Trata-se de um problema social que acompanha toda a historicidade e transformações humanas. Algumas de suas características é causar morte, lesões, traumas e agravos físicos, psicológicos e espirituais. A definição refere-se
Acerca das tendências pedagógicas na prática escolar, qual tem os conteúdos de ensino, denominados como "temas geradores", que são extraídos da problematização da prática de vida dos educandos:
Acerca da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei n° 9.394/1996, art. 6o, é dever ___________________ efetuar a matrícula das crianças na educação básica a partir dos _____________ anos de idade.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas acima:
O ensino de Geografia é apontado por muitos autores como algo fundamental, pois é por meio dela que as novas gerações podem acompanhar e compreender as transformações do mundo. A Geografia, portanto, deve proporcionar aos alunos a possibilidade de construir conceitos que o possibilitem apreender o presente e pensar em seu futuro com responsabilidade. Não obstante essa visão ampla, a Geografia ainda é considerada por muitos como uma disciplina cujo principal objeto é a terra e suas representações cartográficas. O intuito de muitos autores, ao defenderem uma renovação de seu ensino, é demonstrar o quanto a Geografia não pode ser considerada uma disciplina apartada da realidade humana, da história e suas evoluções. A Geografia, pois, não pode ser apenas uma disciplina informativa, deve também ser uma disciplina formativa. Um professor que deseje contemplar essa visão ampla da geografia deverá, em sua aula, trabalhar com:
A teoria do desenvolvimento cognitivo de Lev Vygotsky baseia-se principalmente na ideia de que o conhecimento será obtido quando a criança interage com:
Trata-se de uma tendência pedagógica ligada as ideias de Paulo Freire, sendo que a mesma vincula a educação ao embate, à luta e a atribuição de grande importância à classe do oprimido. Sendo assim é grande o posicionamento antiautoritário e que se baseie na autogestão pedagógica. Tal descrição refere-se à tendência pedagógica:
São consideradas tendências liberais, ou seja, voltadas a um ensino humanístico, dando importância ao nível cultural geral do aluno, buscando atingir sua plena realização através do seu esforço pessoal, exceto a tendência:
É um distúrbio de fala, caracterizado pela dificuldade em articular as palavras e pela má pronúncia, omitindo, acrescentando, trocando ou distorcendo os fonemas:
Assinale a alternativa incorreta. Os sistemas de ensino promoverão a valorização dos profissionais da educação, assegurando-lhes, inclusive nos termos dos estatutos e dos planos de carreira do magistério público:
Acerca do papel do professor no ensino e na apresentação de diversos conteúdos e atividades, é incorreto afirmar que:
Paulo Freire considerava que um dos únicos modos de vencer as teorias pedagógicas tradicionais que resistiam à pesquisa, ao pensamento teórico, à invenção e prática crítica, buscando meios de comprovar tais estudos, seria adquirindo uma postura contestadora e consciente, que assumisse um papel:
O método de alfabetização tradicional que leva o nome de sintético preocupa-se com a aprendizagem do aluno a partir de um princípio que:
As atividades recreativas e lúdicas no âmbito educacional possuem grande valor e importância enquanto forma de socialização, interação, cooperação e desenvolvimento cognitivo e motor, executadas através de diversos meios, exceto:
No desenvolvimento do hábito da leitura voltado às crianças de com poucos anos de idade, ainda em processo de alfabetização e letramento, é sugerido sempre por especialistas uma prática:
O pleno conhecimento de um determinado conteúdo por parte de um professor é algo fundamental, pois só assim ele poderá se organizar a fim de selecionar o que convém ou não a ser ensinado. Um bom domínio de conteúdo abrange os conceitos, os temas e o conhecimento das estruturas da matéria. Um professor deve saber justificar a importância de um tema, relacioná-lo em contextos internos e externos à área específica. A partir dessa reflexão, pode-se dizer em relação ao conhecimento docente que: