluno que está integrado no sistema regular de ensino, ou em escolas especializadas, exclusivamente quando a educação das escolas comuns não puder satisfazer as necessidades educativas ou sociais do aluno ou quando necessário ao bem-estar do educando.
III - Entende-se por educação especial a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino para educando com necessidades educacionais especiais, entre eles o aluno com deficiência.
IV - A educação do aluno com deficiência deverá iniciar-se na educação básica, a partir de quatro anos.
V - Os órgãos e as entidades da Administração Pública Federal direta e indireta viabilizarão o oferecimento facultativo dos serviços de educação especial ao educando com deficiência em unidades hospitalares e congêneres nas quais esteja internado por prazo igual ou superior a um ano.
Anote a alternativa correta:
Baseado no documento Subsídios para Atuação de Assistentes Sociais na Política de Educação, no que se refere à atuação de Assistentes Sociais na Política de Educação, assinale a alternativa correta.
Segundo Chauí (1999), houve uma “passagem da universidade da condição de instituição à de organização” social. Assim, de acordo com a autora,