Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 464 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • Certo
    • Errado
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

Os veículos de comunicação dirigida são instrumentos por meio dos quais são transmitidas as mensagens com a finalidade de atingir o público receptor. Acerca desse assunto, julgue o item a seguir.

A partir da premissa de que evento é uma atividade destinada a gerar lucros, por entregar valor agregado ao produto para determinado público, considera-se que evento seja uma ferramenta massiva de comunicação do marketing.

Julgue o item a seguir, referente à opinião pública e seus conceitos.

Uma das propriedades principais da opinião pública é a direção, que diz respeito à forma como as opiniões pessoais sobre um assunto estão agrupadas.

Com relação à pesquisa de opinião, julgue o item seguinte.

A população estatística denomina o total de pessoas que possuam determinada característica em comum que possa ser pesquisada, enquanto a amostra refere-se a uma parte específica de uma população. Para se obterem resultados corretos, é preciso que a amostra seja representativa da população e tenha as mesmas características.

No que se refere à comunicação, julgue o item subsequente.

Massa designa um número significativo de pessoas que são consideradas como um bloco homogêneo que é impactado pelos sistemas de comunicação que operam em larga escala, com um volume grande de mensagens e baixa velocidade, para atingir o sucesso na transmissão da mensagem.

Acerca da ética na comunicação, julgue o item que se segue.

O profissional de relações públicas pode ser nomeado perito para esclarecer à justiça fatos que envolvam um cliente seu, do qual ele tenha amplo conhecimento.

Com relação aos meios para assegurar a responsabilidade social da mídia (MARS), julgue o item seguinte.

Os MARS se aproximam da censura (proibição prévia) e autocensura jornalística (omissão), permitindo uma maior salvaguarda dos interesses do público consumidor de mídias jornalísticas.

Acerca de estrutura organizacional, relações públicas, comunicação e temas correlatos, julgue o seguinte item.

A comunicação envolve tanto aspectos verbais, relacionados ao discurso, quanto aspectos não verbais, relacionados a conhecimentos da linguagem corporal.

Acerca de estrutura organizacional, relações públicas, comunicação e temas correlatos, julgue o seguinte item.

A comunicação organizacional não apresenta relação direta com o desenvolvimento das relações econômicas, políticas e sociais, constituindo uma área isolada no ambiente corporativo.

Sobre a Ecologia da Informação, numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda:

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

Para avaliar uma pesquisa em relações públicas, é preciso distanciamento para compreender os sinais que o público dá às organizações. Conhecer o potencial desse cenário é fundamental para o plano de relações públicas. Dentre as alternativas abaixo, que tratam da avaliação das pesquisas, é INCORRETO afirmar:

“O debate sobre a tecnologia e a ética da comunicação leva-nos a uma questão mais profunda, que é a redefinição do papel dos comunicadores nesse contexto da informação contemporânea, no qual as fronteiras sociais são muito constantes" (KUNSCH, 1997, p. 140). De acordo com a proposta da autora, essa conjuntura demanda uma redefinição do papel do profissional de relações públicas.

Sobre isso, é INCORRETO afirmar:

A respeito da comunicação enquanto campo e processo, julgue o item a seguir.

A comunicação remete à ideia de relação, de compartilhamento e de negociação. Segundo a abordagem clássica, é possível compará‐la à informação enquanto unidade e mensagem.

No que se refere à comunicação organizacional, julgue o item que se segue.

O nível intrapessoal da comunicação refere-se à comunicação entre indivíduos e, também, à forma como eles se afetam mutuamente nessa comunicação, regulando e controlando uns aos outros.

Duarte (2007) atribui aos agentes públicos, em particular aos profissionais de comunicação, a responsabilidade por encontrar as maneiras adequadas de fazer a informação circular e chegar aos interessados. Neste sentido, ele propõe quatro eixos centrais da comunicação pública, a saber:

Ao planejar e executar eventos, o profissional de relações públicas aciona diariamente elementos e sentidos que constituem a reputação, a imagem e a identidade da organização. São características do conceito de imagem:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282