Divergindo de certa visão tradicional sobre currículo, Paulo Freire defendeu em suas obras que a própria experiência dos educandos deve ser a fonte primária de busca dos temas significativos ou geradores que irão constituir o conteúdo programático do currículo dos programas de educação de adultos. O conteúdo a ser ensinado, portanto, deve sempre ser resultado de uma pesquisa no universo experiencial dos próprios educandos, que também se veem envolvidos nessa pesquisa. Antes, nas visões ditas tradicionais, o conteúdo programático era imposto aos alunos e, geralmente, traziam em seu cerne elementos da ideologia da classe dominante. Em sua crítica a essa antiga visão, Freire denominou-a de:
A partir da proposição de um tema, os alunos devem dizer o que lhes vem a cabeça, sem preocupação nem censura mental. Ao professor cabe anotar as ideias e fazer a análise, coletivamente, do que é relevante para prosseguir a aula. Estamos nos referindo a qual método?
A lei 10.639/03 ficou popularmente conhecida por:
Leia o trecho abaixo e a seguir assinale a qual tendência pedagógica o trecho se refere.
“[...] é uma abordagem dentre várias possíveis, é dirigida especificamente para crianças de quatro a quatorze anos e busca nos processos de aprendizagem e desenvolvimento uma fundamentação para a Educação Física escolar. Segundo autores é uma tentativa de caracterizar a progressão normal do crescimento físico, do desenvolvimento fisiológico, motor, cognitivo e afetivo-social, na aprendizagem motora e, em função destas características, sugerir aspectos ou elementos relevantes para a estruturação da Educação Física Escolar".
Leia o fragmento abaixo e indique a opção com o conceito que melhor completam as lacunas.
“A perspectiva sócio histórica ancora-se, dentre outras, na teoria de Vygotsky que aponta novos paradigmas para a compreensão do desenvolvimento humano. Essa teoria, fundamentada no materialismo histórico-dialético, ________________________________________. Vygotsky, em sua teoria social do desenvolvimento humano, compreende o sujeito como constituído e construído nas relações sociais, via linguagem. Ele afirma também que, na ontogênese, deve ser considerada não só a linha natural, biológica, mas também a linha cultural, social, histórica."
(Nilcéa Lemos Pelandré, Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa e Literatura)
Para Vygotsky a estreita associação entre sujeito psicológico e contexto cultural:
Três elementos da teoria de Vygotsky podem ser invocados para uma discussão da questão da autonomia do sujeito:
I - A relação entre indivíduo e sua cultura;
II - A configuração absolutamente particular da trajetória de vida de cada indivíduo;
III - A natureza das funções psicológicas superiores.
Sobre os itens acima:
Não se restringe a uma prática de ensino, mas se propõe a compreender a relação que se estabelece entre professor, aluno e matéria a ser ensinada:
Segundo as Leis de Diretrizes e Bases da educação nacional, em seu artigo 14, os sistemas de ensino definirão normas de gestão do ensino público na educação básica, e estas seguem um modelo de gestão:
De acordo com o artigo 11 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9394/96), os municípios incumbir-se-ão de:
I - Organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais do seu sistema de ensino, integrando-os às políticas e planos educacionais da União e dos Estados.
II - Exercer ação redistributiva em relação às suas escolas.
III - Baixar normas complementares para o seu sistema de ensino.
IV - Autorizar, credenciar e supervisionar os estabelecimentos do seu sistema de ensino.
V - Assumir o transporte escolar de todos os alunos do município.
Das afirmativas acima, estão corretas apenas:
Atitudes simples no dia a dia do professor são demonstrações de ética profissional e consequentemente são refletidas nas atitudes dos alunos. São elas:
1 - Tratar assuntos relativos aos alunos com discrição em locais adequados, nos quais os discentes não seriam expostos a conclusão errôneas por parte de pessoas que desconheçam a íntegra dos assuntos.
2 - Respeitar a origem, raça, credo, sexo, cor e idade de todos que o rodeiam.
3 - Manter sigilo quando se tratar de assuntos que possa expor o aluno a situações constrangedoras.
4 - Manter coerência nas suas atitudes, com aquelas cobradas dos alunos.
5 - Discutir assuntos que dizem respeito aos alunos, em locais adequados, como corredores e pátios.
Das afirmativas acima, são demonstrações de ética profissional docente, apenas:
Assinale a alternativa que completa corretamente o texto abaixo, extraído dos Parâmetros Curriculares de Língua Portuguesa para as séries/anos finais do Ensino Fundamental: "No que diz respeito à prática de leitura de texto, por exemplo, a estipulação de leitura de um mesmo gênero por alunos de diferentes ciclos, ou num mesmo ciclo em diferentes momentos, não implica que o texto selecionado deva ser o mesmo, que a leitura se dê da mesma maneira. Uma charge política, por exemplo, supõe conhecimento de mundo e experiência político-social que podem não estar presentes para um aluno de 11 anos. Dessa forma, sua leitura pode diferenciar-se tanto da que for realizada por um aluno de 14 anos, quanto da que for feita por um de 17. O mesmo raciocínio se aplica a um poema. uma crônica. uma notícia, uma carta de solicitação ou uma reportagem. Nesse sentido, a intervenção do professor e consequentemente, os aspectos a serem tematizados tanto poderão ser diferentes quanto análise crítica e reflexão sobre os valores e concepções veiculadas, quanto nas possibilidades, de participação e de transformação das questões envolvidas. poderão ser os mesmos, tratados com. ____________________________”
O ensino de Geografia pode levar os alunos a compreender de forma mais ou menos ampla a realidade, possibilitando que nela interfiram de maneira mais consciente e prepositiva. Para tanto, porém, é preciso que eles adquiram conhecimentos, , dominem categorias, conceitos e procedimentos básicos com os quais este campo do conhecimento opera e constitui suas teorias e explicações, de modo que possam não apenas compreender as relações socioculturais e o funcionamento da natureza às quais historicamente pertence, mas também conhecer e saber utilizar uma forma singular de pensar sobre a realidade: _________________________________.
Para o terceiro ciclo do ensino fundamental 5ª e 6ª séries/6° e 7° anos), os Parâmetros Curriculares Nacionais de História propõem o eixo temático "História das Relações Sociais, da cultura e do trabalho", que se desdobra em dois subtemas: "As relações sociais e a natureza" e As relações de trabalho".
O eixo temático e os subtemas remetem ao estudo de questões sociais relacionadas a:
I - Real idade dos alunos.
II - Acontecimentos históricos e suas relações e durações no tempo.
III - Conceitos históricos e seus conceitos.
IV - Como cada sociedade organizava a divisão do tralha entre indivíduos e grupos sociais.
V - Organizações Políticas Internacionais.
Estão de acordo com o eixo temático e subtemas do terceiro ciclo do ensino fundamental as afirmativas:
Ao longo dos terceiro e quarto ciclos, espera-se que o aluno seja capaz de: 1 - Compreender o teatro em suas dimensões artística, estética, histórica, social e antropológica. 2 - Reconhecer a prática do teatro como tarefa coletiva de desenvolvimento da solidariedade social. 3 - Estabelecer relação de respeito, compromisso e reciprocidade com o próprio trabalho e com o trabalho de colegas na atividade teatral na escola. 4 - Empregar vocabulário apropriado para a apreciação e caracterização dos próprios trabalhos, dos trabalhos de colegas e de profissionais do teatro. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte para Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental, constituem Objetivos Gerais em relação ao componente Teatro, entre as afirmativas acima: