O Programa Saúde na Escola (PSE) contribui para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino. Portanto, constitui-se como uma política de _______________ e ________________ do estudante à/na educação básica.
Assinale a alternativa que correta e respectivamente preenche a lacuna no excerto:
O Programa Saúde na Escola (PSE) foi instituído no âmbito dos Ministérios da Educação e da Saúde pelo Decreto n.º 6.286 de 5/12/2007 para consolidar a Política Nacional de Promoção da Saúde através de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde das Equipes de Saúde da Família (ESF) articuladas com a educação pública. Considere as afirmativas relacionadas aos objetivos do Programa Saúde na Escola, apresentadas a seguir e registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:
(__)Promover a saúde e a cultura da paz, reforçando a prevenção de agravos à saúde, bem como fortalecer a relação entre as redes públicas de saúde e de educação.
(__)Articular as ações do Sistema Único de Saúde - SUS às ações das redes de educação básica pública, de forma a ampliar o alcance e o impacto de suas ações relativas aos estudantes e suas famílias, otimizando a utilização dos espaços, equipamentos e recursos disponíveis.
(__)Contribuir para a constituição de condições para a formação integral de educandos; e contribuir para a construção de sistema de atenção social, com foco na promoção da cidadania e nos direitos humanos.
(__)Fortalecer o enfrentamento das vulnerabilidades, no campo da saúde, que possam comprometer o pleno desenvolvimento escolar.
(__)Reduzir o número de atendimentos das unidades de saúde e hospitais, assegurando que os atendimentos dos estudantes sejam realizados nas escolas.
(__)Fortalecer a participação comunitária nas políticas de educação básica e saúde, nos três níveis de governo.
Assinale a alternativa com a sequência correta:
Ao longo da história da educação, esta foi marcada pela influência de diferentes teorias de aprendizagem e desenvolvimento. Analise as duas afirmações a seguir e localize, entre as afirmativas, aquela que corretamente as nomeia:
TEORIA 1 - Também denominado comportamentalismo, relaciona a aprendizagem do ser humano ao ambiente em que se encontra, estando o homem a mercê do meio em que se constitui. Na educação, ancorou métodos de ensino baseados em estímulo e resposta, e na previsibilidade do comportamento humano.
TEORIA 2 - Baseia-se, sobretudo, nos estudos de Piaget sobre o desenvolvimento humano e vincula a aprendizagem ao acionamento de dois mecanismos: a assimilação e a equilibração ou acomodação. O primeiro processo envolve a maneira como o ser humano desenvolve ações para atribuir significado a elementos do ambiente no qual está inserido e interage, buscando, para tanto, estabelecer relações com experiências já vividas e conhecimentos já assimilados. O segundo se
refere ao mecanismo por meio do qual o ser humano busca reestabelecer, continuamente, no processo de aprendizagem, um equilíbrio com o meio em que vive.
Avalie se as seguintes afirmativas acerca da BNCC são falsas (F) ou verdadeiras (V).
( ) A BNCC é referência nacional para os sistemas de ensino e para as instituições ou redes escolares públicas e privadas da
Educação Básica, dos sistemas federal, estaduais, distrital e municipais, para construírem ou revisarem os seus currículos.
( ) A BNCC deve fundamentar a concepção, formulação, implementação, avaliação e revisão dos currículos, e consequentemente das propostas pedagógicas das instituições escolares, contribuindo, desse modo, para a articulação e coordenação de políticas e ações educacionais desenvolvidas em âmbito federal, estadual, distrital e municipal, especialmente em relação à formação de professores, à avaliação da aprendizagem, à definição de recursos didáticos e aos critérios definidores de infraestrutura adequada para o pleno desenvolvimento da oferta de educação de qualidade.
( ) A implementação da BNCC deve superar a fragmentação das políticas educacionais, ensejando o fortalecimento do regime de colaboração entre as três esferas de governo e balizando a qualidade da educação ofertada.
As afirmativas são, respectivamente,
O componente Língua Portuguesa da Educação Básica dialoga com documentos e orientações curriculares produzidos nas últimas décadas, buscando atualizá-los em relação às pesquisas recentes da área e às transformações das práticas de linguagem ocorridas neste século, devidas em grande parte ao desenvolvimento das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC). Assume-se aqui a perspectiva enunciativo-discursiva de linguagem, já assumida em outros documentos, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), para os quais a linguagem é “uma forma de ação interindividual orientada para uma finalidade específica; um processo de interlocução que se realiza nas práticas sociais existentes numa sociedade, nos distintos momentos de sua história”. (BRASIL, 1998, p. 20).
Em relação a essa proposta, as seguintes afirmativas estão corretas, à exceção de uma. Assinale-a.
Em artigo no qual analisa as principais tendências pedagógicas na prática escolar brasileira e seus pressupostos de aprendizagem, Silva (2018) afirma que “Embora se reconheçam as dificuldades do estabelecimento de uma síntese dessas diferentes tendências pedagógicas, cujas influências se refletem no ecletismo do ensino atual, emprega-se, neste estudo, a teoria de José Carlos Libâneo, que as classifica em dois grupos”.
Assinale a alternativa que nomeia corretamente os dois grupos aos quais Silva se refere.
Considere as afirmativas a seguir, relativas à organização do ensino, segundo Libâneo (2017).
I. A aula é um processo que demanda criatividade e flexibilidade do professor para lidar com situações didáticas específicas.
II. As etapas ou passos didáticos constituem tarefas do processo de ensino, devendo ser desenvolvidos sempre em uma mesma sequência.
III. Antes de entrar na sala, o professor precisa preparar-se, por meio de planejamento sistemático de uma aula ou de um
conjunto de aulas.
IV. A preparação sistemática das aulas ajuda a assegurar a dosagem adequada da matéria e do tempo.
Estão corretas as afirmativas
Segundo Santos Silva (2022), o currículo inclusivo deve primar pela flexibilidade, a ser planificada e realizada em colaboração e em parceria com outros professores ou outros profissionais da educação, atendendo às necessidades e características individuais dos/as alunos/as e aos estilos de trabalho próprios de cada professor/a.
Assinale a alternativa que indica corretamente as flexibilizações do currículo inclusivo:
Associe a segunda coluna de acordo com a primeira, que relaciona termos a notas explicativas:
Primeira coluna: termos
1.Disciplinaridade
2.Interdisciplinaridade
3.Transdisciplinaridade
Segunda coluna: nota explicativa
(__)Gestado por Piaget, o termo se refere à busca por uma abordagem de ensino em que se supere a lógica disciplinar, tensionando e buscando romper as fronteiras entre as disciplinas, para se pensar a maneira como os conhecimentos de diversas áreas se articulam na vida e nas interações sociais.
(__)Exploração científica, didática e metodológica especializada de um determinado domínio de estudo; ou seja, reúnem um conjunto sistemático e organizado de conhecimentos de uma mesma área ou campo de estudo, o que se reflete em planos de ensino, metodologias e materiais desenvolvidos para ensinar.
(__)Método de pesquisa e de ensino em que duas ou mais disciplinas são colocadas em interação, podendo envolver desde o simples diálogo entre ideias até a integração de conceitos, metodologias de ensino e procedimentos.
Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:
Conforme Sacristán e Pérez Gómes (2000, p. 27), podemos compreender o currículo como "processo que envolve uma multiplicidade de relações, abertas ou tácitas, em diversos âmbitos, que vão da prescrição à ação, das decisões administrativas às práticas pedagógicas, na escola como instituição e nas unidades escolares especificamente. Para compreendê-lo e, principalmente, para elaborá-lo e implementá-lo de modo a transformar o ensino, é preciso refletir sobre grandes questões".
As teorias sobre currículo podem ser organizadas em teorias tradicionais, críticas e pós-críticas.
Leia as afirmações a seguir sobre currículo:
AFIRMAÇÃO 1
Defendem o reconhecimento da pluralidade cultural e diversidade humana, elaborando uma concepção de currículo que dialoga com as categorias de identidade, alteridade e diferença, trazendo à tona a necessidade de formação humana integral em que seja possível o desenvolvimento da capacidade de olhar através do lugar social do outro, da capacidade de compreender e respeitar às diferenças étnicas, culturais, sexuais, etc.
AFIRMAÇÃO 2
Percebem o currículo como centrado em questões técnicas e baseado em uma perspectiva fabril, de monitoramento e controle dos envolvidos no processo educacional, bem como numa lógica reprodutivista.
A correta inter-relação entre as afirmações apresentadas e as teorias sobre currículo é expressa na afirmativa:
A Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2016) delineia o currículo com o(s) seguinte(s) entendimento(s):
I.Situa o currículo como atemporal.
II.Compreende o currículo como processo.
III.Delineia o currículo com a concepção de currículo prescrito.
É correto o que se afirma em:
Assinale a opção que contém uma afirmação incorreta sobre o Projeto político-pedagógico (PPP) da escola e o compromisso com a qualidade social do ensino.
A Pedagogia Tecnicista busca sua concepção de aprendizagem na psicologia comportamental. Esta buscou adquirir o “status” de ciência, libertando-se da introspecção e fundamentando-se na lógica científica dominante que lhe garantisse a objetividade das ciências da natureza. Seu principal foco de preocupação são as mudanças comportamentais que possam ser cientificamente observadas, portanto, quantificadas.
A integralidade na educação se constrói através de linguagens diversas, desenvolvendo o aspecto cognitivo
em variadas atividades e circunstância; e os aspectos afetivo, físico e social se dá em outros momentos de
atividades.
As Diretrizes Curriculares para o Curso de Pedagogia aplicam-se à formação inicial para o exercício pleno da
docência apenas na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental.