Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 464 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • Certo
    • Errado

Como definição conceitual para “o que são relações públicas”, entende-se que “Como ciência, relações públicas abarca o conhecimento científico que explica, prevê e controla o exercício de poder no sistema organização-públicos. Como atividade, relações públicas é o exercício da administração da função (subsistema) político organizacional, enfocado através do processo de comunicação da organização com seus públicos”. Qual a autoria da definição de relações públicas como Função Política?

A partir do ano 2000, foram realizados estudos sobre o desenvolvimento da atividade de relações públicas na América Latina e no Brasil, buscando entender a influência da cultura nas dimensões nacional e organizacional, tanto na prática das relações públicas, como no papel desempenhado pelo profissional da área. A pesquisa permitiu identificar um padrão específico de comportamento das práticas de relações públicas nos países da América Latina, sendo sintetizados por Ferrari (2009) em algumas das seguintes proposições: I. As sociedades latino-americanas ainda têm características muito conservadoras na maneira de ver o mundo e de administrar seus negócios. II. O baixo status da atividade de relações públicas nas organizações latino-americanas é fruto da cultura interna e externa, uma vez que não há uma clara definição sobre sua função e importância junto à alta administração, assim como no âmbito da sociedade em geral. III. A prática das relações públicas é regulamentada e exercida com regularidade nas organizações latino-americanas, nos quais os gerentes e diretores de Relações Públicas/Comunicação têm seu papel bem definido e estruturado. IV. As organizações ainda relacionam produtividade com a manutenção da estrutura interna da comunicação, ou seja: diante das crises, a área de comunicação é vista como despesa e não como investimento. Quais estão corretas?

De acordo com o Manual de Eventos do Senado Federal (2007), o sucesso de um evento está ligado ao empenho dos organizadores em planejá-lo e organizá-lo. São etapas do planejamento e organização de eventos as seguintes, EXCETO:

Assinale a alternativa correta quanto às possíveis formações de mesa e plateia em eventos fechados.

De acordo com o Manual de Eventos do Senado Federal, assinale a alternativa correta considerando as fases de um evento.

Tendo em vista as descrições dos tipos de materiais de divulgação de um evento, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.

Coluna 1

1. Prospecto e Folders.
2. Cartazes.
3. Circulares.
4. Boletins.
5. E-mail.
6. Ofícios.

Coluna 2

( ) Utilizado para apresentar o evento de maneira simples, fácil e atrativa, reforçam as principais informações como período, local e demais informações relevantes e de rápida e fácil apresentação.

( ) Exclusiva de órgãos públicos, possui caráter formal em seu conteúdo. Poderá também ser utilizado por empresas privadas para comunicação com as empresas públicas. Conterá timbre ou cabeçalho, assunto ou ementa, além de demais partes de sua composição.

( ) Tipo de jornal, mas com menores dimensões e quantidade de informação. O objetivo é ter apresentação simples e linhagem adequada ao público.

( ) Correspondência duplicada e enviada a diversas pessoas ou instituições.

( ) Canal de transmissão e troca simples, rápido, flexível, que combina o imediatismo do telefone à força da palavra escrita.

( ) Ilustrado, podendo ser em uma folha única ou dobrável, impresso e normalmente pequeno.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Em uma cerimônia no município de Santa Rosa, qual será a ordem dos discursos das seguintes autoridades: Prefeito de Santa Rosa, Governador do Estado, Secretário de Estado da Fazenda, Presidente da República?

Existem diferentes formas de tratamento, podendo ainda ser divididas em forma vocativa, de tratamento e de endereçamento. Considerando o envio de um convite, assinale a alterativa correta sobre a forma de tratamento a ser utilizada no texto de ofícios destinada a um Prefeito, Reitor de Universidade e Cardeal, respectivamente.

Julgue o item a seguir, a respeito da abrangência da atividade de relações públicas nas organizações.

Os instrumentos e as técnicas de relações públicas encontram-se englobados em um rol pouco variável e composto por atividades de pesquisa, eventos, assessoria de imprensa e publicações.

As organizações modernas, para se posicionar perante a sociedade e enfrentar todos os desafios da complexidade contemporânea, precisam planejar, administrar e pensar estrategicamente a sua comunicação. A respeito do desenvolvimento do planejamento de comunicação, julgue o item que se segue.

O plano estratégico de comunicação tem como proposta estabelecer diretrizes e orientações para a prática da comunicação integrada nas organizações; fora desse contexto, estão as ações mercadológicas, por serem de responsabilidade da área de marketing o foco no mercado e o relacionamento com o cliente.

Considerando que a comunicação organizacional processa todo o fenômeno comunicacional nas organizações, julgue o item subsequente.

Comunicação administrativa é a que se processa no âmbito das áreas administrativas da empresa, com base nas decisões tomadas pela alta direção.

Julgue o item subsecutivo, no que tange ao relacionamento com a imprensa.

Apesar de ser de competência do relações-públicas, a atividade de se relacionar com a imprensa é oriunda do jornalismo, por ser este o profissional responsável pela comunicação com os veículos de comunicação.

Os veículos de comunicação dirigida são instrumentos por meio dos quais são transmitidas as mensagens com a finalidade de atingir o público receptor. Acerca desse assunto, julgue o item a seguir.

Congressos, convenções, conferências e palestras são considerados veículos aproximativos de comunicação dirigida.

Julgue o item a seguir, referente à opinião pública e seus conceitos.

O desenvolvimento da opinião pública compreende quatro fases distintas, que independem da influência de grupos de interesse favoráveis ou não à questão abordada, tendo em vista que prevalecerá a opinião da maioria dos envolvidos.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282